A Ética nas relações de trabalho
Por: lais.chagas • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 893 Palavras (4 Páginas) • 232 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
LAÍS DE LIMA CHAGAS R.A: 5660119859
ATIVIDADE DE AUTODESENVOVIMENTO
ÉTICA – 6º SEMESTRE
Jacareí
2015
[pic 3]
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
ÉTICA – 6º SEMESTRE
Trabalho apresentado com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento em relação à Ética no curso de Administração de empresas da Faculdade Anhanguera de Jacareí.
Jacareí, 25 de março de 2015
Sumário[pic 4]
1. INTRODUÇÃO
2 - DESENVOLVIMENTO
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
1. INTRODUÇÃO
A Ética é o fundamento da sociedade. Não pode existir vida social sem a existência de princípios éticos. A ética é essencial à consciência humana, e é desenvolvida pela educação, revelando-se pelo nível de maturidade, dando forma a cultura. (MATTOS, 2010, p. 9).
Para Mattos (2010, p.12) quando existe consciência ética, existe sinergia. O homem precisa da sociedade para ter uma existência digna. Sem o outro, o individuo torna-se um ser marginalizado, manipulável, ou seja, transforma-se em uma mera abstração social.
Atualmente, ser ético é uma questão de sobrevivência as organizações e para as pessoas. Devido à velocidade de processamento das transformações, existe a necessidade de criação de valores internos, para assim alinhar as decisões que exigem rapidez. Uma empresa hoje, não é avaliada apenas pelos padrões tangíveis de antigamente, pois referenciais intangíveis como marca, imagem, prestigio e confiabilidade garantem a preferência e continuidade da organização. (MATTOS, 2010, p.10).
Quando uma empresa não aplica a ética em seus negócios, isso certamente implicará em prejuízos. Quando a gestão de valores é negligenciada dentro de uma organização, o lucro passa a ser o objetivo máximo, subjugando todos os demais valores. A competição passa a ser desleal e predatória e todos os concorrentes devem ser eliminados. Na literatura, existem exemplos de diversas empresas que sucumbiram a escândalos financeiros de grande repercussão. Como exemplo, pode-se citar a empresa Eron, uma gigante norte-americana do ramo de energia que pediu concordata em dezembro de 2001, depois de reconhecer práticas contábeis duvidosas que camuflaram uma dívida de 22 bilhões de dólares e inflaram o volume de negócios da empresa. A Parmalat, uma multinacional italiana com grande operação no Brasil também tem histórico de gestão fraudulenta, com a dissimulação de um endividamento de 11 bilhões de euros que foi deliberadamente camuflado através de desvios contábeis, orçamentos falsos, documentos falsificados e lucros fictícios, tendo declarado uma falência fraudulenta em 2003. Sem escrúpulos e com facilidades, essas empresas se apoiaram em fraudes para manter um crescimento artificial. Esses exemplos mostram como a falta de ética e transparência na gestão é capaz de afetar negativamente uma organização. (MATTOS, 2010, p.22).
Para o desenvolvimento desta atividade, será analisado perfil da empresa Petrobrás e avaliado o impacto causado na empresa e no funcionário quando seus valores e crenças são destoantes.
2 - DESENVOLVIMENTO
Tabela com o Perfil Destoante de Profissional | |
Crenças e Valores da Empresa | Crenças e Valores do Profissional Destoantes |
Ética e Transparência Nossos negócios, ações, compromissos e demais relações são orientados pelos Princípios Éticos do Sistema Petrobras. | Apesar de em seus valores constar que os negócios da Petrobrás são orientados por princípios éticos, escândalos de corrupção tendo a empresa como palco, coloca esse valor em cheque, fazendo com que o profissional desacredite que a ética seja aplicada nos negócios da empresa. |
Desenvolvimento Sustentável Perseguimos o sucesso dos negócios com uma perspectiva de longo prazo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social e para um meio ambiente saudável nas comunidades onde atuamos. | Segundo jornal O Globo, em 2010 a Petrobrás registrou 57 vazamentos, totalizando 4.201 mil barris espalhados na natureza. O número ficou acima do Limite Máximo Admissível, índice anual usado pela estatal, de 3.895 mil barris. Especialistas dizem que a empresa não está investindo o suficiente em sistemas de segurança. |
Resultados Buscamos incessantemente a geração de valor para as partes interessadas, com foco em disciplina de capital e gestão de custos. Valorizamos e reconhecemos, de forma diferenciada, pessoas e equipes com alto desempenho. | A busca incessante de geração de valor pode fazer com que a ética seja colocada de lado. Isso pode abrir espaço para gestões fraudulentas. |
...