A Filosofia Esta Presente em Nossas Vidas a Muito Tempo
Por: allan azevedo jesus • 21/3/2020 • Trabalho acadêmico • 624 Palavras (3 Páginas) • 177 Visualizações
A filosofia esta presente em nossas vidas a muito tempo, e sempre estamos nos debatendo sobre o que vem a ser de fato a filosofia, talvez essa seja uma discutição que ira se perdurar por muitos anos, pois por ser tão ampla ela acaba que se moldando de acordo com cada indivíduo, ou seja, a filosofia se faz de acordo com pensar do individuo. Pensando a filosofia por esse lado, podemos observar que irão surgir vários conceitos e expressos de varias forma.
Neste trabalho o objetivo é apresentar uma fotografia no qual o que está representado na fotografia seja a resposta para a questão; o que é isso, a filosofia?A fotografia escolhida por mim esta inserida a baixo, é uma fotografia que responde exatamente essa pergunta na minha percepção do que é a filosofia.
[pic 1]
Essa fotografia vem responder para mim o que é a filosofia, pois nela esta representada a imagem de um recém-nascido e o conceito que tenho de filosofia é de que ela é a busca pela resposta do que é a vida, para que vivemos e qual o sentido de estar vivo. Partindo de que a filosofia é essa busca incessante por respostas da vida essa fotografia representa muito bem a indagação proposta. O recém-nascido ilustra o inicio da vida, o despertar para o mundo, o momento em que o ser passa a
fazer parte de um grupo e daí em diante pode gerar mudanças significativas no meio em que vive apenas pelo fato de estar vivo. Com o recém-nascido também vem junto uma nova esperança, de que esse novo ser possa nos ajudar a responder grande maioria dos questionamentos que a vida em sociedade nos impõe. Comparar a filosofia com o despertar do recém-nascido é poder pensar que ao longo de uma vida você estará sempre respondendo perguntas e ao mesmo tempo encontrando mais perguntas ainda, pois as descobertas que o mundo nos proporciona sempre serão menores do que as duvidas que a vida em sociedade nos faz ter.
Antes mesmo do ser humano nascer ele já começa um processo de desenvolvimento, desenvolvimento esse que ira perdurar por muitos e muito anos ate que ele chegue a morte, pois ele estará sempre em uma evolução constante, observando isso e analisando o conceito de animal laborans colocado por Arend podemos perceber que o que faz o homem assumir essa condição de viver em humanidade é justamente essa sua capacidade de evoluir e elaborar ao longo de sua vida, e ao longo de toda essa evolução homem estará sempre procurando respostas para a vida e isso faz do homem um filosofo por natureza.
Um segundo conceito que pode ser trabalhado é o conceito de ideologia, pois é o que vai nortear o ser humano ao longo de sua trajetória,a depender da sua ideologia o ser humano tem vários caminhos diferentes a percorrer e encontrará respostas diferentes dobre a vida. Essa ideologia vai funcionar como um compositor ou maestro da vida, ela ira nortear ate onde iremos chegar, e lembrando que uma ideologia não anula outra, pelo contrario, as ideologias muitas das vezes se complementam.
O conceito de pensamento disjuntivo trabalhado ao longo do curso é algo que podemos caracterizar como um pensamento separado, onde se analisa cada coisa em seu lugar sem considerar o contexto em que estão inseridas, esse conceito pode ser considerado ultrapassado, pois nos dias de hoje se pensar em algo sem analisar o seu contexto é muito difícil, pois o contexto é o que vai nos mostrar um caminho para as respostas que queremos da vida, é imprescindível a analise do contexto em que algo esta inserido.com tudo isso podemos perceber que a filosofia esta presente em nossas vidas de todas as maneiras, estamos sempre filosofando, desde o momento em que nascemos.
...