A ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
Por: caluque • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.139 Palavras (5 Páginas) • 211 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
CARLA LUQUE DE ARAÚJO
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
[pic 3]
URUGUAIANA-RS
2015
CARLA LUQUE DE ARAÚJO
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Política e Sociedade.
Prof. Regina Lucia Malassise,Marcelo Caldeira Viegas,Wilson Sanches e Sebastião de Oliveira.
Uruguaiana-RS
2014
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO........................................................................1
- DESENVOLVIMENTO............................................................3
- CONCLUSÃO.........................................................................1
- REFERÊNCIA.........................................................................1
1.INTRODUÇÃO
O setor supermercadista,vive um momento de estruturação,isto deve pelas mudanças que vem ocorrendo na economia brasileira,iremos conhecer mais sobre microeconimia e macroeconomia,esses assuntos são indispensáveis para um bom administrador,conhecer um pouco mais sobre métodos quantitativos aplicados á gestão empresarial.Conceituando as médidas descritivas-médidas de tendência central-médidas de dispersão-técnicas de amostragem probabilistica,números índices e deflação de dados.Também sobre ética,política e sociedade.
2.DESENVOLVIMENTO
.MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
As empresas buscam maximizar seus lucros frente aos seus custos e os consumidores buscam maximizar a sua satisfação frente a sua restrição orçamentária.
Desta forma podemos conhecer três estruturas no mercado de bens e serviços,Concorrência perfeita,monopólio e oligopólio.
-Concorrência perfeita: É uma estrutura idealizada onde encontramos uma situação limite em que nenhuma empresa ou nenhum consumidor detêm o poder suficiente de influenciar o preço de mercado.As firmas produtoras juntamente com os individuos consumidores são os responsáveis por determinar no ambiente do mercado a quantidade e o preço a serem seguidos por todas as firmas do setor econômico.
-MONOPÓLIO: Podemos considerar o monopólio o oposto da concorrência perfeita,é a situação de mercado na qual um único vendedor ou produtor oferece um serviço ou bem requirido pela demanda para cobrir as necessidades de dito setor.Muitas vezes o monopólio é restrigido por leis,especialmente quando o produto qm questão é considerado fundamental a economia.
-OLIGOPÓLIO: É uma estrutura de mercado que se situa entre concorrência perfeita e monopólios,são poucos os fornecedores e sendo sensíveis a mudanças de preços no mercado,representando uma estrutura de concorrência imperfeita.
No Oligopólio,os bens produzidos podem ser homogêneos ou possuir alguma diferenciaçao,sendo que,geralmente a concorrência se atua mais do nível de outros fatores como a qualidade,garantia a fidelização ou a imagem,e nçao tanto ao fator preço.
MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS Á GESTÃO EMPRESARIAL.
A estátistica descritiva é um ramo da estátistica que aplica vários técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados.Os objetivos da estátisticas descritivas envolvem coleta,organização de dados em aprendizado sobre a população.
-MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL: São medidas que indicam a localização dos dados.Costumamos responder ao primeiro desafio com o uso da médida aritmética,a mediana,ou a moda.
-MEDIDAS DE DISPENSÃO: As medidas mais comuns de variabilidade para dados quantitativos são a variância,asua raiz quadadro,o desvio padrão.A amplitude total a distância interquartílica e o desvio absluto.
-TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA: As técnicas probabilísticas garantem a possibilidade de realizar afirmações sobre a população com base nas amostras.Normalmente todos os elementos da população possuem mesma probabilidade de serem selecionadas.Assim,considerando N como o tamanho da população, a probabilidade de cada elemento ser selecionado 1/N. Estas técnicas garantem o acaso na escolha.São técnicas probabilisticas.
-NÚMEROS ÍNDICES: São usados para indicar variações relativas em quantidades,preços e valores de um artigo(ou artigos). É grande a importância dos números índices para o administrador,especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores,provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de empresas individualmente;
Se uma empresa aumenta seu faturamento de um periodo a outro,isso não quer dizer que suas vendas melhoraram em termos de unidades vendidas.Para o economista,o conhecimento de números índices é indispensável como um isntrumento útil ao exércicio profissional.
...