A Administração Material e Patrimonial
Por: Gustavo Moreira • 1/6/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 1.902 Palavras (8 Páginas) • 149 Visualizações
Universidade Paulista (UNIP)
Gustavo Martins Moreira
Administração Material e Patrimonial - Professor Rassan
Trabalho - NP2
NGM (Next Generation Manufacturing)
De acordo com pesquisas, foram encontradas os principais focos do NGM, sendo eles:
Inovação focada no cliente : Desenvolver, fabricar e comercializar novos produtos e serviços que atendam às necessidades dos clientes em um ritmo mais rápido do que a concorrência, portanto, desenvolver uma logística diferenciada do restante do mercado e uma gestão melhorada dos processos.
Foco superior em processos / melhoria : registrar ganhos anuais de produtividade e qualidade que excederem a concorrência por meio de um compromisso de toda a empresa com a melhoria contínua, buscando usar como referência o esforço aplicado para alcançar o objeto esperado.
Gestão de Capital Humano : Garantir uma vantagem de desempenho competitivo ao ter sistemas superiores para recrutar, contratar, desenvolver e reter talentos, buscando sempre ter uma equipe capacitada para atuar ao seu favor.
Gerenciamento e colaboração da cadeia de fornecimento: desenvolver e gerenciar cadeias de suprimentos e parcerias que ofereçam flexibilidade, tempo de resposta e desempenho de entrega que excedam a concorrência, tendo mais agilidade tanto na produção quanto na entrega do produto final.
Sustentabilidade : Projetar e implementar redução de desperdício e uso de energia em um nível que forneça desempenho de custo superior e valor de cliente reconhecível, diminuindo custos exacerbados, e aplicar em melhorias para empresa.
Engajamento Global : Proteger as vantagens de negócios tendo pessoas, parcerias e sistemas em funcionamento capazes de envolver mercados e talentos globais melhor que a concorrência, ampliando o alcance dos produtos oferecidos em escala internacional.
PROCESSO DE REALIZAÇÃO DO PRODUTO(PRP)
É um Processo elaborado para ajudar no desenvolvimento de produtos contemplando todas as suas fases, , desde a identificação das necessidades do cliente até o descarte do produto.
São os principais pontos do PRP:
Desenvolver um produto com base nas necessidades identificadas do consumidor; Desenvolver um processo de produção que contemple todas as fases de do produto, desde o seu desenvolvimento, passando pela fabricação, comercialização, uso, manutenção e descarte e desenvolver sistemas de controles e aprovações intermediárias e finais incluindo a satisfação do cliente.
UTILIZAÇÃO DO PRP
Para implantação e utilização do PRP é necessário conhecer alguns conceitos, por exemplo:
Grupos de trabalho que são habilidades para trabalhar conjuntamente com diversos membros multidisciplinares visando alcançar um objetivo comum, tendo o trabalho em equipe; e a comunicação, que é a habilidade de expressar claramente e logicamente idéias, informações e dados através da escrita, da palavra ou visualmente de modo que todos entendam o que deve ser passado.
Alguns pontos do PRP são:
SISTEMA DE INFORMAÇÃO: Que permite a difusão dos vários tipos de informações entre os diferentes participantes do processo.
ÉTICA PROFISSIONAL: Que é a adequação aos padrões de conduta profissionais e da empresa.
CRIATIVIDADE: desenvolver métodos diferenciados para melhorar o processo de resolução de problemas comuns e inesperados.
PROJETO DE SEGURANÇA: minimizar as possibilidades de danos aos usuários e ao meio ambiente visando sempre o bem-estar do cliente e da natureza.
PROJETO DE CUSTOS: equacionamento do custo final do produto levando em consideração todos os processos envolvidos para a fabricação, desde a aquisição de insumos, estocagem, montagem, distribuição, uso e manutenção, trazendo o melhor custo-benefício para o consumidor, prevendo análises dos custos do processo para avaliar se a meta pré-estabelecida foi atingida.
[pic 1]
MODELAGEM, SIMULAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ADAPTATIVOS
SIMULAÇÃO
As linguagens de simulação apareceram na década de 60 e hoje, graças aos microcomputadores, podem ser facilmente usadas. De acordo com Harrel et al (2002), simulação é um processo de experimentação com um modelo detalhado de um sistema real para determinar como o sistema responderá a mudanças em sua estrutura, ambiente ou condições de contorno.
ETAPAS DA SIMULAÇÃO
Segundo Chwif et al. (2007), basicamente, o desenvolvimento de um modelo de simulação compõe-se de três grandes etapas; Concepção ou formulação do modelo, implementação do modelo, análise dos resultados do modelo.
Na etapa de planejamento, a formulação e análise do problema devem ser claramente definidos; deve-se incluir também, uma descrição dos vários cenários que serão investigados. A formulação do modelo conceitual refere-se a traçar um esboço do sistema de forma gráfica ou algorítmica; por fim, a coleta de macro informações são os fatos e informações estatísticas fundamentais, derivadas de observações, experiências pessoais ou de arquivos
históricos.
MODELAGEM
Na etapa seguinte, caracterizada como Modelagem, ocorre a coleta dos dados reais que representam o sistema analisado; em seguida é realizada a tradução do modelo em que é codificado em uma linguagem de simulação apropriada; por fim é realizada a verificação e validação do modelo, nesta parte o modelo é confirmado e opera de acordo com a intenção do analista.
Para solucionar um problema de modelagem e simulação do sistema, os profissionais costumam apresentar o tema da forma que segue: formulação e análises do problema; planejamento do projeto; formulação do modelo conceitual, coleta de macro informações e dados; tradução do modelo; verificação e validação; projeto experimental final; experimentação; interpretação e análise estatística dos resultados; comparação de sistemas e identificação das melhores soluções; documentação e apresentação dos resultados e implementação (FREITAS FILHO, 2008).
...