SOLUBILIDADE DE SÓLIDOS EM LÍQUIDOS
Por: AlineDias1711 • 15/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.756 Palavras (12 Páginas) • 326 Visualizações
Faculdade de Ciências Farmacêuticas - Noturno 2016[pic 1]
EXPERIÊNCIA 5 - SOLUBILIDADE DE SÓLIDOS EM LÍQUIDOS
Aline Dias da Purificação Nº USP: 9898989
Cleyner Soares Pereira Nº USP: 9763881
Isabele Resende Gonçalves Nº USP: 9876400
SÃO PAULO/SP
2016
RESUMO
O experimento realizado no dia 01 de abril de 2016 (sexta-feira) teve por objetivo estudar a variação de solubilidade do KNO₃ em relação à temperatura e aplicar princípios de solubilidade para separar os componentes de uma mistura de sais, fazendo uma purificação por recristalização.
Para isso, a aula foi dividida em duas partes: Determinação da curva de solubilidade do KNO3; e Purificação de uma amostra de KNO3 .
As técnicas foram explicadas pelos professores antes do início do procedimento.
SUMÁRIO
Conteúdo
EXPERIÊNCIA 5 - SOLUBILIDADE DE SÓLIDOS EM LÍQUIDOS 1
RESUMO 2
SUMÁRIO 3
INTRODUÇÃO 4
1. Reações e soluções. 4
1.1 Reações endotérmicas 4
1.2 Reações exotérmicas 4
1.3 Coeficiente de Solubilidade 4
1.4 Cristalização 5
1.5 Hoffmeister 5
1.6 Aplicações Industriais 5
1.7 Minérios 5
1.8 Extração de ouro 6
2.0 Curvas de solubilidade 6
2.1 Técnicas de montagem 6
2.2 Por que há variação entre leituras 6
2.3 Qual o impacto do cátion na solubilidade 6
3. Purificação 6
PROCEDIMENTOS E RESULTADOS 8
CONCLUSÃO/DISCUSSÃO 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
1. Reações e soluções
1.1 Reações endotérmicas
Reações endotérmicas são reações que, para ocorrerem, necessitam do fornecimento de energia para a formação dos produtos, ela sempre possuirá uma variação de entalpia positiva, pois a energia de seus produtos sempre será maior que a de seus reagentes, indicando que houve a absorção de energia do meio externo.
Alguns exemplos são a evaporação da água e o cozimento de alimentos, coisas para quais se é necessária uma absorção de energia do meio.
1.2 Reações exotérmicas
Já as reações exotérmicas apresentam sua variação de entalpia negativa, pois durante a reação ocorre a perda de energia para o meio, o que faz com que seus produtos finais tenham uma energia menor que a de seus reagentes.
Alguns exemplos de reações exotérmicas são as combustões e a liquefação ou condensação da água.
1.3 Coeficiente de Solubilidade
- Solução Insaturadas: Também chamadas de não saturadas, ocorrem quando há uma quantidade de soluto menor do que a estabelecida por seu coeficiente de solubilidade.
- Soluções saturadas: Estas ocorrem quando há uma quantidade de soluto igual ao teu valor de coeficiente de solubilidade, atingindo o limite de solubilidade possível naquelas condições. Sob essas condições se adicionado mais soluto a solução, ele não se dissolverá precipitando ao fundo do incipiente.
- Soluções Supersaturadas: São quando a solução contêm uma quantidade de soluto dissolvida maior que o teu coeficiente de solubilidade, criando soluções instáveis, fazendo com que qualquer pequeno cristal inserido na solução possa fazer o excesso se cristalizar facilmente.
1.4 Cristalização
É um processo onde se criam condições termodinâmicas que levam as moléculas a se ajuntarem em estruturas extremamente organizadas, chamadas cristais. Se em condições ideais, estes são 100% puros, porém muitas vezes é difícil adaptar um processo à este nível de qualidade.
Para que ocorra a cristalização de um sólido em uma solução saturada deste, alguns métodos podem ser empregados, como a evaporação do solvente, a adição de um segundo solvente (anti-solvente) que reduz a solubilidade do soluto, a promoção de uma reação química que leve à precipitação do soluto e a utilizada neste experimento, resfriamento da solução saturada.
O fenômeno da cristalização pode ser aproveitado para reações de separação ou purificação de sais, porém neste caso ele foi utilizado para que fosse determinada a temperatura de solubilização de determinada quantidade de sal KNO3 puro.
1.5 Hofmeister
A série de Hofmeister foi identificada pela primeira vez em 1888, classificando a influência relativa de íons na solubilidade de proteínas.
A princípio, foi constatada que a influência do íon nas propriedades macromoleculares é causada em parte pela formação ou quebra da estrutura da água. Porém outros estudos mostraram que a água não é o centro do efeito Hofmeister, mas mostraram a dependência da interação direto do íon com a macromolécula, bem como das interações das moléculas de água na primeira camada de hidratação de macromoléculas.
...