Solubilidade
Seminário: Solubilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: willianback • 19/8/2014 • Seminário • 345 Palavras (2 Páginas) • 326 Visualizações
Em química, solubilidade é a medida da capacidade de uma determinada substância dissolver-se num líquido. Pode-se expressar em mols por litro, em gramas por litro, ou em percentagem de soluto / solvente. Também é possível estender o conceito de solubilidade para solventes sólidos.
Na solubilidade, o caráter polar ou apolar da substância influi muito, já que, devido a polaridade das substâncias, estas serão mais ou menos solúveis. Pode-se colocar, como regra geral, que :
1) substâncias polares geralmente dissolvem substâncias polares. As substâncias polares também dissolvem substâncias iônicas.
2) substâncias apolares geralmente dissolvem substâncias apolares.
O termo solubilidade é utilizado tanto para designar o fenômeno qualitativo do processo ( dissolução ) como para expressar quantitativamente a concentração das soluções. A solubilidade de uma substância depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e da pressão do sistema. É a tendência do sistema em alcançar o valor máximo de entropia.
O processo de interação entre as moléculas do solvente e as partículas do soluto para formar agregados é denominado solvatação e, se o solvente for a água, hidratação.
Além da polaridade temos que ver também as forças intermoleculares que agem no composto.
Se a força intermolecular já existente for mais intensa do que a possível nova interação, então o soluto não solubiliza, permanecendo a ligação original. Mas, se a nova interação for mais forte, o soluto se solubilizará, rompendo as ligações intermoleculares das substâncias.
Essas forças variam de acordo com a interação do soluto e do solvente, a mais intensa é a ligação de hidrogênio, seguida da ligação dipolo permanente que é a intermediária, e a menos intensa que é a dipolo induzido.
Pôs-se em prática testes com relação a essa teoria, e obtivemos os resultados que estão representados na tabela. Vamos tomar um exemplo e compará-lo com a teoria.
A água solubilizou NaCl, sacarose e NaoH, isso significa que as reações intermoleculares da água (solvente) com esses três solutos é mais intensa do que somente a água ou somente os solutos isolados gerando uma solução. No entanto ela não solubilizou enxofre e o iodo, isso significa que as reações
...