A Evolução na Industria Alimentícia
Por: CarlosAlbertoGx • 3/6/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 470 Palavras (2 Páginas) • 66 Visualizações
A EVOLUÇÃO NA INDÚSTRIA ALIMENTAR |
Carlos Alberto de Oliveira¹
Fabricio Cardoso¹
Ivan Teti¹
Leila Cristina Laube¹
Ryan da Silva Santos¹
Ivanor Mora²
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
“Desde o princípio, por milênios, vagaram os predecessores do homem, o próprio homem e seus descendentes, perscrutando a face da terra, em busca de alimento” (GIACOMETTI, 1989 apud ABREU et all, 2001 p. 4)
“A disseminação do uso de diferentes tipos de alimentos entre os continentes se deve muito ao comércio e à introdução de plantas e animais domésticos em novas áreas (GARCIA, 1995)” (ABREU et all, 2001 p. 5)
Produto deste modus vivendi urbano, a comensalidade contemporânea se caracteriza pela escassez de tempo para o preparo e consumo de alimentos; pela presença de produtos gerados com novas técnicas de conservação e de preparo, que agregam tempo e trabalho; pelo vasto leque de itens alimentares; pelo deslocamento das relações de casa para estabelecimentos que comercializam alimentos - restaurantes, lanchonetes, vendedores ambulantes, padarias, entre outros; pela crescente oferta de preparação e utensílios transportáveis; pela oferta de produtos provenientes de várias partes do mundo; pelo arsenal publicitário associado aos alimentos; pela flexibilização de horários para comer agregada à diversidade de alimentos; pela crescente individualização dos rituais alimentares (GARCIA, 2003, p7).
No século XXI, lidamos com a comida de uma maneira muito diferente que aquela de nossos ancestrais. A grande responsável por iniciar essa transformação é a Revolução Industrial, que começa no final do século XVIII: “um ‘sistema fabril' mecanizado que por sua vez produz em quantidades tão grandes e a um custo tão rapidamente decrescente a ponto de não mais depender da demanda existente, mas de criar o seu próprio mercado (HOBSBAWN, 2007, p. 64).
De acordo com Spinelli (2020) dentre os mais consumidos produtos industrializados, o consumo de alimentos diet vem aumentando consideravelmente, ocasionando um aumento nos investimentos de pesquisas na área orientadas à elaboração de novos produtos desse tipo.
Segundo Spinelli (2020) existe a necessidade do aumento no nível de conhecimento dos manipuladores de alimentos acerca da segurança alimentar, abrangendo os fatores de higiene pessoal e cuidados na preparação e armazenamento dos alimentos.
REFERÊNCIAS
ABREU, E.S.; VIANA, I.C.; MORENO, R.B.; TORRES, E.A.F.S. Alimentação Mundial - uma reflexão sobre a história, Saude soc. 10 (2) • Dez 2001. p. 4-13. Disponivél em : https://www.scielo.br/j/sausoc/a/LbJtCSFxbyfqtrsDV9dcJcP/?lang=pt
FERRO, A. C.; PAIXÃO, A. K. L.; SILVA, J. A. da. Agricultura Transgênica como Ferramenta para o Desenvolvimento Sustentável e Econômico. Diversitas Journal, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 2827–2838, 2021. DOI: 10.17648/diversitas-journal-v6i2-1775. Disponível em: <https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1775>. Acesso em: 24 set. 2021.
...