Sais de bário
Abstract: Sais de bário. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 2/5/2014 • Abstract • 277 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
Bário (Ba2+), Estrôncio (Sr2+) e Cálcio (Ca2+):
1. Bário (Ba2+):
• Teste de chama:
Os sais de bário, quando aquecidos na chama não-luminosa do bico de Bunsen, conferem uma cor verde amarelada à chama. Visto que a maioria dos sais de bário, com exceção do cloreto, é não-volátil, o fio de platina é umedecido com ácido clorídrico concentrado antes de ser mergulhado na substância. O sulfato é primeiramente reduzido a sulfeto na chama, então umedecido com ácido clorídrico concentrado e reintroduzido na chama.
• Solução de carbonato de amônio:
Precipitado branco de carbonato de bário solúvel em ácido acético e em ácidos minerais diluídos:
Ba2+ + CO32- BaCO3(s)
O ppt é ligeiramente solúvel em soluções de sais de amônio de ácidos fortes; isso se deve ao íon amônio que, sendo um ácido forte, reage com a base, o íon carbonato, CO32-, conduzindo à formação do íon hidrogenocarbonato, HCO3-, e por isso a concentração do íon carbonato da solução diminui:
NH4+ + BaCO3(s) NH3(g) + HCO3-
Se a quantidade de carbonato de bário for muito pequena, ele poderá dissolver-se completamente em altas concentrações de sais de amônio.
Procedimento:
Adicionar em tubos de ensaio separados, 10 gotas de M(NO3)2, onde M2+ = Ba2+, Sr2+ ou Ca2+. Adicionar a seguir 3 gotas de solução de carbonato de amônio. Agitar, aquecer o tubo em banho-maria e centrifugar o ppt. Após desprezar o sobrenadante, separar os precipitados em 2 partes. Uma parte deve ser tratada com algumas gotas de cloreto de amônio e a outra com algumas gotas de ácido acético. No caso do tratamento do ppt com cloreto de amônio o ppt deverá permanecer inalterado enquanto no caso do tratamento com ácido acético deverá haver dissolução do ppt. Considere os equilíbrios:
MCO3(s) M2+ + CO32- (1)
...