Topografia
Tese: Topografia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gics • 29/10/2014 • Tese • 798 Palavras (4 Páginas) • 488 Visualizações
• TEODOLITO
O Teodolito é um instrumento óptico de precisão, que mede ângulos horizontais e verticais em áreas como a topografia, agricultura, meteorologia e navegação. Sua estrutura baseia-se em partes ópticas e mecânicas, tendo dois eixos independentes (um fixo e um móvel) que possuem círculos graduados que podem ser lidos através de lentes de aumento, prismas e lentes, além de algumas vezes utilizar de um tripé regulável. Seus dados são armazenados em um software e sua medição é graduada em graus, minutos e segundos.
• NÍVEL DE BOLHA
O nível de bolha é utilizado em diversas áreas, como construção, fotografia e carpintaria. É o objeto que indica se a peça trabalhada está reta em relação ao plano. Sua estrutura é composta de um tubo marcado com duas linhas, com algum liquido de densidade diferente da água (normalmente colorido), dentro do tubo fica uma bolha que pode ficar exatamente no meio, mais centrada no lado esquerdo ou no direito. Quando o nível é colocado em cima de peça a bolha se move para o lado mais alto, quando a bolha fica exatamente no meio da marcação, isso indica que o material em que esta trabalhando encontra-se reto.
• NÍVEL TOPOGRÁFICO PARA MEDIÇÃO DE ALTURAS
O nível topográfico para a medição de alturas é um instrumento utilizado para medir diferentes desníveis entre pontos em alturas diferentes e traduzir a cota de pontos desconhecidos a partir de outro ponto definido. Normalmente é utilizado Juntamente com uma baliza.
• ESTAÇÃO TOTAL
A estação total, também conhecida como taqueômetro, é uma ‘evolução’ de instrumentos de medida de ângulos e distancias e se da basicamente pela junção do teodolito eletrônico digital e o distanciômetro eletrônico em que as informações coletadas pela estação ficam gravadas em um software. É utilizada para medir ângulos verticais e horizontais, e distancias lineares. Para fazer a medição o equipamento é posicionado em um local livre de obstáculos e mirá-lo até o prisma, que se posiciona sobre uma “vara” metálica e que é colocado sobre o ponto que se quer medir. A estação emite um feixe de laser que reflete no prisma e retorna ao equipamento e pelo tempo de resposta e o ângulo de rotação é calculado os ângulos e distâncias.
• BÚSSOLA
A bussola é utilizada para navegação e orientação. Sua composição se da por uma caixa de material transparente, agulha magnetizada presa pelo centro de gravidade para que possa se movimentar sem problemas, a agulha aponta sempre para o polo norte da terra graças a grande quantidade de ferro na Terra que atrai a agulha para aquele ponto, a ponta da agulha que indica o norte normalmente é pintada de vermelho.
• MIRA
A mira se trata de uma régua medindo entre 4 e 5 metros, feita de madeira, alumínio (sendo essa a mais comum) ou PVC, graduada em m, dm, cm e mm; utilizada na determinação de distâncias horizontais e verticais entre pontos, podendo medir um nível topográfico e desníveis.
...