A COLABORAÇÃO ENTRE MAIS EXPERIENTES E NOVATOS
Por: mariliafsantos • 14/3/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 699 Palavras (3 Páginas) • 194 Visualizações
COLABORAÇÃO ORGANIZACIONAL
Trabalho de Gestão de Projetos, apresentado no curso de Administração da FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas, como requisito para nota continuada, sob orientação da Profª. Gilmara Lima de Elua Roble.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. COMO ACONTECE A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL? 5
3. COLABORAÇÃO ENTRE MAIS EXPERIENTES E NOVATOS 6
3.1. A importância dos veteranos 6
4. FALTA DE COLABORAÇÃO ENTRE OS MAIS VELHOS E MAIS NOVOS 7
5. SOLUÇÕES 8
6. REFERENCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
A aprendizagem organizacional pode ser entendida como a busca por novos conhecimentos ou aperfeiçoamento dos conhecimentos já adquiridos.
Tal aprendizagem, dá-se não somente por métodos formais, existem também as fontes informais, que são os conhecimentos adquiridos através do exemplo dos líderes, colegas de trabalho, aprendizagem com os erros e pelo acúmulo de experiências vividas.
2. COMO ACONTECE A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL?
A aprendizagem organizacional, como já foi dito, surge de diversas maneiras, algumas delas, estão abaixo listadas:
Experiência Profissional: através de experiências já vividas, o profissional começa a entender seus erros e tentar evitá-los, bem como, reproduzir seus acertos em outros ambientes.
Aprendizagem Cultural: aprende-se observando a cultura de todos os envolvidos com a empresa.
Aprendizagem com o Líder: observando as atitudes do seu líder, o profissional aprende quais posturas devem ser adotadas diante das situações cotidianas da empresa.
Aprendizagem Prática: quando se aprende na prática com seus erros e acertos o que funciona ou não naquela determinada organização.
Aprendizagem Sistêmica: quando se tem um entendimento ampliado da empresa, oferecendo desta maneira, a melhor solução não apenas para o seu departamento, mas para a empresa como um todo.
Compartilhamento de informações: quanto melhor forem distribuídas as informações, maiores serão os conhecimentos sobre os processos internos da empresa o que tornará mais assertiva as ações.
Benchmarking: aprendizado adquirido ao observar o comportamento de outras empresas do ramo para usar suas boas práticas em benefício da organização na qual está inserido.
Essas formas de conhecimento juntas, são uma poderosa ferramenta para o excelente funcionamento de qualquer organização.
3. COLABORAÇÃO ENTRE MAIS EXPERIENTES E NOVATOS
O sucesso de uma empresa, está diretamente relacionado à colaboração entre os funcionários da equipe. Segundo uma pesquisa publicada pela revista especializada Deskmag apontou que “62% dos entrevistados afirmaram que aumentaram a capacidade de trabalho em um ambiente mais integrado e colaborativo. O mesmo levantamento chegou à conclusão de que 90% dos entrevistados se sentem mais confiantes em ambiente integrado e 71% passam a ser mais criativos. ”
Isso mostra que, mais do que uma rotina, deve-se garantir e incentivar a aproximação de novos funcionários com os antigos, promovendo sintonia e colaboração mútua.
3.1. A importância dos veteranos
Toda empresa tem
...