SÍNTESE DE UM COMPOSTO QUÍMICO: FAZENDO ALÚMEN DO ALUMÍNIO
Por: Ildomarcos • 2/8/2017 • Relatório de pesquisa • 882 Palavras (4 Páginas) • 400 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS[pic 1][pic 2]
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS
QUÍMICA - LICENCIATURA
PRÁTICA Nº 3: SÍNTESE DE UM COMPOSTO QUÍMICO:
FAZENDO ALÚMEN DO ALUMÍNIO
Acadêmicas: Aline Tatiane Lemes
Ildo Marcos de Souza
Marilene Gonçalves
Bocaiúva-MG
Novembro /2015
INTRODUÇÃO
Síntese química é o processo de obter compostos químicos a partir de substâncias mais simples. O objetivo principal da síntese química, além de produzir novas substâncias químicas, é o desenvolvimento de métodos mais econômicos e eficientes para sintetizar substâncias naturais já conhecidas, como por exemplo, o ácido acetilsalicílico (presente nas folhas do salgueiro) ou o ácido ascórbico, que já se encontra de forma natural em muitos vegetais.
Também a síntese química permite obter produtos que não existem de forma natural, como o aço, os plásticos ou os adesivos. Atualmente existem aproximadamente onze milhões de produtos químicos de síntese catalogados e se calcula que a cada dia se obtém mais 2000. O progresso científico tem permitido um grande desenvolvimento das técnicas de síntese química. Inicialmente estes produtos se obtinham de maneira casual. A palavra síntese implica a noção de juntar coisas.
Alúmens são compostos iônicos que cristalizam a partir de soluções que contem o íon sulfato, um cátion trivalente, normalmente Al3+, Cr3+ ou Fe3+, e um cátion monovalente, geralmente K+, Na+ ou NH4+. O alúmen de alumínio e potássio é utilizado como “mordente”(mordente é uma substância associada ao tingimento com a função específica de manter a durabilidade da cor) em tinturaria, na indústria de beneficiamento do couro, aglomerante para gesso, cosméticos, etc. O Sulfato duplo de alumínio e potássio, KA1(SO4)2.12H2O, é considerado um sal duplo e encontra-se disponível na natureza na forma do mineral denominado Caulinita. Por outro lado, podemos obter o mesmo composto na forma de cristais, quando se misturam duas soluções aquosas, quentes, de sulfato de alumínio (Al2(SO4)3) e de sulfato de potássio (K2SO4) e resfria-se a solução resultante. O objetivo do experimento é a produção de cristais de alúmen de potássio que é o sulfato duplo de alumínio e potássio.
OBJETIVO
Ilustrar os princípios da química sintética, o processo pelo qual uma substância pura é transformada em outra.
MATERIAIS E REAGENTES
- Latas de alumínio
- Vidro de relógio
- Béquer
- Bastão de vidro
- Manta aquecedora
- Ácido Sulfúrico H2SO4 - 9 mol/L
- Hidróxido de Potássio KOH - 1,4 mol/L
- Metanol CH4O
- Papel de filtro
- Funil
- Suporte universal
- Cuba de porcelana
- Balança semi-analítica
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Cortaram-se os pedaços de alumínio e mediu-se a massa de 0,510g, em seguida, colocou-se em um béquer. Depois de colocar o béquer dentro da capela, adicionou-se 25 ml da solução de KOH. Depositou-se o béquer sobre uma manta aquecedora até que o alumínio consumisse-se por completo. Após o resfriamento da solução adicionou-se 10 ml de H2SO4. Após a formação do cristal, retirou-se a parte líquida e lavou-se a parte sólida com metanol, em seguida, aguardou-se a secagem e mediu-se a massa.
...