A Administração Estratégica
Por: ialysousa • 14/3/2017 • Trabalho acadêmico • 3.000 Palavras (12 Páginas) • 318 Visualizações
Universidade Federal de Campina
Unidade acadêmica de administração e contabilidade
Disciplina : Administração Estratégica
Planejamento Estratégico
Campina Grande-2012
- Introdução
Este trabalho tem o intuito de mostrar a aplicação da administração estratégia em uma empresa de seguros da cidade de Campina Grande, analisando os ambientes interno e externos da mesma. Este estudo analisa a capacidade e seus recursos da empresa, fazendo uma análise também da sua posição em relação aos seus concorrentes.
Hoje, com o avanço das tecnologias, as informações crescem em alta velocidade, para que elas não se percam e sejam aproveitas o máximo possível é necessário que elas sejam organizadas, assim transformando-se em conhecimentos. As organizações utilizam o conhecimento para manterem-se competitivas.
As organizações estão buscando cada vez mais vantagens competitivas, preferencialmente uma vantagem a qual o seu concorrente não consiga obter facilmente e igualar-se a ela. De acordo com o mercado atual, para se tornar líder do mesmo é necessário que se trace estratégias bem definidas e que ponha em prática de maneira eficiente. Segundo Milkovich e Boudreau :
“Uma vantagem competitiva sustentável ocorre quando uma empresa implementa um estratégia de criação de valor que não esteja implementada simultaneamente pelos concorrentes de forma real ou potencial, e quando outra organização é incapaz de copiar os benefícios dessa vantagem” ( MIKOVICH e BOUDREAU, 2000, p. 136)
Assim as empresa buscam cada vez mais liderar o quadro da vantagem competitiva, sempre visando chegar a vantagem competitiva sustentável, a qual a empresa terá maior segurança diante os seus concorrentes.
- Descrição organizacional
A organização escolhida para o desenvolvimento do trabalho é uma seguradora de veículos com a matriz situada na Cidade de Campina Grande-PB e com ponto de apoio em Patos-PB, onde teve origem em Janeiro de 2011, tendo em vista a realidade econômica da região, sob tais circunstâncias iniciou-se um sistema pioneiro e inovador no modo de ter seguro. A mesma atua com um plano de garantia veicular, o qual é um sistema que permite ao associado a garantia do ressarcimento de seu veículo através da participação de um grupo de rateio em que será enquadrado de acordo com o valor e a categoria de seu bem. Para participar deste grupo o associado pagará uma taxa de adesão do plano de garantia veicular mediante uma vistoria efetuada no seu veículo de acordo com as formas e procedimentos estabelecido previamente pela empresa. O serviço oferecido é a garantia do veículo em casos de colisão, roubo ou perda total, oferecendo também o serviço de reboque. Na empresa atualmente tem uma quadro de 13 funcionários, onde 6 trabalham internamente e 7 externamente e pode ser considerada como de pequeno e médio porte. Os clientes alvos são todos aqueles que possuem carros ou motos no valor de até setenta mil reais (R$70.000,00) e para isso a empresa trabalha com publicidade na região.
- Organograma
[pic 1]
- Missão e Visão
A empresa tem como missão atender uma necessidade dos proprietários de veículos automotores com relação a segurança dos mesmos, garantindo assim a integridade do patrimônio dos clientes.
A sua visão é torna-se a maior líder em seguros com sistema de rateio na região nordeste, aumentando assim a sua clientela o que faz com que o valor pago por cada cliente seja reduzido.
Os valores da empresa estão voltados para a confiança, respeito, integridade, moral e ética com os seus funcionários, clientes e toda a sociedade.
- Diagnóstico do ambiente externo da organização
O ambiente externo à organização é o conjunto de indivíduos, grupos e organizações que se encontram no meio exterior da organização e que influenciam e são influenciados por ela. A análise externa identifica as ameaças e oportunidades existentes no ambiente da empresa e as melhores formas para evitar e usufruir dessas situações através de sondagem, monitoramento, previsão e avaliação. A empresa deve preocupar-se com o ambiente externo, pois é onde estão as oportunidades e ameaças. O ambiente externo é dividido em ambiente geral, setorial e competitivo. Os quais se dividem em :
- Geral: Demográfico, Econômico, Político-Legal, Sociocultural, Tecnológico e Global.
- Setorial: Ameaça de novos entrantes, poder dos fornecedores, poder dos compradores, produtos substitutos e intensidade da rivalidade.
- Competitivo: Grupo estratégicos e Compreensão dos concorrentes e de suas intenções
Podemos aplicar esses conceitos da administração para analisar a organização em estudo.
- Ambiente Geral
- Demográfico: Preocupa-se com o tamanho da população, estrutura etária, distribuição geográfica, composição étnica e distribuição de renda.
A empresa tem sede na cidade de Campina Grande-PB, que atualmente tem uma população aproximadamente de 400 mil habitantes, mas atua em toda Paraíba que tem 3.766.528 habitantes, segundo o IBGE 2011. A faixa etária do público alvo é entre 25 e 60 anos, esses dados foram obtidos através de uma média dos atuais clientes da empresa. Por ser um serviço de custo mais baixo, atinge principalmente a classe C e D.
- Econômico: Indica como os recursos são distribuídos e usados dentro do ambiente.
A organização tem influência do meio econômico através das taxas de juros que o governo estabelece, pois com a redução de taxas de IPI, por exemplo, os carros e motos tendem a fica mais acessíveis. Também é influenciado com o aumento de salários e oportunidades e aumento de renda.
- Político-legal: Compreende os elementos que estão relacionados à obrigação governamental.
A empresa é influenciada por iniciativas política de redução de IPI, taxas de juros, etc.
- Sociocultural: Preocupa-se com as atitudes e os valores culturais de uma sociedade.
Pelo baixo valor do plano veicular, as pessoas com menos poder aquisitivo podem ter acesso ao serviço oferecido pela empresa.
- Global: Inclui novos mercados globais relevantes, mercados existentes que estão se alterando, eventos políticos internacionais importantes e características importantes sob aspectos cultural e institucional dos mercados globais.
A organização em estudo não sofre influência direta do segmento global.
- Tecnológico: Incluem as instituições e atividades envolvidas com a criação de conhecimento novo e a transformação desse conhecimento em novos produtos, processos e materiais.
A empresa também não sofre influência direta do segmento tecnológico.
- Ambiente Setorial
- Ameaça de novos entrantes: Esta relacionado a entrada de novo concorrentes no mercado, os quais podem ameaçar a participação de mercados dos atuais concorrentes.
A empresa não enfrentou barreira de entrada impostas por concorrentes, mesmo sendo pioneira na cidade com o tipo de sistema de rateio, poderia ter ocorrido por outras empresas que prestam o serviço tradicional. Por trazer um serviço novo para o mercado na região e ser pioneira, sofreu algumas barreiras em relação aos seus clientes, pois precisava conquistar a confiança da clientela para os mesmos aderirem seus serviços. Através de um bom atendimento, um preço bem mais acessível e com campanhas de publicidade começaram a conquistar seu espaço no mercado e a confiança dos clientes. O custo de investimento pode ser considerado alto, pois necessitou de ter instalações físicas, funcionários, publicidade e capital de giro.
...