A Administração Contabilidade Geral
Por: TawanCosta • 2/9/2019 • Resenha • 328 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
Página 1 de 2
Contabilidade Geral
- O que é Patrimônio? é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa ou pessoa física. Ou seja, o conceito engloba tanto o que uma entidade possui como aquilo que ela deve.
- Qual a representação gráfica do Patrimônio? É composto pelo ativo e passivo: o ativo corresponde os bens e direitos, já o passivo tem representatividade das obrigações a serem pagas por parte da instituição.
- O que é Patrimônio Líquido? corresponde à soma dos bens e direitos, descontado o valor das obrigações. Ele pode ser obtido por meio da equação patrimonial, cuja fórmula é: Patrimônio líquido = ativo – passivo.
- Quais as situações que pode apresentar o patrimônio líquido? Equilibrada (quando os dois lados somam o mesmo valor), Positiva (quando o valor do ativo é maior que o passivo), Negativa (quando o valor do passivo é maior que o ativo).
- Conceitue- Ativo: são os bens, como o dinheiro em caixa, móveis e imóveis, maquinários, estoque de mercadorias, e os direitos.
- Como são dispostas as contas do ativo ou qual o critério de classificação das contas do ativo? encontram-se discriminadas no lado esquerdo do Balanço Patrimonial e são classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez dos elementos patrimoniais que representam.
- Conceitue- Passivo: são as obrigações, isto é, as despesas feitas pela empresa que se constituem por contas a pagar, para fornecedores ou ao governo.
- Em qual ordem são classificadas as obrigações no passivo? encontram-se discriminadas no lado direito do Balanço Patrimonial e são classificadas segundo a ordem decrescente de exigibilidade.
- O que são atos e fatos administrativos? Qual a principal diferença entre eles? Atos: são acontecimentos em geral que ocorrem na entidade, mas que não alteram de imediato o seu patrimônio. São exemplos: nomeação da diretoria, assunção de avais, etc. Fatos: são acontecimentos dos quais decorrem mutações no patrimônio da entidade, sendo de interesse contábil. A diferença é que um altera diretamente o patrimônio da empresa, enquanto o outro não.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com