A Atividade Contextualizada Gestão de Projetos
Por: IsaqueSantos40 • 7/10/2022 • Dissertação • 845 Palavras (4 Páginas) • 1.984 Visualizações
UNIFAEL
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
NOEMIA CARNEIRO DE ARAUJO
THIAGO BARBOSA DA SILVA
ISAQUE SANTOS SILVA
MATRICULA: 47007948
Você foi selecionado (a) para ser gerente de projetos de uma startup com foco em treinamentos online. A empresa que te contratou não possui experiência no ramo da educação e agora está em suas mãos o desenvolvimento do projeto. Antes de mais nada, é fundamental que você realize um texto para a empresa explicando alguns pontos essenciais quando falamos de Gerenciamento de projetos.
A nossa atividade será desenvolvida segundo as normas do PMI (Project Management Institut), logo serão necessários você explicar a relevância dos documentos abaixo de acordo as normas do PMI. Assim, inicie suas pesquisas no material e na internet. Não esqueça que o trabalho é autoral!
Termo de Abertura de Projetos – Qual a necessidade e finalidade?
Plano de Gerenciamento de Projetos - Qual a necessidade, finalidade e o que pode não faltar.
Estrutura Analítica do Projeto – EAP- Qual a estrutura definida e como estão relacionadas as responsabilidades?
Levantamento das necessidades dos recursos humanos – Como realizar?
1. Termo de Abertura de Projetos
A criação do Termo de Abertura do Projeto dá início ao mesmo, estabelecendo a autoridade do gerente e dando autonomia ao mesmo para aplicar e comprometer os recursos.
O termo de abertura confirma e reconhece oficialmente por escrito a existência do projeto. O termo associa o trabalho do projeto às operações da companhia. Nele fica documentado porque ele foi criado e para qual objetivo. Inclui também a descrição do produto, serviço ou resultado esperado. O objetivo deste documento é apresentar o projeto para a empresa. Fornecendo de forma geral uma descrição do projeto, das necessidades ou oportunidades do negócio. Um termo de Abertura corretamente elaborado deve responder às dúvidas das partes interessadas.
2. Plano de gerenciamento do projeto
O plano de gerenciamento do projeto será o índice de referências, nele ficarão acondicionados todos os documentos, tanto do planejamento estratégico quanto da execução do projeto.
Este plano é imprescindível para o gerenciamento de projetos, pois nele é feita a descrição de como será a execução, o controle, o monitoramento e o encerramento, servirá como um guia para as equipes durante as fases do projeto.
É no plano de gerenciamento que será criado o cronograma, montadas as equipes e determinados os custos.
É importante que o Plano de Gerenciamento contenha informações como:
Nome: como o projeto será reconhecido pela equipe;
Stakeholders: são todas as partes envolvidas no projeto.
Objetivos: o que a organização busca alcançar com a execução do projeto;
Gerenciamento dos recursos: envolve os processos para adquirir e gerenciar os recursos necessários para atingir os objetivos do processo.
Gerenciamento das aquisições: é necessário para comprar e adquirir produtos ou serviços fora da equipe do projeto.
Riscos: situações que gerem incerteza podendo afetar o desempenho do projeto. Os riscos devem ser registrados para que, sejam criadas medidas preventivas;
Escopo: detalhamento do trabalho necessário para o sucesso do projeto;
Cronograma: estimativa de quanto tempo será necessário para efetuar cada tarefa, além do esforço necessário para cada uma;
Orçamento: custos com materiais, alocação de equipe e outros elementos.
3. Estrutura Analítica do Projeto – EAP
É a ferramenta que organiza o trabalho que será realizado no projeto, representando por meio de gráficos e de forma simples o escopo.
A Estrutura Analítica do Projeto também serve para distribuir as tarefas e apresenta-las de modo favorável. Os gráficos da estrutura ajudam o gerente de projetos a desenvolver um planejamento baseado em uma visão geral, assegurando melhores decisões.
...