A Administração e sua importância
Por: bbbvanderbbb • 24/2/2018 • Trabalho acadêmico • 4.486 Palavras (18 Páginas) • 209 Visualizações
2. Revisão Teórica
A administração e sua importância
2.1 A administração trata das informações no âmbito organizacional. Um trabalho que busca planejamento, define objetivos para traçar metas, sempre identificam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças futuras. Um processo dinâmico de tomar decisões sobre a utilização de recursos possibilitando assim a realização de objetivos.
Sua principal tarefa é interpretar os objetivos propostos de uma determinada organização, por meios dos planejamentos, direção e controle de todas as áreas e níveis da organização de maneira eficiente.
Os fatores determinantes para que o administrador possa executar suas atividades de forma eficaz são: a habilidade técnica, a humana e a conceitual.
Habilidade técnica: trata se de um individuo (pessoa) que se especializa numa determinada atividade, tornando se conhecedor de suas técnicas, normalmente possui característica de trabalho pessoal, e geralmente esses profissionais são, engenheiros e mecânicos.Trata se do conhecimento e saber de operações que envolvem os equipamentos da empresa, inclui conhecimento especializado, capacidade analítica e técnica para resolver problemas de áreas especificas.
Habilidade humana:quando uma pessoa é líder, sua principal característica é a personalidade forte, normalmente são pessoas que trabalham e se dão muito bem em grupos, passando imagem de segurança. Todas elas estão em busca de um único objetivo em comum, encorajando se entre si para superarem as dificuldades. A Habilidade Humana trata da capacidade que cada um tem em trabalhar com pessoas com eficiência. O modo que um administrador tem em se relacionar com as outras pessoas, com motivação, coordenação, liderança e comunicação, incluindo sua forma de resolver problemas, fazendo assim com que seus subordinados, expressem suas opiniões, encorajando os sempre mais na participação das decisões da empresa. Um bom administrador deve ter a capacidade de se relacionar com pessoas de todos os níveis, sejam elas superiores, fornecedores, clientes, investidores ou de qualquer outro cargo.
Habilidade Conceitual: essa habilidade faz referencia ao conjunto de aptidões humanas, o modo de percepção de como um individuo vê a empresa, é primordial pois nela pode se imaginar o que ocorre dentro e fora da empresa. Essa habilidade inclui o pensamento criativo, analisa a melhor alternativa no mundo dos negócios para saber lidar com situações complexas, a formulação de abstrações, a resoluções de problemas das mais variadas naturezas.
A palavra Administração vem do latim, ad – que significa direção, tendência para, e minister – que significa subordinação ou obediência, ou seja, quem realiza uma função sobre comando de outra ou presta serviço a outro. (CHIAVENATO, 2003).
Segundo Maximiano (2007), administrar é um trabalho em que as pessoas buscam realizar seus objetivos próprios ou de terceiros (organizações) com a finalidade de alcançar as metas traçadas. Dessas metas fazem parte as decisões que formam a base do ato de administrar e que são as mais necessárias. O planejamento, a organização,a liderança, a execução e o controle são considerados decisões e/ou funções, sem as quais o ato d administrar estaria incompleto.
Para Andrade e Amboni (2007) administrador é uma peça importante para administração, sendo assim define:
O administrador como uma pessoa fundamental para qualquer tipo de organização seja governamental, industrial, comercial e de prestação de serviços. Nas organizações, o administrador pode ser um presidente ou diretor, um gerente ou supervisor. Em cada um dos níveis organizacionais (estratégico, tático e operacional), seu papel é diferente por lidar com decisões mais ou menos complexas.
2.2-Organização
Portanto, o profissional em administração tem de ter habilidades para liderar, mas só isso não é o bastante, se tem a necessidade de estar aberta a novas ideias, competência para conduzir uma empresa ou um projeto, jogo de cintura para as relações interpessoais tanto com os companheiros de trabalho, quanto com os clientes, alem de sempre se atualizar sobre o mercado e novas formas de gerenciamento.
De acordo com Moraes (2004):
Organizações são instituições sociais e a ação desenvolvida por membro é dirigida por objetivos. São projetadas como sistemas de atividades e autoridade, deliberadamente estruturados e coordenados, elas atuam de maneira interativa com o meio ambiente que as cerca.
Pode se afirmar que a organização é uma confirmação de esforços individuais com a finalidade de realizar propósitos coletivos, tornando possível o alcance de objetivos. Trata se da soma de pessoas, equipamentos, máquinas, recursos resultando num objetivo comum, tendo a qualidade de serviço como resultado final.
Para que um bom administrador se destaque numa empresa, não basta somente ter habilidades, é necessário que tenha muita competência para controlar e delegar as pessoas na hora de executar determinadas atividades, para ser bem sucedido precisa se desenvolver competências duradouras, as quais estão divididas em três competências, são elas: o conhecimento, a perspectiva e a atitude.
Conhecimento: é tudo que o administrador possui como ideias, experiências e aprendizagens, isso lhe proporcionara estar atento a mudanças que estão acontecendo todo dia, estar sempre na busca do novo, nunca deixar para depois o que pode ser realizado agora, se manter em constante reciclagem não servira apenas para melhorar seus conhecimentos, mas também contribuirá a em grande para os negócios da empresa. O conhecimento pode ser considerado uma informação com uma utilidade. Inclui descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos.
Perspectiva: é medida pela capacidade que o conhecimento é posto em pratica, analisando o mercado e visualizando as oportunidades, as quais nenhum ouro conseguirperceber, aproveitando essa abertura procurar transforma las em fato concreto, o produto ou serviço, o administrador que obter essas características por soluções inteligentes e inovadoras ira se sobressair sobre os concorrentes. Trata se de expectativa, esperanças e metas a serem alcançadas no futuro. É tudo aquilo que se percebe externamente, aparência ou aspecto de algo observado.
Atitude: quando o administrador toma a frente da situação, característica muito bem vista pelas empresas, pois se torna um líder inovador, possui sempre a ideia de que tudo pode melhorar, mesmo quando já esta dando tudo certo. Quando se respeita o trabalho em grupo possui se a tranquilidade de transitar e transmitir os seus pensamentos para os demais componentes da equipe.
Competências do administrador:
Conhecimento:
-saber
-informação
-atualização profissional
-reciclagem constante
Perspectiva:
- Saber fazer
...