TAREFA EM GRUPO: CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS DE EMPACOTAMENTO
Por: rcorreas • 19/3/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 690 Palavras (3 Páginas) • 172 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO
CAMPUS NILOPOLIS
BACHARELADO EM QUIMICA
TAREFA EM GRUPO:
CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS DE EMPACOTAMENTO
Alunos: Cleuber Mendes
Luís Felipe F. F. Coelho
Robson Corrêa
Professora: Márcia Kaezer
Aula do dia: 06/02/19
Nilópolis - 2019
Questão 1
O objetivo do presente é familiarizar os alunos, de forma visual, à respeito da conformação molecular denominada empacotamento.
A atividade consiste em empilhar bolas de isopor em três camadas, iniciando-se, na primeira camada com 1 (catorze) bolinhas, de forma que estas ocupem o máximo de espaço, e deixem o mínimo de espaços vazios o possível.
Questão 2
A 1ª camada de empacotamento compacto consiste em esferas em contato com cada esfera, tendo 6 vizinhos mais próximos no plano;
[pic 1]
Questão 3
A 2ª Camada é formada colocando-se as esferas nos buracos da primeira camada;
[pic 2]
Questão 4
A 3ª Camada podem ser formada de duas maneiras, formando polítipos (estruturas que são idênticas em 2D, mas são diferentes em 3D):
- O primeiro polítipo é formado com as bolas da terceira camada acima das bolas da primeira camada (empacotamento compacto hexagonal);
[pic 3] [pic 4] [pic 5]
- O segundo polítipo é formado com as bolas da terceira camada acima das cavidades da primeira camada (empacotamento cúbico compacto);
[pic 6][pic 7] [pic 8] [pic 9]
- O número de coordenação é 12 para os dois polítipos.
Questão 5
O número de ligantes na esfera de coordenação é chamado de número de coordenação (N.C.) da estrutura.
Nos sólidos, um intervalo amplo de números de coordenações, pode ocorrer, desta forma, a origem da riqueza estrutural e também da diversidade química destes sólidos iônicos provém, justamente, da capacidade do número de coordenação variar até 12.
Questão 6
Muitos elementos cristalinos comumente encontrados são derivados, ou podem ser descritos em termos de estrutura, sendo a hexagonal ou cúbica de empacotamento. Por causa de sua forma, as esferas não podem preencher por completo os espaços. Num arranjo de empacotamento de esferas, apenas 74% do espaço estarão preenchidos. Assim os 26% restantes do espaço estão desocupados e podem ser considerados como sendo “buracos”, presentes no retículo cristalino.
Ocorrem dois tipos diferentes de interstícios:
- Alguns delimitados por quatro esferas e são denominados interstícios tetraédricos; e,
- outros, delimitados por seis esferas, sendo denominados interstícios octaédricos.
Para cada esfera num arranjo de empacotamento, há um interstício octaédrico e dois tetraédricos. Os interstícios octaédricos são maiores que os tetraédricos.
Questão 7
Compostos iônicos podem ser classificados nos grupos AX, AX2 e AX3, dependendo do número relativo de íons positivos e negativos.
As estruturas podem ser definidas como:
- Estrutura cúbica de empacotamento – que é dividida em:
- Estrutura cúbica de face centrada – No empacotamento cúbico de face centrada compacto, a terceira camada não está acima nem da primeira e nem da segunda camada;
- Estrutura cúbica de corpo centrado – Na estrutura cúbica de corpo centrado, há uma esfera no centro de um cubo com as esferas em cada vértice, com um número de coordenação igual a 8. Esta estrutura é menos compacta que a estrutura hexagonal compacta e a cúbica de face centrada.
- Estrutura hexagonal de empacotamento – no empacotamento hexagonal compacto, a terceira camada reproduz a primeira camada, originando uma estrutura do tipo ABA.
Questão 8
Existe ainda a estrutura primitiva, na qual as esferas estão localizadas no vértice de um cubo.
Nesta estrutura, o número de coordenação (N.C.) é igual a 6.
É uma estrutura pouco comum, uma vez que não possui uma boa eficiência.
...