A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
Por: allinerosa13 • 21/5/2015 • Projeto de pesquisa • 889 Palavras (4 Páginas) • 167 Visualizações
FACULDAE ANHANGUERA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ALLINE ROSA – 7677750687
ANDERSON -
ARTEMIO HENRIQUE – 997701885
HEPAMYNONDAS – 7626711548
RESUMO
Trabalho solicitado para composição de notas do 4º período sob orientação do Professor Rovilson.
GOIÂNIA / ABRIL 2015
A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
No ano de 1945 a 1959 inicia a 1ª e 3ª geração de Computados sistemas de Válvula – Neumann sugeriu que o sistema binário fosse adaptado em todos os computadores e que as ilustrações fossem compiladas e armazenadas internamente no computador, na sequencia correta de utilização.
Em 1951 foi produzido o ENIVAC (Eletronic Numerical Integrator Computer), usado na simulação numérica para projeto de bombas de hidrogênio.
Já a 2ª e 3ª geração é mercado pelos transitores e CI.
A 4ª geração nos EUA é marcada pela IBM nos USA em 1980, foi apresentado em Portugal em Janeiro de 1985 já na versão PC-XT disponível, a qual seguiu uma versão PC-AT. O CPU compreendia uma memória ROM de 40KB e uma memória RAM de 64KB extensível de até 640KB uma ULA e um processador Intel 8088 de 16bit com frequência de clock de 4,77 MHZ.
Por sua vez a 5ª geração surgi o Pentium, grandes mudanças com o surgimento das memórias DIMM de 108 pinos, aparecimento das placas de vídeos AGP e aprimoramento da slot PCI, melhorando ainda mais seu desempenho. Em 1997 o Pentium II / 1999 – Pentium III / 1997 com o Pentium 4 sem grandes modificações.
A EVOLUÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL
A primeira geração da computação moderna (1945-1955), não trabalhava com o conceito de sistemas operacionais propriamente dito, as operações eram através de hardware. Nessa época era muito difícil criar rotinas programáveis, exigindo trabalho intenso por parte dos operadores de maquinas.
2ª geração AT&T cria o UNIX em 1969, o primeiro sistema operacional. Mais de 90 por cento dos SOs eram influenciados pelo UNIX. Primeira versão escrita na linguagem assembly, reescrito em C no ano de 1973 utilizado até hoje.
O sistema C introduziu conceitos muito importantes para a computação: portabilidade, multi-usuário, multi-tarefas e compartilhamento de tarefas.
Na década de 70, o UNIX foi distribuído gratuitamente incluindo o seu código fonte, para as universidades e órgãos não governamentais norte-americanos popularizando os sistema. Sua interface era totalmente em modo texto sem interface gráfica. Em 1977 foi lançado o BSD, sistema operacional fortemente baseado no UNIX, tendo como principal execução em máquinas.
3ª Geração (1979) – até hoje marcado pelos Sistemas Multitarefas, multiusuários, baseados em janelas.
PLANEJAMENTO DE RECUROS EMPRESARIAS - ERP
Enterprise Resource Planning – Planejamento de Recursos Empresariais é um software que permite a integração dos dados e informações de uma empresa, onde todos os dados manipulados pelos setores da empresa são armazenados na base de dados central.
ERP significa “Planejamento de Recursos Empresariais”. Sistema modular que tem suas raízes no MRP (Planejamento de Recursos de Materiais) e está integrado a uma base de dados. São sistemas integrados que abrangem todas as áreas da empresa, de forma que um único evento que tenha dado origem à execução do processo, seja trabalhado pelas áreas que tenham alguma responsabilidade sobre ele.
Os sistemas integrados ERP controlam e fornecem suporte a todos os processos operacionais, produtivos, administrativos e comerciais da empresa.
[pic 1]
Evolução do Sistema
MRP – Planejamento das necessidades de Materiais. Surgindo 1960 a técnica que permite calcular a quantidade de matérias necessários a partir dos pedidos de vendas das carteiras.
MRP II 1980 – Técnica que permite calcular e analisar de forma integrada todos os parâmetros de produção.
ERP – Planejamento de Recursos Empresariais 1990. Englobando os conceitos do MRP II e outras funções empresariais.
...