A Evolução Histórica da informática
Por: Reynolds Lopes • 20/9/2015 • Monografia • 2.841 Palavras (12 Páginas) • 419 Visualizações
A Evolução Histórica da informática
Vamos viajar na História
Quando se faz uma retrospectiva histórica, vários são os métodos ou ângulos que podemos usar. Aqui optamos pela cronologia histórica do desenvolvimento da Informática quanto a evolução da máquina.
A Origem da Informática
Com o surgimento de caracteres, figuras, letras, números etc., e sua perpetuação em rochas e pergaminhos o homem, sem saber, já estava criando e armazenando dados, ou seja, já estava criando a Informática.
O Swapan-pan – Oriente 2500 anos a.C.
Os chineses usavam palitos empilhados, que, de acordo com a altura e sua posição relativa ás outras pilhas, possuíam valores diferentes. Isto era feito sobre uma tábua de cálculos que permitia a adição, subtração, multiplicação e divisão, mesmo de valores elevados.
O Ábaco – Médio Oriente – 2000 a.C.
Classificadamente, atribui-se ao Ábaco o marco do inicio da Informática. É um instrumento usado (pelos fenícios) há milhares de anos no Oriente Médio e muito difundido no Extremo Oriente, até a atualidade.
O ábaco nada mais é do que uma pequena caixa, geralmente de madeira com alguns pinos que representam a unidade, a dezena, a centena, e assim por diante; aí se encaixam pequenas bolas, que têm valor “Um” e que podem ser deslocadas de um lado para o outro, adquirindo valores diferentes de acordo com a posição ocupada dentro da caixa.
Dessa forma, é possível realizar cálculos de certo grau de complexidade com bastante velocidade.
A Régua de Cálculo – Escócia – 1600
Recentemente, no inicio do século XVII, John Napier criou tabelas de multiplicação gravadas em bastões, (conhecidas como “OSSO de Napier”). Elas foram as bases para o desenvolvimento das réguas feitas por William Oughtred, em 1621, a qual já era um aparelho analógico.
Napier é o pai dos logaritmos e o descobridor do primeiro limite fundamental da matemática: o número E.
Dois anos depois da régua de cálculo, Wilhelm Schickard lançou a ideia do que se pode considerar como a primeira calculadora, embora muito primitiva se comparada com o que conhecemos hoje.
A Primeira Máquina Mecânica de Calcular Blaise Pascal – França – 1642
Em 1642, Pascal desenvolveu um aparelho que, com rotação de engrenagens mecânicas, permitia que se realizassem somas e subtrações. Esta máquina, bastante arrojada para a época, foi chamada, em homenagem ao seu criador de Pascaline
Calculadora com Multiplicação e Divisão Gottfried Von Liebnitz – Alemanha – 1671
Trinta anos depois da criação da Pascaline, Leibnitz aperfeiçoou-a de forma que pudesse realizar multiplicações e divisões.
Em 1820, um françês, Charles Thomas de Colmar, aperfeiçoou a ideia de Liebnitz e lançou comercialmente a calculadora com o nome de ARITHOMETER, o que foi um sucesso comercial.
Este invento é de tal significância que, só para se ter uma ideia do que ele significava, até meados deste século estas máquinas eram usadas em larga escala.
Armazenando a Informação Joseph Marie Jacquard – França – 1801
Aqui temos um marco desta história do desenvolvimento da Informática, pois se criou o conceito de armazenamento das informações, através de placas perfuradas, as quais podiam controlar teares, fazendo com que eles realizassem desenhos pré-elaborados.
A título de curiosidade: o surgimento deste novo processo gerou grande revolta popular, pois temia-se que isto geraria total desemprego junto as tecelagens.
A Máquina Analítica Charles Babbage – Inglaterra - 1834
Depois de outros projetos fracassados, como o calculator diferencial, Babbage iniciou a construção da Máquina Analitica. Embora não tenha sido concluída devido ás constantes inovações no projeto e escassez de recursos, é considerada a precursora dos atuais computadores.
Babbage é considerado por muitos pesquisadores como o “Pai do Computador”.
A Máquina Analítica tinha dispositivos de entrada para ler cartões perfurados que continham instruções a serem executadas, unidade de memória ou armazenamento em que se guardavam as informações para uso futuro. Processava as quatro operações básicas e , finalmente, tinha uma unidade de saída que fazia impressão em cartões.
O Computador Eletrônico-Mecânico Herman Hollerith – EUA – 1880
A partir das ideias de Babbage, Hollerith inventou uma máquina exclusivamentepara auxiliar e classificar informações para o censo americano de 1890. Enquanto pelo processo tradicional o resultado do censo anterior levou sete anos, o resultado apurado pela Máquina de Hollerith levou seis semanas.
Ele foi fundador da primeira indústria, a Tabulating Machine Company (1896), que visava à construção em escala comercial de máquinas que pudessem armazenar e processar informações.
A industria cresceu e tornou-se uma corporação que mais tarde passou a chamar-se IBM (Internacional Business Machines Corporation)
O Computador eletromagnético Howard Aiken – EUA – 1937
Associado à IBM, Howard Aiken desenvolveu o primeiro computador que usava relés eletromecânicos, O MACK l, o qual tinha como objetivo calcular as trajetórias de projéteis para a marinha americana durante a Segunda Guerra (só a título de curiosidade: ele ficou pronto somente após o fim da guerra)
O Computador Eletrônico John Mauchly, J. Presper Eckert – EUA – 1946
Finalmente concluiu-se o que se pode considerar o pai de todos os computadores modernos, o ENIAC.
Eletronic Nimeric Intrgrator and Calculator ou Eletronic Numeric Integrator analyser and Computer, ou ainda ENIAC, contava com 18.000 válvulas, 10.000 capacitores, alguns milhares de relés e resistores, e milhares de quilômetros de fios e cabos elétricos para realizar sua programação. É óbvio que tudo isto precisava de um espaço de 170 m² e e consumia 150.000 Watts por segundo.
Apenas a título de comparação seu custo foi equivalente a meio milhão de dólares e exigia, para a realização de cinco mil operações em um segundo, um batalhão de técnicos para operá-lo, outro batalhão para trocar suas válvulas e componentes que queimavam em média de um por segundo.
...