A Atividades Complementares
Por: helio juca • 23/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.418 Palavras (6 Páginas) • 514 Visualizações
Capa do Livro Gestão de Pessoas
[pic 1]
Relato do livro de Gestão de Pessoas
O livro Gestão de Pessoas nos relata sobre todas as matérias estuda nos cursos de Gestão de Recursos Humanos. Aprimora nosso conhecimento, pois estudamos toda evolução da disciplina até os dias atuais. Ele aponta a transformação da administração de recursos humanos em gestão de pessoas.
A leitura é de grande importância para nosso conhecimento. Gestão pode ser entendida como administração, ou seja, uma suma de esforço que tem como objetivo: planejar; organizar; dirigir ou liderar; coordenar e controlar as atividades de um grupo de indivíduos que se associem para atingir um resultado comum, sempre seguindo as variáveis empresarial, ambiental e interativa.
A influência do metalúrgico Lula, na década de 70, marcou fortemente a área de recursos humanos. Houve manifestações para a criação do partido PT (Partidos dos Trabalhadores), fortaleceu assim a classe dos trabalhadores e criou o sindicato e a área de RH. No decorre do tempo, o RH (recursos humanos) teve várias modificações, de departamento de pessoal para gestão de pessoas. Atualmente as funções do RH de trabalhar com folha de pagamento ampliaram para recrutamento, seleção, admissão, demissão, treinamento, cargo e salário, e outros serviços referentes aos trabalhadores.
Qualquer pessoa pode ser um gestor de pessoas, mas somente um tem os meios necessários para se tronar um bom gestor de pessoas. É o titular (ou a titular) da área de pessoas. Mas, para se tornar um excelente gestor terá de agir estrategicamente. Sempre! Conhecer a organização, todo corpo funcional e as outras áreas ligada às atividades-fim como, por exemplo, marketing, produção e comercial contribuem para a tão falada excelência organizacional.
[pic 2]
Conceito e Evolução Histórica de Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Wendell Leo- Lac Cursos
O vídeo aula Conceito e Evolução da História de Recursos Humanos assistida do Youtube nos relatam a importância do RH e sua mudança histórica. O departamento tem a função de criar, manter e desenvolver os recursos humanos das organizações e as condições para que os mesmos atinjam seus objetivos individuais ao contribuir que a empresa alcance a sua meta organizacional.
O RH é um órgão meio da empresa, ele cuida na maioria das vezes das pessoas na organização, não atua diretamente nas atividades fins da empresa como as áreas: marketing, comércio e produção. É um conjunto de políticas e práticas de uma organização que orienta o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho. Os recursos humanos que preocupa com o resultado da empresa, tem sucesso na organização e é tratado como parceiro do negócio.
Atualmente a moderna Gestão de Pessoas substitui a antiga Administração de Recursos Humanos. O mundo exterior impacta profundamente a organização. Inovar e mudar, com foco no futuro, são verbos de comando. Algumas características que realçam essa mudança. O controle por meio da visão e dos valores em vez de por regra e hierarquia. Tolerância à ambiguidade em vez da busca pela certeza. Foco no ambiente competitivo e não na organização interna. Orientação para os resultados e não para o processo. Evolução Histórica do Departamento: - Departamento de Pessoal (até anos 30) – papel burocrático e apena de controle das informações: Revolução Industrial; - Departamento de Recursos Humanos (dos anos 30 aos 60) – papel burocrático e o trabalhador passa a ter voz ativa e mais motivação; - Departamento de Gestão de Pessoas (60 aos 90) – papel burocrático (controle), motivação, treinamento, desenvolvimento, o trabalhador busca seu plano de carreira e qualidade de vida; - Departamento de Gestão de Competência (90/atual) – papel burocrático (controle de informação), motivação, treinamento, desenvolvimento, qualidade de vida, plano de carreira e a valorização do trabalhador (capital intelectual).
O Brasil atrasou na evolução do RH devido a sua política, desde a Ditadura militar a atual, desenvolveu pouco na parte dos Recursos Humanos. Atualmente se fala na Gestão de Competência. Hoje o trabalhador é mais valorizado, utiliza todos seus conhecimentos adquiridos para melhorar o serviço, o chamado capital intelectual.
Gestão Por Competências
[pic 3]
http://www.gestaoporcompetencias.com.br/artigo-recursos-humanos/artigo-rh/o_que_e_gestao_por_competencias/
Gestão por Competências
O que é Gestão por Competências? Gestão é gerir, administrar, organizar, planejar e liderar pessoas de uma equipe, um projeto ou uma organização. Competência baseia na sigla CHA, que são conhecimentos, habilidades e atitudes que uma pessoa possui de valor. O conhecimento tem relação com a formação acadêmica, formação teórica. A habilidade está em função da prática, a vivência ao domínio do conhecimento. Já a atitude representa as emoções, os valores e os sentimentos das pessoas, isto é, o comportamento humano.
Existem várias formas de Gestão que podem ser aplicados às diversas áreas do conhecimento. Mas Gestão de Pessoas restringe se a modelos eficientes, e gerenciar pessoas não é uma tarefa fácil de fazer. Ela requer um grau de conhecimento na área. No decorrer dos anos, a empresa tomou ciência de que para avaliar uma pessoa tecnicamente não consulta somente o conhecimento e a habilidade, também a atitude da candidata completando assim o famoso CHA para adequar as exigências do cargo.
Para formar o CHA desenvolveram ferramentas metodológicas capaz de fazer a Gestão de Pessoas com focos em Competências. Esses conjuntos de ferramentas promovem o aperfeiçoamento dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes de cada colaborador da empresa é o chamado Gestão por Competência. Os subsistemas são mapeamento por do perfil por competências organizacional, mapeamento e mensuração por competências de cargos e funções, seleção por competências, avaliação por competências, avaliação de eficácia das competências a serem desenvolvidas e remuneração por competências.
...