Tungstênio (W)
Por: kerem123 • 20/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 925 Palavras (4 Páginas) • 271 Visualizações
Tungstênio (W)
Número atômico Z = 74
Massa molar M = 183,84 g/mol
Isótopos naturais 180W (0,12%) 182W (26,50%) 183W (14,31%) 184W (30,64%) 186W (28,43%)
Ponto de fusão Tf = 3422 ºC
Ponto de ebulição Te = 5555 ºC
Densidade 19,3 g/cm3
Raio Atômico: 135 PM
Raio Covalente: 146 PM
Condutividade Elétrica: 18,9x106 S/m
Condutividade Térmica: 174W/(m.K)
O tungstênio, de cor branco-acinzentado, é o 18° elemento mais abundante da crosta terrestre, seu nome vem de origem nos termos nórdicos tung sten que significa “pedra pesada”, ele ocorre principalmente na forma de tungstatos: volframita, scheelita,seus minérios mais importantes.
Na sua forma impura ele, freqüentemente é frágil e difícil de manusear, mas quando puro é de fácil manuseio e seu ponto de fusão é o mais alto entre todos os metais, perdendo apenas para o carbono em toda a Tabela Periódica. Ele é muito buscado por sua alta densidade, que é 19,3 vezes maior do que a água.
O tungstênio natural é uma mistura de cinco isótopos, um dos quais é ligeiramente radioativo (emissor alfa, com meia-vida). Possui o menor coeficiente de expansão térmica de todos os metais e é estável ao ar à temperatura ambiente, mas queima a WO3 quando aquecido. Resiste bem a soluções alcalinas, mas é atacado por fusões com NaOH ou Na2 CO3 (em presença de ar ou NaNO3 ), convertendo-se em tungstatoento. Ele é representado em todos os numero de oxidação entre os valores +2 e +6.
As propriedades do tungstênio o tornam indispensável para a sociedade atual. O primeiro importante uso comercial surgiu em 1868, como aditivo para endurecer o aço. A partir do início do século XX, houve uma grande diversificação das aplicações industriais. Hoje, mais da metade do elemento é usado na fabricação de ligas metálicas, como a primeira versão da lâmpada incandescente que surgiu na Hungria em 1904 sendo uma resposta à necessidade de substituir a lâmpada de filamento de carbono introduzida por Thomas Alva Edison (1847-1931) em 1879, que durava apenas algumas horas, os fios são também utilizados para fornos elétricos especiais e contatos elétricos. Destacado para aços de alta velocidade (high speed steel, usados na fabricação de instrumentos de corte por serem resistentes à abrasão), e na preparação de carbetos (W2 C, WC), os quais, devido à elevada dureza, revestem brocas de perfuração (utilizadas nas indústrias de mineração, petróleo e construção civil) e são usadas na fabricação de ferramentas de corte de alto desempenho.
Na área militar, ligas de tungstênio com níquel e ferro ou cobaltos são usados na manufatura de mísseis, granadas, canhões e projéteis (o tungstênio foi importante na indústria de armamento na II Guerra Mundial). O metal é ainda empregado na fabricação de jóias hipoalergênicas resistentes a riscos e arranhões e com brilho permanente (sua densidade é comparável à do ouro), de juntas e conexões para materiais de vidro pyrex® (borossilicato) (face à similaridade de seus coeficientes de expansão térmica) e de instrumentos analíticos, por exemplo, absorção atômica, analisador elementar, espectrômetro de massas. O tungstênio é o metal que compõe o ânodo nos tubos de Coolidge dos aparelhos de geração de raios X e também a caneta esferográfica que possui uma esfera rolante que desliza sobre o papel mantendo um fluxo constante de tinta. Essa esfera deve ter dureza e densidade elevadas, características do tungstênio.
Os produtos químicos de tungstênio correspondem a cerca de 10% do consumo do elemento. O WO3 , amarelo-limão, é usado como pigmento e também
...