A Experiência Absurda
Por: Fernanda Penzo • 19/9/2017 • Ensaio • 506 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
O texto “Uma experiência Absurda” é, na minha opinião, científico, pois é parte de um livro utilizado nos meios acadêmicos para o estudo da sociologia e comportamento humano. É um texto claro e de fácil compreensão.
O tema abordado é “a natureza humana”, onde o autor utiliza de citações diretas de outros autores, Kroeber e Clifford Geertz, para ilustrar sua tese, que tem como intenção demonstrar que a natureza humana é adquirida de acordo com as situações e lugares onde vivemos, demostrando claramente com as citações dos experimentos com os grupos de crianças que se adaptaram de acordo com o que lhes foi disponibilizado para viver.
Por fim o autor conclui que a natureza humana é totalmente dependente da cultura para sua construção. Sem ela os seres humanos seriam animais irracionais e insensíveis que não conseguiriam viver numa sociedade.
Pessoalmente concordo com os apontamentos do Autor, pois, sem cultura não conseguiríamos nos organizar e vivem em comunidade e sociedade.
3. Pode-se definir cultura como o conjunto de formas e expressões que caracterizarão no tempo uma sociedade determinada. Pelo conjunto de formas e expressões, entende-se e inclui os costumes, crenças, práticas comuns, regras, normas, códigos, vestimenta, religião, rituais e maneiras de ser que predominam na maioria das pessoas que a integram. Em outras palavras, cultura é a capacidade de adaptação que o ser humano desenvolve ao integrar uma sociedade, já que a habilidade cultural não é definida pela genética, mas sim adquirida através do convívio social. A cultura nasce quando o homem inicia o trabalho em sociedade. Trabalho é uma interação orgânica do homem com a natureza. A Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.
Sendo assim, a ciência tem como um de seus diversos ramos as Ciências sociais que podem dividir-se naquelas dedicadas ao estudo da evolução das sociedades como a arqueologia e a história, à interação social como a sociologia e a antropologia, por exemplo. Trabalho é geralmente entendido como a atividade humana realizada com o objetivo de produzir uma forma de obtenção de subsistência. Otrabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento para viver em sociedade, ou seja, trabalho é uma cultura adquirida pelo ser humano para melhor adaptação à vida em sociedade.
Vivemos atualmente numa sociedade regida pelo paternalismo de estado, então os valores em todos os campos como família, leis, religião, por exemplo são explorados e distorcidos de forma tão intransigente que força a população a aceitar decisões e “valores” impostos por pessoas que deveriam defender a ordem e a moral da sociedade.
Karl Max viveu em uma época despótica, opressora, e tentou utilizar suas ideias como ferramenta para moldar uma nova realidade, porém, enxergando o brilhantismo dos ideais difundidos por ele, algumas pessoas ardilosas aproveitaram oportunidade de tirar proveito de tais valores ao invés de difundi-los na sociedade.
...