Solubilidade
Tese: Solubilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mcatte • 29/10/2013 • Tese • 591 Palavras (3 Páginas) • 337 Visualizações
“Solubilidade”
Objetivos
Observar a relação entre solubilidade de reagentes sólidos, a natureza do solvente, a natureza do soluto, saturação, e a influência da temperatura na solubilização.
Introdução
Solubilidade é a propriedade que uma substância tem de se dissolver espontâneamente em outra substância. A quantidade de uma substância que se dissolve em outra depende de cada uma e das condições externas (pressão e temperatura), mas podem também depender de propriedades em comum entre as substâncias (polaridade).
Uma mistura entre duas ou mais substâncias pode ser denominada de solução quando esta apresenta-se homogênea. Nas soluções sempre apresentam-se pelo menos duas substâncias: um solvente e um soluto. O solvente é a substância que está em maior concentração na solução, e o soluto que apresenta uma menor quantidade.
As soluções podem ser classificadas em: insaturadas, saturadas ou super saturadas. As soluções insaturadas são aquelas que o soluto não atingiu o máximo coeficiente de solubilidade em um determinado solvente a uma determinada temperatura, já as soluções saturadas são aquelas que o soluto atingiu o máximo coeficiente de solubilidade.
Materiais e métodos
Foram utilizados durante a aula os seguintes materiais: Béquer, Bagueta de Vidro, Termômetro, Balança Semi-Analítica, Chapa Aquecedora, Cloreto de Sódio (NaCl), água (H2O) DI, filtro de papel, 3 tubos de ensaio,nitrato de prata (AgNo3), etanol e pipeta graduada.
Resultados e discussões
No 1° experimento medimos 100 ml de H2O DI e medimos sua temperatura que estava em 18°C, após com o auxílio da balança analítica pesamos 10 gr de NaCl e misturamos com a água (H2O) DI , novamente medimos a temperatura e a mesma ainda estava em 18°C, repetimos o mesmo procedimento por mais 3 vezes sempre adicionando 10gr de NaCl aos 100 ml de água (H2O)DI , notamos que a temperatura só subiu após a massa conter 40 gr foi quando ficou com a temperatura de 20°C.
Notamos também que adicionando 10 gr de NaCl ele se dissolveu completamente havendo uma dissolução formando então uma solução onde o NaCl ficou sendo o soluto e a água (H2O), o solvente, após adicionarmos a quantidade de 40 gr de NaCl não houve mais nenhuma dissolução pois ficou uma solução saturada alcançando a quantidade máxima de substância dissolvida.
No 2° experimento utilizando a solução preparada no 1° experimento, aquecemos essa solução na chapa aquecedora até 60°C adicionamos mais 10 gr de NaCl, dissolvemos, depois mais 10gr e agitamos porém já não havia mais dissolução, aquecemos então até 90°C e reservamos, verificamos que quanto mais aquecia a solução mais ela ficava saturada, abaixo segue o gráfico da temperatura.
Após o 2° experimento com o auxílio de um filtro de papel filtramos o NaCl saturado , neste experimento tentou separar 2 substâncias por meio da diferença de solubilidade entre eles, notamos que o NaCl foi filtrado ficando retido no filtro, e a água (H2O) parecia estar sem o NaCl, porém após filtrarmos realizamos outro experimento que foi adicionar 5 gotas de nitrato de prata(AgNo3) a água (H2O) filtrada e depois
...