A CYBERCRIME E CYBERSECURITY
Por: Alex Cruz • 9/4/2017 • Trabalho acadêmico • 964 Palavras (4 Páginas) • 313 Visualizações
Disciplina: Cybercrime.
Identificação da tarefa: Tarefa 1. Envio de arquivo.
Pontuação: 15 pontos.
TAREFA 1
“A internet tem sido utilizada para inúmeras finalidades, seja para realizar negociações comerciais, buscar conhecimento, conhecer pessoas, manter relacionamentos, produzir atividades de marketing pessoal, buscar diversão e, em alguns casos, promover transtornos para outras pessoas, incluindo prejuízos financeiros das vítimas.
(...)
Outro fator preocupante, não só pela má utilização quanto pelo uso de um percentual de banda da internet, prejudicando a utilização por outros usuários, é o número de spams, muito elevado. No ano de 2010, a propagação de spams assumiu proporções alarmantes, ainda mais se for considerado que muitos dos crimes cometidos pela internet utilizam do spam para difundir seus códigos maliciosos.”
Trechos extraídos de: WENDT, Emerson e JORGE, Higor V. N. Crimes Cibernéticos: Ameaças e procedimentos de investigação. Rio de Janeiro: Brasport, 2013.
No contexto dos crimes digitais - e utilizando os textos acima, o conteúdo da disciplina, bem como outras bibliografias como referenciais -, responda as seguintes questões:
1 - O que são crimes digitais e qual a sua relação com a Sociedade da Informação? (10 a 20 linhas) (4 pontos)
R: Crimes digitais: São crimes realizados por meios informáticos, ou seja, utilizando tecnologia como ferramentas para realiza-los. Com o avanço tecnológico houve um aumento significativo da utilização da tecnologia por parte da sociedade, utilizamos a tecnologia para inúmeras tarefas como: entretenimento, compras na internet, buscar conhecimento, negociações, comunicação, gerenciamento financeiro, etc. A tecnologia proporcionou muitas facilidades para a sociedade, entretanto, pessoas mal intencionadas também a utilizam para praticar crimes digitais como: invasão de sistemas, crimes de intolerância racial, roubo de informações financeiras. Essa dependência tecnológica tornou a sociedade vulnerável a crimes digitais.
2 - Explique a diferença entre golpes e ataques na internet. (10 a 20 linhas) (4 pontos)
R: Golpes: Com o aumento do número de crimes digitais efetuados diariamente, inúmeras organizações se viram obrigadas e investir pesado em segurança da informação. Os sistemas estão cada vez mais complexos e seguros, o que faz com que os golpistas se utilizem de técnicas para persuadir os usuários dos sistemas, estes considerados o elo mais frágil do processo. Os golpistas utilizam-se de técnicas de engenharia social, buscando enganar e persuadir potenciais vítimas a fornecerem informações sensíveis de sistemas para a execução de transações financeiras, envio de e-mails, execução de códigos maliciosos, etc.
Ataques: Costumam ocorrer a qualquer serviço computador ou rede que seja acessível via internet. Vários são os motivos: Demonstração de poder, prestígio, motivações financeiras, motivações comerciais, Etc. Alguns tipos de ataques:
DoS (Denial of Service) é o ataque em que o indivíduo utiliza um computador para tirar de operação um serviço ou rede conectada à internet.
Força Bruta – Consiste em adivinhar, por tentativa erro, um nome de usuário e senha e assim executar processos e acessar sistemas onde o atacante não possuía acesso.
Sniffing – é a técnica em que o atacante inspeciona os dados trafegados em redes de computadores a fim de descobrir informações sensíveis do atacado.
3 - Um criminoso digital pode usar os recursos tecnológicos como ferramenta para suas ações, como alvo de suas ações ou para os os dois fins. Com base nisso, os crimes digitais foram classificados como crimes digitais puros, comuns e mistos. Explique cada uma dessas classificações. (10 a 20 linhas) (2 pontos)
R:
Crimes digitais puros: Conduta ilícita que tem como alvo atentar contra a parte física ou virtual de um computador, sistema de informática ou os dados e informações de sistemas.
...