A Demanda Química de Oxigênio (DQO)
Por: Heloísa Dalla Rosa • 8/5/2017 • Resenha • 258 Palavras (2 Páginas) • 353 Visualizações
DBO E DQO
Segundo a Norma Técnica Interna SABESP, a Demanda Química de Oxigênio (DQO) é um parâmetro que avalia a quantidade de oxigênio dissolvido que é consumido em um meio ácido, o que acarreta em degradação de matéria orgânica. A partir da análise da DQO pode-se caracterizar esgotos sanitários e efluentes de indústrias, por exemplo.
A Norma ainda apresenta que os valores de DQO obtidos através de análises em efluentes e águas superficiais demonstram seu grau de poluição poluição, tal análise expressa a quantidade de carbono ou hidrogênio de hidrocarbonetos, nitrogênio ou enxofre e fósforo de detergentes (componentes oxidáveis).[pic 1][pic 2]Sendo um processo de oxidação química, é utilizado o dicromato de potássio no teste de DQO, já que ele possui uma capacidade de oxidar várias substâncias orgânicas, quase que completamente, em água e em dióxido de carbono.
Já a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) é analisada a quantidade de oxigênio necessária para que a matéria orgânica biodegradável seja oxidada, mas não há o uso de produtos químicos; quanto mais a medida de DBO se aproximar da DQO, mais biodegradável será o efluente. As duas analises utilizadas em conjunto são muito importantes para a observação da biodegradabilidade dos despejos, vale ressaltar que a DBO tem uma duração de cerca de 2 a 3 horas e a DQO leva cerca de cinco dias (NORMA TÉCNICA INTERNA SABESP, 1997).
...