A DIVERSIDADE CULTURAL NAS ORGANIZAÇÕES
Por: Robson Soares • 7/7/2020 • Trabalho acadêmico • 1.663 Palavras (7 Páginas) • 228 Visualizações
DIVERSIDADE CULTURAL NAS ORGANIZÇÕES
Alunos: André Luiz de Medeiros Juriti
Joabe Silva Santos
Osana Caroline Pereira da Cruz
Robson Soares dos Santos
Professor: Romário Bastos Lima
Centro Universitário Leonardo Da Vince – UNIASSELVI
Bacharel em Administração Turma: (ADG 0966)- Seminário Interdisciplinar II
20/11/2017.
RESUMO:
Este artigo tem como principal objetivo entender como a diversidade cultural está inserida nas organizações, buscando de maneira mais ampla compreender como a diversidade cultural está introduzida no contexto das empresas. Deve-se considerar que a diversidade cultural realça a diferença individual das pessoas e se contrapõem a um padrão, algo positivo que contribui de forma significativa para o crescimento das empresas. As diferenças e costumes são as principais dificuldades dentro do contexto organizacional. Considerando porem, que a diversidade cultural vem contribuindo para que a competitividade seja uma forma de lucrar das organizações. Deve se considerar que a diversidade cultural existe, e que quando bem administrada contribui positivamente para o bom funcionamento da empresa, visto que, toda cultura deve ser respeitada e considerada em toda sua composição e contribuição.O ambiente organizacional é formado por pessoas, que possuem identidade e cultura do ambiente externo. Com essa afirmação é possível notar que a organização é reflexo daqueles que a compõe.A aceitação das diferenças e sua valorização no ambiente organizacional possibilita uma maior eficiência e produtividade dos colaboradores. O reconhecimento dessas diferenças significa assumir que a nação possui como traço identitário a diversidade e que a mesma está intrinsecamente ligada com seu surgimento.
INTRODUÇÃO:
A diversidade cultural faz parte da composição do Brasil, e está relacionada as diferenças básicas entre pessoas. Existe uma variedade de características que nos distingui, logo, as organizações sociais apresentarão uma pluralidade cultural, essa multiplicidade é benéfica para sociedade e para empresa. Deve se considerar que as diversidades individuais das pessoas e se contrapõem a um padrão. Num país miscigenado como Brasil, onde existe diferentes raças, etnias, culturas, religiões, gêneros, seria incompreensível se não houvesse uma pluralidade presente nas organizações, visto que, a diversidade enriquece as relações, tanto humanas quanto profissionais, aproxima e os torna um grupo com maior potência. A diversidade contribui para que a competitividade seja uma forma de lucrar da empresa, trazendo uma visão alternativa, pois serão consideradas distintas soluções para os mais variados problemas, diferentes visões, opiniões e formas de trabalhar, bem como o rendimento profissional, a diversidade serve como auxilio para transformar o mundo de forma positiva, ao mesmo tempo em que realça a verdadeira intenção de se fazer negócio. O progresso de uma organização começa quando seus membros coorporativos buscam acima de tudo talentos, não apenas semelhantes, não somente profissionais.
DESENVOLVIMENTO:
O tema diversidade cultural incorpora uma amplitude conceitual vasta, entretanto possível de várias críticas como a de Nkomo e Cox Jr (1998, p 334), que identificaram a falta de especialidade como um dos principais dilemas nos ensinos sobre diversidade, portanto, com dificuldade quanto a sua constatação cientifica.
Cheio de tradição na área, Cox Jr (1993p 5-6) menciona a diversidade cultural como a representação, em um sistema social de gente com problemas a grupos obviamente diferentes em relação ao significado “cultural”. A questão da diversidade em um contexto de sistema social é representada por um grupo majoritário e por grupos minoritários, quer dizer, aqueles com menor representação no sistema social, comparados com grupos majoritários.
Nkomo e Cox Jr(1998) compreenderam que para se ter clareza na linguagem e no significado sobre diversidade há necessidade de estruturar o próprio conceito, pois o termo encontra-se incompleto, que para eles faz confusão sobre o que constitui o conceito de diversidade, parece haver uma simples compreensão no espaço acadêmico de que se está falando sobre diversidade.
Em algumas organizações, cada colaborador tem sua maneira de agir, alguns assumem riscos com mais tranquilidade, outros são mais comunicativos e outros ainda são mais voltados para as necessidades dos outros. Essa diversidade, se bem administrada, pode constituir uma importante vantagem competitiva, ou então pode ser o inicio de grandes problemas.
A diversidade realça as diferenças individuais das pessoas e se contrapõem a homogeneidade, que procura tratar as pessoas como se elas fossem padronizadas e despersonalizadas.
É certo que atualmente vivemos em uma sociedade que é cada vez mais multicultural e a diversidade não é apenas justa, as organizações devem se conscientizar que existe mais de uma maneira de se obter resultados positivos. Assim, o tema cultura nas empresas deve criar expectativas de altos padrões de desempenho para todos e não esperar menos de alguns empregados em virtude de crenças errôneas acerca de características particulares.
“Diversidade é respeitar nossas diferenças, maximizando nossos potenciais individuais e valorizar nossos singulares, enquanto energizamos nossas experiências e talentos coletivos para o crescimento da 3M “. (3M)
“Diversidade é a crença, filosofia e reconhecimento de que cada individuo é único e valoroso mediando-se os conflitos com normas estabelecidas “. (Honeywell)
“Diversidade se refere a todos os modos pelos quais as pessoas diferem e o efeito dessas diferenças sobre o nosso pensamento e comportamento “(Monsanto AgriculturalGroup).
- PROBLEMAS ENFRENTADOS NAS ORGANIZAÇÕES:
Alguns destes são: preconceito, descriminação e racismo que afetam a gestão da Diversidade Organizacional. A administração das empresas está intrinsecamente ligada a gestão da diversidade que referir-se as competências, habilidades, gêneros, experiência, idade, origem ou cultura. Uma vez afetada há um desequilíbrio da empresa.
- PRECONCEITO NAS ORGANIZAÇÕES:
Dentro das organizações existe um preconceito disfarçado de uma natural competitividade entre funcionários, uma grande influência deste problema se deve as raízes históricas do Brasil. Um dos comportamentos preconceituosos mais comuns é o machismo, que se dá a partir da idéia de desvalorização da figura feminina. Gravemente afetadas, as mulheres ainda são minoria absoluta no mercado de trabalho, bem como sua remuneração inferior em relação ao sexo oposto, em média 28%menos que dos homens, em alguns casos, mulheres que exercem as mesmas funções que homens chegam a ganhar salários muito mais baixos que os deles, um problema a ser resolvido com máxima urgência. Das 250 maiores empresas do Brasil, apenas três são presididas por mulheres, segundo Dain. Ainda temos o Racismo com uma das principais formas de preconceito dentro das organizações, uma infeliz herança dos tempos de escravidão que durou quase 350 anos. Há pessoas que acreditam no absurdo da supremacia de uma cor sobre outra, que afirmam que a cor da pele de uma pessoa define capacidades e incapacidades.
...