A Atividade Individual de Gestão Estratégica
Por: Emerson Souza • 20/8/2020 • Trabalho acadêmico • 1.104 Palavras (5 Páginas) • 317 Visualizações
Atividade individual de Gestão Estratégica
ROTEIRO DE ANÁLISE
Para elaborar seu mapa estratégico e ajudar a dona da Loja da Esquina a tomar uma decisão estratégica sobre o futuro da empresa, você precisa desenvolver uma série de análises.
Nesse sentido, algumas questões podem ser pensadas, para auxiliá-lo a construir as premissas sobre as quais seu mapa e objetivos estratégicos serão fundamentados.
Esses questionamentos, a seguir, não precisam ser respondidos por escrito, pois não serão entregues nesta tarefa, mas devem promover uma reflexão que dê subsídios para sua apresentação de slides, em que estarão expressos o mapa estratégico e os planos de ações propostos.
- Considere o contexto descrito na situação-problema e identifique as principais tendências do ambiente de negócios, caracterizando os possíveis impactos tanto no setor quanto na Loja da Esquina.
- Identifique os principais impactos no mercado de livros infantis do Upper West Side, com a chegada da Fox Books no mercado. Reflita acerca das seguintes questões:
- O número de clientes potenciais aumentou?
Podemos entender que uma megastore Fox Box famosa na região, em especial com o conceito piazza, tende a atrair um público de outras regiões para a área com interesse nesse mercado, o que nos leva a crer que sim. Contudo, considerando o Market share, não necessariamente esse aumento de público pode se reverter em novos clientes Loja da Esquina.
- O ticket médio de compra aumentou?
Não. O ticket médio da Loja da Esquina, no máximo, permaneceu o mesmo, pois não foi informado no texto se a Loja da Esquina a queda no faturamento adveio da redução do ticket médio ou da frequência de vendas.
- A frequência de compra aumentou ou diminuiu?
Mais uma vez, o texto não torna isso explícito. Como fala apenas acerca de queda no faturamento, não foi possível identificar se isso decorre da redução do ticket médio ou de frequência de compra.
- A taxa de crescimento do mercado aumentará?
É possível prever que o crescimento do mercado aumentará. Com redução de preços e ambientes atrativos com outras opções oferecidas no conceito de espaço piazza, presume-se aumento de potenciais clientes, o que nos leva a crer parte desse potencial se torne efetivamente consumidor desse mercado.
3. Avalie a possível evolução da intensidade de competição no mercado, analisando-o por meio da estrutura conceitual das 5 forças competitivas:
- O poder de barganha do consumidor (famílias e crianças) aumentou ou diminuiu? Por quê?
Aumentou, pois como a Fox Box, distante apenas 2 quadras, possui o mesmo produto final (livro) a preços mais atrativos, os consumidores têm mais poder nessa relação, haja visto que:
- O produto vendido pela é padronizado;
- Os custos da mudança para outro fornecedor são baixos; e
- Existem substitutos para os produtos da indústria. Pois o mercado de e-books é crescente e de fácil acesso.
Nesse contexto, a rentabilidade das empresas que operam nesse segmento, provavelmente, será́ mais baixa.
Um aspecto importante é a atenção nas fontes de diferenciação que a sua Loja da Esquina possuiu, em relação à qualidade do serviço de atendimento e competência reconhecida no setor, que pode ser usado para reduzir o poder de barganha dos compradores.
- O poder de barganha dos fornecedores (livrarias e escritores) aumentou ou diminuiu? Por quê?
Diminuiu, pelos seguintes aspectos:
- Lojas gigantes como a rede Fox Box, atuando como compradoras, têm capacidade de afetar os custos de sua cadeia fornecedora (para trás) forçando seus custos para baixo, em troca de crescimento em escala;
- Não há altos custos de mudança de fornecedores, salvo se houver um contrato específico em contrário;
- Não há alto grau de diferenciação do produto fornecido;
- Os fornecedores, isoladamente, não possuem importância estratégica para o mercado. Ao contrário, o mercado é que é estrategicamente importante para os fornecedores.
- As barreiras à entrada foram suficientemente fortes para impedir a entrada de competidores do mesmo porte da Loja da Esquina? E competidores do porte da Fox Books?
Em relação a competidores do mesmo porte da Loja da Esquina sim, pois com o diferencial no conhecimento do assunto, a expertise de sua dona, o prestígio atrelado à marca e atendimento especializado, individualizado e diferenciado levaram potenciais competidores a repensarem seus investimentos, pois a competição seria dura e levaria a uma guerra de preços pouco lucrativa.
Em relação a competidores do porte da Fox Box não, pois a estratégia da rede é de category killer, ou seja, como o produto é de
...