TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação na Vale

Por:   •  15/10/2024  •  Trabalho acadêmico  •  3.304 Palavras (14 Páginas)  •  16 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

GESTÃO FINANCEIRA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR 2

Petrobras

Jonathan de Azevedo Pigenini – RA 2415162

Mairiporã – São Paulo

2024

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. HISTÓRIA DA VALE        4

2.1. Setor de mineração        5

2.2. Concorrência        6

2.3. Sistema de Gestão (VPS)        6

2.3.1        Técnica        6

2.3.2        Liderança        7

2.3.3        Gestão        7

3. COMUNICAÇÃO ENTRE A EMPRESA E STAKEHOLDERS        8

3.1. Canais de comunicação        9

3.1.1        Comunidades:        9

3.1.2        Empregados:        9

3.1.3        Clientes:        9

3.1.4        Fornecedores:        9

3.1.5        Investidores:        10

3.2. Marketing Social        10

3.2.1        Iniciativas da Fundação Vale        10

3.3. ESG        11

3.3.1        Emissão de CO²        11

4. TECNOLOGIA E INFORMÁTICA        13

4.1. Inteligência Artificial na Vale        13

4.2. Sistema GPV        13

4.3. COI (Centro de Operações Integradas)        14

5. CONCLUSÃO        15

REFERÊNCIAS        16

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade destrinchar as práticas organizacionais, ferramentas utilizadas para a comunicação com os stakeholders e abordar as tecnologias que são utilizadas na companhia Vale do Rio Doce (Vale S.A) em seu dia a dia. Além disso, evidenciaremos os principais problemas que a empresa vem enfrentando ao longo dos últimos anos.

A Vale S.A é uma empresa brasileira situada no setor de mineração, sendo a maior mineradora do país e uma das maiores do mundo. Sua principal fonte de receita advém da produção e exportação de commodities como o minério de ferro, cobre, níquel, cobalto e outros metais.

Em janeiro de 2019 ocorreu o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho-MG, que, segundo (Altino, 2024), a empresa foi responsável pelo quarto maior desastre ambiental do mundo, causando 270 mortes e contaminando mais de 300 quilômetros do Rio Paraopeba.

No decorrer deste trabalho, abordaremos com mais ênfase as ações que foram adotadas pela empresa para reparar os danos causados às famílias afetadas, ao meio ambiente, além disso, destacaremos as estratégias que a empresa está empregando para reestabelecer sua reputação e imagem.


  1. HISTÓRIA DA PETROBRAS

        A Vale do Rio Doce foi criada em 1942 pelo governo do então presidente Getúlio Vargas, cujo propósito para a sua criação era explorar as jazidas de minério de ferro localizadas na região do Vale do Rio Doce (origem do nome da companhia), no estado de Minas gerais.

        Já em 1966, a empresa começou a avançar no cenário mundial de exportação com a inauguração do Porto de Tubarão, no Espírito Santo, motivando um salto na navegação mundial. No ano seguinte, dois importantes marcos aconteceram: a empresa passou a figurar entre as 6 maiores exportadoras do mundo, comercializando 26 tipos de minério, e as jazidas de Carajás, no sul do Pará, foram descobertas.

                                        (Vale, 2022) 

Figura 1 -  Complexo Portuário de Tubarão.

[pic 1]

Fonte: (Vale, 2022)

De acordo com a (Vale, 2022), a empresa se tornou a maior exportadora do minério de forro no Brasil em meados da década de 90. E em 2006 se tornou a mineradora como maior valor de mercado do mundo, como valor estimado em US$ 56,9 bilhões. Além disso, a vale conta com mais de 215 mil funcionários, entre terceiros e próprios. (Vale, 2022) 

Nesta década, ocorreram as tragédias de Mariana e Brumadinho, fato este, que fez a Vale lançar um olhar ainda mais cuidadoso para a vida de seus empregados, comunidades afetadas e meio ambiente.

                                            Figura 2 - Brumadinho após tragédia

[pic 2] 

Fonte: (Rodrigues, 2019)

  1. Setor de Petrolífero

O setor de mineração desempenha um papel fundamental na economia brasileira e mundial, sendo responsável por produzir recursos que são necessários para várias indústrias tais como metalúrgicas, fertilizantes, siderúrgicas e petroquímicas. No brasil, o setor é responsável por empregar cerca de 2 milhões de pessoas. Além disso, cerca de 5% do valor do PIB é proveniente deste setor. (Nogueira, 2021)

  1. Concorrência

O mercado de commodities, em especial o minério de ferro, é muito competitivo. Entre as principais concorrentes da Vale se destacam a empresas BHP Group limited, Rio tinto Ltd. e Fortescue Metals Group Ltda.

Um dos grandes diferenciais que mantem a vale competitiva no mercado nacional e internacional, se dá pelo fato do minério de ferro extraído pela empresa possuir um baixo nível de impureza comparada as outras companhias, isso faz com que seja menor o custo de processamento. (Vale sa, 2023)

 

  1. Economia e Mercado

Com foco na geração de resultados sustentáveis, o VPS prevê a implementação de práticas e métodos de gestão que visam viabilizar operações mais seguras e ambientalmente responsáveis, além de garantir a integridade dos ativos da empresa. Através da aplicação rigorosa do VPS, a Vale se consolida como uma empresa referência em gestão, segurança e sustentabilidade. (Vale, 2022)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (2.7 Mb)   docx (3 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com