A Atividade Complementar
Por: wfsantini • 6/5/2017 • Trabalho acadêmico • 408 Palavras (2 Páginas) • 263 Visualizações
Introdução
Devido à grande crise financeira que se instalou em nosso país, todos os mercados têm sofrido pela queda de vendas dos produtos semiacabados e acabados, já que o poder de compra da grande massa caiu.
Com isso a indústria automobilística (Órion) tem sentido seu capital e sua estrutura ameaçada pela baixa procura e perca constante de clientes, ainda mais por ser uma indústria com administração arcaica e autoritária, sofre pela falta de inovação de uma gestão com intraempreendedorismo e participação de seus envolvidos. E também porque o primeiro corte que a população em geral faz para otimizar seus orçamentos é na compra de automóveis, área de lazer e bem estar.
A fim de evitar falência o diretor decide contratar a empresa de consultoria (ALVO), para realizar um novo projeto de sistema de gestão participativa e de motivação para os colaboradores visando uma cultura empreendedora e inovadora.
Para isso o primeiro passo da consultoria foi redefinir a (Missão, Visão e os Valores) da empresa:
Missão, Visão e Valores
- Missão: Melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da mobilidade e aproximação, fornecendo produtos e serviços excepcionais.
- Visão: Ser uma organização modelo no setor automobilístico, tornar-nos uma empresa líder a nível mundial em produtos automobilísticos.
- Valores:
- Responsabilidade social e sustentável.
- Transparência e respeito.
- Ética e eficiência.
Plano de ação
O que é o intraempreendedorismo?
É uma modalidade de empreendedorismo praticado pelos colaboradores dentro da empresa em que trabalham. São profissionais que possuem uma capacidade diferenciada de analisar cenários, criar ideias, inovar e buscar novas oportunidades para estas empresas. São eles que ajudam a movimentar a criação de ideias dentro das organizações, mesmo que indiretamente.
Talvez a maior barreira neste processo seja a compreensão por parte dos “gestores e administradores” de que estes profissionais podem, e deverão ser melhores que eles. A alta gerência precisa enxergar os intraempreendedores como um ativo de luxo para a empresa e não um concorrente. Porém, sabemos como é difícil. Neste caso, uma liderança descentralizadora é ideal para o surgimento dos novos intraempreendedores.
A motivação interna é essencial para que os funcionários se sintam à vontade para trabalhar desta maneira. Afinal, qualquer pessoa que possua um perfil empreendedor pode desenvolver as habilidades de um intraempreendedor. Mas, para que isso aconteça de forma perfeita, é preciso que a empresa crie programas de treinamentos e incentivos, realizar o acompanhamento e valorizar os profissionais que se destacam.
Plano de ação 5w 2h
Diagrama de causa e efeito
Treinamento liderança, relacionamento, trabalho em equipe
...