TRABALHO GESTÃO DE MATERIAL E PATRIMONIAL JUST IN TIME E KANBAN
Por: Pamela Oliveira • 23/4/2021 • Trabalho acadêmico • 1.594 Palavras (7 Páginas) • 206 Visualizações
Trabalho 02 - JIT e Kanban
- Origens (histórico), definições e exemplos de aplicação da ferramenta Kanban.
Kanban foi criado em 1953 pelo engenheiro japonês TaiichiOhno. Quando Ohno serviu como diretor da Toyota por um período, ele foi aos Estados Unidos para fazer um benchmark da Ford e aprendeu sobre o sistema de produção em massa conhecido como fordismo em todo o mundo. Durante a visita, o engenheiro confirmou que o sistema Ford consiste em "produção push", o que significa muito estoque, muito desperdício e investimento em infraestrutura, maquinários etc. TaiichiOhno descobriu que esse modelo não era adequado para o Japão do pós-guerra (falta de matéria-prima).Pela necessidade de fazer mais com menos dinheiro, algo absolutamente necessário na hora certa e na quantidade certa, OhnoFreshman foi para a cidade antes de retornar ao Japão. Lá, sua visão mudará toda a sua história. Ele ressaltou que os supermercados colocam as mercadorias nas prateleiras assim que são vendidas. Por isso, ele tem uma ideia muito boa para o sistema Puxado, em que o cliente adquire o produto e o estoquista o substitui. Desta forma, uma grande quantidade de estoque não é necessária e o desperdício é evitado.De imediato, o sistema pull se espalhou pelo Japão. No final da década de 1970, os produtos japoneses (carros e produtos eletrônicos) que invadiram os Estados Unidos tornaram-se sinônimos de qualidade e preços baixos. Em 1990, o livro de James Wormack "A Máquina que Mudou o Mundo" espalhou o termo manufatura enxuta. É assim que o mundo entende o Lean por meio de cinco princípios:Identificar o que é valor para o cliente, Mapear o fluxo de valor e identificar o desperdício, Implantar o fluxo de valor contínuo, Adotar o Sistema Puxado,Buscar a perfeição.
O método Kanban é um método gradual e incremental usado para mudar os processos de uma organização. Esta é uma forma de organizar e gerenciar os processos de trabalho. Vamos entender a diferença na terminologia:Kanban é uma palavra de origem japonesa que significa "cartão" ou "sinal". Permite o controle detalhado da produção e fornece informações sobre quando, quanto e o que é produzido. Indica o andamento do processo de produção em uma empresa de fabricação em lote.Após a chegada da estrutura Scrum para representar as atividades em andamento, o quadro Kanban se tornou amplamente conhecido. Porém, Kanban é apenas um quadro para indicar o andamento das tarefas, e é amplamente utilizado para o gerenciamento visual de suas atividades.O método Kanban foi criado em 2010 por David J. Anderson. Ele adotou um modelo chamado "Kanban para Desenvolvimento de Software", que combina o pensamento enxuto e a teoria da restrição para transformá-lo em um método enxuto para o desenvolvimento ágil de software. David J. Anderson poderia nomear seu método com qualquer nome, mas devido à poderosa influência do lean, ele eventualmente adotou o termo "kanban". Usamos a letra "K" maiúscula, o termo kanban e o kanban com "k" minúsculo para distinguir o método Kanban.
Comece com o que você já fez hoje. O método Kanban não é sobre revolução, mas sobre evolução. Em seguida, mapeie seu fluxo de valor atual. Não existe certo ou errado, tudo depende do contexto. Seu contexto dirá se o processo se aplica à sua organização.Procure por mudanças evolutivas e incrementais. Depois de trabalhar com o fluxo de valor mapeado por um tempo, procure pequenas mudanças. Seja curioso e experimente com base na hipótese de observar o comportamento do sistema. A abordagem de Kaizen incentiva a busca pela melhoria contínua. Esse é um processo sem fim e estamos sempre melhorando de alguma forma.Respeite a estrutura atual, seus papéis, responsabilidades e status. Mesmo se você achar que a organização atrapalha o fluxo de valor, não mude completamente a forma como a organização está organizada. Muitos processos hoje provavelmente simplesmente funcionarão. Lembre-se: continue melhorando, não seja perturbador.Incentive os líderes em todos os níveis. A melhor liderança vem do comportamento diário dos funcionários da linha de frente da equipe. Todos devem promover uma mentalidade de melhoria contínua para alcançar o melhor desempenho em nível de equipe, departamento ou empresa.
