A GESTÃO DA APRENDIZAGEM
Por: Cesar Augusto Della Piazza • 27/11/2022 • Artigo • 582 Palavras (3 Páginas) • 100 Visualizações
GESTÃO DA APRENDIZAGEM
O espaço educacional está rodeado por muitos problemas devendo analisar de sua realidade para buscar soluções reais para as lacunas e muitas outras questões de compreendem na educação (BARROS; NUNES; SILVA, 2013).
A importância da pesquisa para analisar as implicações da gestão da aprendizagem escolar de ensino é um dos principais temas de reflexão sobre as questões educacionais recorrentes.
Com a transformação da dinâmica da sociedade, onde cada momento traz novos desafios e necessidades, a escola em seu processo de ensino, não tem uma posição neutra em relação a essas mudanças e tendem a ser mobilizados para monitorar a ritmo dessas mudanças (BARROS; NUNES; SILVA, 2013).
No contexto da escolar, uma mudança no momento certo para adapta a escola às necessidades da sociedade. Assim, a administração escolar já foi considerada um processo centralizado, onde o poder foi fixado em um líder, e este poder limitado ao administrador baseou-se nas ações e práticas que devem ser mantidas de modo que os bons resultados sejam alcançados. Dessa forma, o que se busca é
[...] pensar a educação do ponto de vista da relação entre a ciência e a técnica ou, às vezes, do ponto de vista da relação entre teoria e prática (BONDIA, 2002, p.20).
Gestão e aprendizagem são duas palavras que estabelecem conexões interessantes em estabelecer um diálogo na abertura de oportunidades com as várias partes no contexto da educação brasileira.
O denominador comum de ambos é certamente o processo da vida humana, sua dinâmica, concreta e não uma abstração metafórica. A vida e as pessoas interagindo no exercício contínuo de aprendizagens e múltiplas vivências de vida pessoa agregam dimensões e valores de significado (SANTOS, 2012).
Todo ser humano é inacabado e é aí que a educação é baseada como um processo permanente e neste contexto a gestão da aprendizagem inaugura um processo interativo contemplando toda dimensão educativa.
Então, ainda estamos falando de competências essenciais para a o pleno desenvolvimento do ser humano, tais como autonomia e consciência crítica, o que torna parte do processo de aprendizagem e ensino de administração (INSTITUTO AYTON SENNA, 2012).
Infelizmente, na maior parte das nossas escolas, a gestão tomada por muitas atividades deu pouco espaço para ensino. Ensino e aprendizagem são duas maneiras para a seus principais atores - professores e alunos. E eles nem sempre são diretamente proporcionais.
Quando os gestores escolares passarem a ouvir os alunos e professores de uma forma mais inovadora e atenta novas perspectivas serão criadas as alternativas para qualificar a educação de suas escolas e melhorar o compromisso de toda a comunidade escolar.
A construção de uma educação de qualidade é um desafio desta nova década. Não há falta de discursos sobre a educação de qualidade, mas as afirmações vezes não excedem o discurso.
A abordagem da qualidade da educação deve problematizar coletivamente com continuidade das políticas educacionais que são vulneráveis a mudanças eleitorais ou outros movimentos que denigrem a qualidade da educação atual, e dessa forma deve-se buscar uma melhoria continua no processo.
...