Tempo de Dissolução de Soluto Para Diferentes Temperaturas de Solvente e Áreas de Superfície de Contato
Por: Ana Beatriz Silva Ataide • 18/12/2022 • Relatório de pesquisa • 546 Palavras (3 Páginas) • 100 Visualizações
Tempo de dissolução de soluto para diferentes temperaturas de solvente e áreas de superfície de contato
1. INTRODUÇÃO
soluções líquidas que contêm solutos sólidos são denominadas de dissolução. Essas soluções são muito comuns no dia a dia, podemos encontrá-las no café da manhã, por exemplo, quando é misturado achocolatado (sólido) ao leite (solução líquida). A dissolução ocorre porque as moléculas do solvente envolvem as partículas de sólidos do soluto, dissolvendo-os. Alguns fatores influem no processo de dissolução, como a temperatura (quanto mais elevada estiver a temperatura de um líquido maior será a dissolução) e a concentração (a quantidade de soluto influi, uma vez que uma solução mais diluída terá uma dissolução maior, por exemplo, a água pura dissolve melhor um solvente do que a água que já contém solutos).
2. OBJETIVOS
Objetivo geral: analisar como fatores como temperatura e superfície afetam no processo de dissolução de um soluto.
Objetivo especifico: fazer a análise de como 25mg de sorrisal se comportam em processo de dissolução em água, quando
• altera-se a temperatura da água
• altera-se a superfície de contato
3. MATERIAIS E REAGENTES
Para o experimento foram utilizados:
Água natural
Água gelada
Béquer
Cronômetro
Erlenmeyer
Espátula
Pisseta
Proveta
Pilão
Comprimido compactado Sonrisal
4. METODOLOGIA E PROCEDIMENTO
No primeiro momento do experimento, com o auxílio do béquer, colocou-se 20 mL de água natural em uma proveta, sendo após isso, recolocada no erlenmeyer. Depois dessa etapa, com o cronômetro pronto, colocou-se 100 mg do comprimido compactado dentro do erlenmeyer, e iniciou-se a contagem do tempo de dissolução do comprimido, e repetindo esse mesmo procedimento com 20 mL de água gelada, com finalidade de observar como a temperatura do solvente, para um mesmo volume, influencia na dissolução do soluto.
No segundo momento, 100 mg do comprimido compactado foi pulverizado, para verificar como a superfície de contato influencia na dissolução do soluto. Tendo feito isso, colocou-se, com o béquer, 20 mL de água natural na proveta, que depois foi recolocada no erlenmeyer. Novamente, o cronômetro foi ajustado, e com a espátula, colocou-se o comprimido pulverizado no erlenmeyer, fazendo o início da contagem do tempo de dissolução. O mesmo processo também foi refeito com 20 mL de água gelada.
5. RESULTADOS
Teste 1
Água
...