Suporte Universal Termômetro de Mercúrio Agitador Magnético com aquecimento
Por: GISELLEMEIRA • 18/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.791 Palavras (8 Páginas) • 364 Visualizações
2. Parte Experimental
2.1 Materiais
Béquer de 100 mL
Suporte Universal
Termômetro de Mercúrio
Agitador Magnético com aquecimento
Garra
Aquecimento Total
Mufa
Barra Magnética
Haste Metálica
Cronômetro
2.2 Reagentes e Toxicidade
Água destilada H2O
Produto não tóxico ou sensibilizante.
2.3 EPI’s
Jaleco
2.4 Procedimentos
1- Examinou-se a escala de medida de temperatura indicada no termômetro.
2- Montou-se o sistema para aquecimento de água.
3- Verteu-se cerca de 100 mL de água destilado em um béquer.
4- Colocou-se o béquer sobre o agitador magnético desligado.
5- Prendeu-se o termômetro no suporte universal com auxílio da garra, de maneira a deixar o bulbo do termômetro mergulhado na água, sem tocar o fundo do béquer.
6- Aguardou-se 1 minuto e fez-se a leitura da temperatura da água.
7- Anotou-se o resultado considerando o desvio avaliado do termômetro.
8- Colocou-se cuidadosamente a barra magnética no líquido.
9- Ligou-se o agitador magnético em velocidade baixa, e o aquecedor, em 300 ºC.
10- Disparou-se o cronômetro e anotou-se a temperatura indicada no termômetro a cada 2 minutos.
11- Aguardou-se a temperatura estabilizar em seguida acompanhou-se o aquecimento por mais cinco minutos.
2.4.1. Montagem
Para realizar a prática foi feito a montagem do equipamento proporcionando assim uma maior estabilidade dos instrumentos utilizados evitando maiores erros. A montagem feita em sala foi semelhante à imagem apresentada na figura 1.
Figura 1 – Montagem para monitorar o aquecimento de um líquido
Fonte: http://www.cial-paulinia.com.br/lista.asp?d=38&s=67
3. Resultado e Discussões
Antes de iniciar a prática foi feito o reconhecimento do termômetro utilizado, na tabela 1 está descrito as informações identificadas.
Tabela 1 – Reconhecimento da escala termométrica
Temperatura máxima que se pode aferir Temperatura mínima que se pode aferir Valor de menor divisão da escala Desvio avaliado do instrumento
360 (ºC) -10 (ºC) 0,1 0,05
Fonte: Produção Pessoal, 2015
O termômetro utilizado apresenta uma escala de -10 a 360 ºC, sua menor divisão é de 0,1 e o desvio avaliado é de 0,05, este valor foi encontrado a partir do cálculo representado abaixo:
DA=MD/2
Onde:
DA= Desvio avaliado
MD= Menor divisão
DA=0,1/2
DA=0,05
Desta forma, o desvio avaliado é a metade da menor divisão da escala, sendo este 0,05 para o instrumento utilizado. Pode-se dizer então, que este, é o valor considerado como sendo o erro máximo que afeta as aferições executados no aparelho, sendo este o erro que será atribuído ás medidas efetuadas com esse termômetro.
O reconhecimento da escala termométrica foi feito a fim de identificar se o termômetro utilizado está dentro dos parâmetros necessários para o experimento feito, ou seja, se a escala do mesmo está dentro do valor máximo de temperatura conhecido do reagente utilizado, sendo o reagente à água destilada, e seu valor máximo de temperatura de 100 ºC, o termômetro avaliado possibilita um experimento eficaz.
Após a identificação da escala de medida de temperatura indicada no termômetro, fez a montagem do equipamento, conforme figura 1, para aquecimento da água. Com o termômetro imerso na água, preso com auxílio da garra, de maneira a deixar o bulbo do termômetro sem tocar o fundo do béquer, aguardou-se 1 minuto e aferiu-se a temperatura da água, onde obteve-se o valor, considerando o desvio avaliado, de 26 ºC ± 0,05, após aferição introduziu-se a barra magnética no líquido e ligou-se o agitador magnético e o aquecedor, em 300 ºC. A partir do experimento iniciado disparou-se o cronômetro e, a cada 2 minutos, anotou-se a temperatura indicada pelo termômetro.
Os valores anotados, a partir do monitoramento do aquecimento da água, estão apresentados na tabela 2.
A tabela foi feita demonstrando os valores de temperatura anotados a cada 2 minutos. E ao estabilizar aguardou-se mais cinco minutos confirmando a estabilidade.
Tabela 2 – Valores de aquecimento
t/min T / ºC (±0,05)
0 26
2 33
4 50
6 67
8 82,5
10 93
12 96
14 96
19 96
Fonte: Produção Pessoal, 2015
Observa-se que ocorreu um aumento na temperatura significativo a cada dois minutos e que em pouco tempo a água atingiu a temperatura de ebulição, ou seja, passou do seu estado líquido para o gasoso, este tempo foi de 12 minutos.
Durante o aquecimento da água, observou-se a formação de um vórtice que foi ocasionado pela barra magnética em consequência do agitador magnético ligado, tal instrumento é utilizado a fim de obter um sistema de aquecimento completo, evitando o aquecimento de partes distintas que levarão a obtenção de maiores erros, desta forma,
...