A Análise dos Dados
Por: murillo010101 • 24/5/2019 • Relatório de pesquisa • 591 Palavras (3 Páginas) • 212 Visualizações
4.8. Análise dos dados
A estatística descritiva constará de tabelas de frequências e porcentagens de respostas. Os dados que se apresentarem em escala intervalar serão descritos em termos de médias e de desvios padrão. Gráficos deveram ser traçados, para melhor compreensão dos resultados. Análise estatística será efetuada através da aplicação de testes de comparação e de correlação.
Para a comparação de duas séries de dados serão aplicados os testes t de Student (GRANER,1966), se estiverem em escala intervalar, e/ou, de Wilcoxon (SIEGEL, 1975), se estiverem em escala ordinal e se as amostras estiverem emparelhadas. Sendo amostras independentes, será aplicado o teste U de Mann-Whitney (SIEGEL, 1975). Para a comparação de mais de duas séries de dados, será aplicada a Análise de Variância, (GRANER, 1966), se estiverem em escala ordinal e se as amostras estiverem emparelhadas. Sendo amostras independentes, será aplicado o teste de Kruskal-Wallis (SIEGEl, 1975). Para a correlação entre variáveis serão aplicados os Coeficientes de Person (GRANER, 1966), se os dados estiverem em escala intervalar, Coeficiente de Correlação por Postos de Spearman (SIEGEL, 1975) e/ou, teste do Qui-Quadrado (SIEGEL, 1975), se os dados estiverem em escala ordinal.
5. ANÁLISE CRÍTICA DE RISCOS E BENEFÍCIOS
RISCOS
Conforme a Resolução 466/12. V considera-se que toda pesquisa com seres humanos envolve risco em tipos e gradações variados. A realização deste estudo não oferece riscos no que se refere a danos físicos e espirituais e psíquicos, porém esta pesquisa pode gerar uma ansiedade e também uma possibilidade de constrangimento perante as perguntas e a não aceitação em responder as mesmas, que poderão ser minimizadas com os devidos esclarecimentos e permanência dos pesquisadores no momento da entrevista.
BENEFÍCIOS
Com a realização do presente estudo, será possível proporcionar aos voluntários conhecer melhor seu atual e real risco para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout, e desta forma proporcionar que os mesmos possam assumir medidas preventivas para o controle dos fatores de risco encontrados.
6. CONSIDERAÇÕES ÉTICAS
De todos os pesquisados será obtido o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido em conformidade a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Também será obtida autorização do responsável pelo local no qual será realizada a pesquisa. O projeto deste estudo será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário do Triângulo para análise e parecer.
7. CRONOGRAMA
ANO 2017
MESES
ATIVIDADES
kA
S
SS
OO
NN
DD
D
JJ
FF
MM
AA
MM
JJ
Entrega do projeto de pesquisa ao Comitê de Ética
XX
X
ANO 2018
Treinamento do pesquisador
X
XX
Coleta de dados
X
X
XX
XX
Análise de dados
X
X
...