A GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Por: JOSUEMARQUES • 7/12/2018 • Artigo • 6.524 Palavras (27 Páginas) • 176 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI[pic 1][pic 2]
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
JOSUÉ MARQUES
GESTÃO AMBIENTAL E OS IMPACTOS DO NIM EM JOSÉ DE FREITAS – PIAUÍ
TERESINA
2018
JOSUÉ MARQUES
GESTÃO AMBIENTAL E OS IMPACTOS DO NIM EM JOSÉ DE FREITAS – PIAUÍ
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, apresentado à Universidade Estadual do Piauí, como requisito parcial para obtenção do título de Graduação em Administração.
Orientador(a): Prof.
TERESINA
2018
JOSUÉ MARQUES
GESTÃO AMBIENTAL E OS IMPACTOS DO NIM EM JOSÉ DE FREITAS – PIAUÍ
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, apresentado à Universidade Estadual do Piauí, como requisito parcial para obtenção do título de graduação em Administração.
Data da Aprovação: ___/___/___
BANCA EXAMINADORA
__________________________________________________________
Profa. Dra. (Orientador(a) – Presidente)
__________________________________________________________
Prof. MsC. (1º examinador)
__________________________________________________________
Prof. Esp. (2º examinador)
GESTÃO AMBIENTAL E OS IMPACTOS DO NIM EM JOSÉ DE FREITAS – PIAUÍ
RESUMO
Introdução: A gestão ambiental corresponde ao ordenamento dos recursos ambientais, através de ações físicas, econômicas, investimentos, providências institucionais e jurídicas com o objetivo de manter ou recuperar a qualidade de vida do meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável. A questão ambiental resumidamente apresenta-se como o resultado das ações humanas sobre o meio ambiente, constituindo a relação do homem com a natureza, ou ainda, pelas formas que a sociedade ao longo dos tempos se relaciona com o meio físico-natural. Objetivo: Analisar os impactos ambientais e socioeconômicos do NIM, assim como descrever os projetos realizados em jose de Freitas. Métodos: Pesquisa bibliográfica, realizada através de livros, revistas e artigo publicados na internet, além de pesquisa de campo por meio de entrevista. Resultados: A análise da pesquisa traz, por fim, como resultado, que em função dos vários casos de prejuízos ao meio ambiente, e na tentativa de conter os avanços e proliferação do Nim, a cidade de José de Freitas através das várias parcerias entre os poderes público, privado e sociedade civil, tem implantado projetos e ações que visam não só a erradicação da árvore Nim no município, mas também, o fim dos danos por ela causados ao meio ambiente.
Palavras-chave: Gestão ambiental. Impactos. Nim.
ABSTRACT
Introduction: Environmental management corresponds to the ordering of environmental resources, through physical, economic, investment, institutional and legal actions with the objective of main taining or recovering the quality of life of the environment and promoting sustain able development. The environmental issueis briefly presented as the result of human actions on the environment, constituting the relation of man to nature, oreven by the forms that society over time relates to the physical-natural environment. Objective: To analyze the environmental and socio-environmental impacts of Nim in the municipality of José de Freitas. Methods: Bibliographic research, carried out through books, journals and articles publishedon the Internet, in addition to field research through interviews. Results: The analysis of there search results, as a result of the various cases of damage to the environment, and in an attempt to contain the advance sand proliferation of Nim, thecityof José de Freitas through the various partnershipsbe tween the private and civil society, has implemented projects and actions that aimnotonly at the eradication of the Nim tree in the municipality, but al soo the end of the damage it causes to the environment.
Key-words: Environmental management. Impacts. Nim.
1 INTRODUÇÃO
Em face às questões ambientais, é possível afirmar que, a gestão ambiental se conceitua pelo processo de gerir ou administrar o meio ambiente e os recursos naturais. De fato, segundo Sabbagh (2011, p.58), ao reforçar este conceito afirma que, a visão e o estudo do meio ambiente não podem ser feitos separadamente ou isoladamente dos recursos naturais, visto que se entende por meio ambiente “o conjunto de condições, leis, influências e intervenções de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. Isso porque existem conceitos da gestão ambiental como sendo a gestão dos recursos ambientais, que por sua vez se refere apenas a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, aos estuários, ao mar territorial, ao solo ao subsolo e aos elementos da biosfera, à fauna e à flora.
Neste contexto, a gestão ambiental corresponde ao ordenamento dos recursos ambientais, através de ações físicas, econômicas, investimentos, providências institucionais e jurídicas com o objetivo de manter ou recuperar a qualidade de vida do meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável.
A questão ambiental resumidamente apresenta-se como o resultado das ações humanas sobre o meio ambiente, constituindo a relação do homem com a natureza, ou ainda, pelas formas que a sociedade ao longo dos tempos se relaciona com o meio físico-natural. Esta relação se torna indissociável devido ao ser humano ser parte integrante da natureza e do meio social, por conseqüência, necessitando do meio natural para se sustentar. O fato é que a maneira de utilização dos recursos naturais pelo homem é que causou ou ainda causa as alterações do meio ambiente.
...