6 práticas do método Kanban:
- Visualize o fluxo de trabalho: Divida o fluxo de trabalho em várias partes, escreva ou poste cada atividade em um cartão e visualize todo o trabalho em andamento. Nomeie a coluna para indicar a localização de cada atividade no fluxo de trabalho. Fornece visibilidade do trabalho em andamento e suas etapas (fluxo de trabalho) permite que o pessoal relevante participe direta ou indiretamente da cadeia de valor.
- Limite o trabalho em progresso (WIP, Working in Progress): Os profissionais não podem assumir muito trabalho de uma vez. Portanto, ao limitar o trabalho em andamento, o ritmo da equipe se torna equilibrado, reduzindo o tempo gasto em um item e evitando o incômodo de alternar entre tarefas. Em suma, quanto mais projetos em andamento, maior será o tempo de entrega. Em seguida, atribua limites claros para o número de itens que podem ser feitos em cada etapa do fluxo de trabalho, exceto para o último (concluído). Se você não definiu esses limites, é provável que ainda esteja executando o Pushed System.
- Torne as políticas do processo explícitas: Não pode melhorar o que você não entende. Ao usar o método Kanban, você descobrirá que muitas regras de processo, funções e definições não são claras para as pessoas envolvidas. Portanto, crie, divulgue e socialize o processo. eentao. Todos saberão como trabalhar e como concluir o trabalho.
- Meça e gerencie o fluxo: A quarta etapa é tornar visível o tempo de conclusão da atividade e eliminar possíveis obstáculos no processo. Esta é uma excelente oportunidade para coletar indicadores de progresso de atividades. Se o sistema for complexo, seria tolice tentar prever seu comportamento. No Kanban, a previsibilidade é obtida através da observação do comportamento do sistema. Portanto, pare de estimar e comece a medir!
- Implemente mecanismos de feedback:Ajuste as reuniões existentes e introduza novas reuniões para acomodar o ciclo de feedback (chamado de "cadência kanban"). Reduz o tempo do ciclo de feedback, pois quanto mais tarde a entrega, mais tempo leva para gerar valor. O objetivo principal do loop é comparar os resultados esperados com os resultados obtidos por meio de ajustes. Deve-se enfatizar que o foco deve estar na melhoria do processo de trabalho, e não nas pessoas. Não precisamos culpar ou encontrar o culpado.
- Melhore colaborativamente, evolua experimentalmente: Como agora podemos entender onde estão os problemas e gargalos, precisamos melhorar nosso fluxo de trabalho. Implementar conceitos de melhoria contínua baseados em Kaizen para promover mudanças sutis no processo, reduzindo assim a resistência às mudanças. Torne o problema visível e envolva emocionalmente o grupo na mudança.
- A relação da ferramenta Kanban com o Just in Time.
Just-in-time (JIT) significa "na hora certa", que é a filosofia japonesa de gerenciamento de produção. Kanban (que pode ser traduzido como "organização de cartão") é uma tecnologia que suporta JIT. Esses métodos são um dos pilares que compõem o Sistema Toyota de Produção (TPS) (também conhecido como Toyotismo).
No JIT, a visão e a interpretação do sistema são cruciais. Tão importante ou mais importante do que a eficiência nas aplicações do JIT e Kanban que são as interações que eles podem realizar dentro da organização. Os resultados positivos das aplicações JIT e Kanban se devem mais à sinergia entre as etapas de produção do que à soma das contribuições individuais de todos.
...