A Contabilidade intermediaria
Por: pri2502 • 12/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.476 Palavras (6 Páginas) • 199 Visualizações
Contabilidade intermediaria
Etapa 2 – Passo 1 e 2
Principio de oportunidade da contabilidade agrega algumas variações patrimoniais, nas quais delas são três elementos fundamentais que fazem parte do trabalho do contador como um sistema estruturado para o trabalho, o uso de documentos e formulários para manter com segurança e organizado os lançamentos contábeis e registrar em um livro toda a contabilidade da empresa todos os dias como se fosse um “diário”.
Cada lançamento contável é dividido, a razão é que as empresas devem seguir um exemplo de contabilidade baseado na escrituração é obrigatório para algumas empresas seguir esse exemplo de acordo com o código civil. Além dessas principais técnicas de contabilidade ainda existe outros livros de suporte para se organizar melhor como o livro-caixa, livro de contas a pagar, registro de duplicatas e entre outros.
A contabilidade tem principais técnicas contábeis como uma delas a escrituração, também conhecida como conjunto de lançamentos onde nela consistem os registros de atos administrativos mais relevantes e também é feita a escrituração de cada lançamento seguindo a sua ordem cronológica e em seguida se transcrevesse para o livro razão para depois fazer o balancete de verificação e verificar o total de saldos credores e saldos devedores e concluindo essa etapa são gerados os relatórios contábeis.
O livro diário é obrigatório na grande parte das empresas com algumas exceções, os registros no livro diário são compostos por cinco elementos principais como: local e data, a conta a ser debitada, conta a ser creditada, histórico e valor. Para realizar o registro corretamente deve utilizar um documento para comprovar a operação, como uma nota fiscal e deve verificar o dia e o mês e também o local onde ocorreu o fato. Analisar os elementos envolvidos da nota como, por exemplo, moveis computadores, contas de luz, salário de funcionários entre outros.
E verificar quais desses elementos são contas do ativo, contas do passivo, despesas ou receitas. Como móveis e computadores são bens materiais, são contas do ativo e se encaixam na conta de maquinas e equipamentos.
Quando tratada de um aumento do ativo deve ser registrada no lado esquerdo da razonettes como debito. E para o lado direito é quando se trata de ser registrada como um crédito e com isso diminui o passivo.
Essas são informações necessárias para conseguir fazer o lançamento no livro diário.
Hoje em dia com o avanço da tecnologia e o uso dos computadores e redes de internet cada vez mais freqüentes e necessárias para o dia a dia acabou mudando também com a contabilidade. Os livros de papel que registravam as notas fiscais de compras, impostos e vendas. E agora é substituída com o SPED que é um acervo eletrônico e que também fazem notas fiscais eletrônicas e com certificado digital da empresa, a diferença é que de livro agora é um arquivo eletrônico que contem as mesmas informações que o impresso contém. São bem mais praticas para os comerciantes e principalmente para os fiscais, porque não tem o mesmo trabalho de manusear um diário ou livro-caixa que contêm inúmeras paginas.
Com a nota fiscal eletrônica gera um arquivo digital e pode-se ter acesso a qualquer nota fiscal eletrônica a qualquer momento e a tempo real.
- Passo 3
1. Quais livros contábeis são obrigatórios segundo nossa legislação?
R: Os livros contábeis obrigatórios para a nossa legislação são o livro diário, o livro razão, registro de duplicatas e livro caixa.
2. Qual a importância e pertinência dos livros contábeis na gestão dos negócios em uma empresa?
R: Livros contábeis têm uma enorme importância porque é nele que são lançados os atos da empresa, e a partir daí são feitos os lançamentos e balancete de verificação, e concluindo esses passos o contador consegue identificar os saldos credores e os saldos devedores. E assim o contador consegue identificar o problema financeiro da empresa e qual melhor momento para agir.
3. O que é o SPED?
R: O SPED, Sistema Público de Escrituração Digital é um novo procedimento de dados que a Receita Federal utiliza para fiscalizar as empresas online, certificando os arquivos digitais das escriturações fiscais e contábil com ele as é possível validar e armazenar documentos fiscais.
4. É verdade que o projeto do SPED diminui o Custo Brasil? Como?
R: Sim, pois com o sistema SPED as informaçoes são geradas rapidamente em tempo real e com isso faz com que a empresa não precise de uma pessoa só para fazer isso.
5. Qual a diferença entre o sistema antigo de contabilidade e o novo sistema de contabilidade por meio do SPED?
R: O sistema antigo de contabilidade era toda feita em livros e isso fazia acumular muitos papeis, dificultando os contadores a armazenar arquivos e localizar processos antigos. Com o SPED a nota fiscal deixou de ser apenas no papel e agora virou um arquivo digital com certificado digital.
6. Quais os livros inclusos no novo sistema de contabilidade por meio do SPED?
R: Diario com escriturização, diario geral, livro de balancetes diario e balanços, razão auxiliar entre outros.
7. O que é necessário para que as empresas cumpram com as exigências e o envio de todos os arquivos do projeto SPED ao fisco?
R: Certificado Digital e-CNPJ, fazer cadastro no sistema NF-e, e a autorização da secretaria da fazenda.
8. As empresas precisam ter algum livro contábil de forma impressa em seu acervo ou não? Explique.
R: Sim, as empresas devem conter o livro Diario no qual devem ser lançados todos os dias as operações da
...