A Gestão do Clima Organizacional
Por: Taylane Said • 5/3/2022 • Monografia • 1.969 Palavras (8 Páginas) • 140 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
BELO HORIZONTE
[pic 5] Cidade
2018
TAYLANE DOS SANTOS SAID BORGES
GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL:
COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE
Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Faculdade Pitágoras.
Orientador: Carina Silva
BELO HORIZONTE
Cidade
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
1.1 O PROBLEMA 2
2 OBJETIVOS 2
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 2
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 2
3 JUSTIFICATIVA 2
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2
5 METODOLOGIA 2
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 2
REFERÊNCIAS 2
1 INTRODUÇÃO
A gestão do clima organizacional é uma ferramenta estratégica que pode ser usada para obtenção de vários benefícios para as organizações. O clima organizacional é um indicador do grau de satisfação dos colaboradores refletido da percepção em relação a diversos aspectos da cultura e do real cenário das empresas, esse indicador intervém de forma direta na motivação e por consequência na produtividade da equipe.
Desta forma, diante das intempéries do mercado, evidencia a importância de se gerir o clima, sendo ele um fator de suma importância tratando-se das pessoas que compõe tais organizações, designadas a fazerem o resultado acontecer. Portanto, neste trabalho, será abordada a gestão do clima organizacional relacionando com a produtividade dos colaboradores nas organizações.
O clima organizacional influencia demasiadamente o desempenho das empresas, de tal maneira ele é um dos principais responsáveis pelos seus resultados. A partir dessas considerações, busca-se reunir informações com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais estratégias devem ser adotadas para a obtenção de um clima organizacional positivo e como aplica-las de forma eficaz para o aumento da produtividade?
O presente estudo tem como objetivo, estudar as melhores estratégias para obter um clima organizacional positivo e entender a importância dele na produtividade dos integrantes nas organizações. Pretende ainda conceituar o clima organizacional identificando sua origem, identificar os fatores que ocasionam o clima insatisfatório, relacionar estratégias que irão favorecer o clima organizacional positivo. Com relevância social e acadêmica, este trabalho irá contribuir como fonte de pesquisas para futuros administradores e irá colaborar para o aumento da produtividade das equipes nas empresas, ofertando melhores bens de consumo. A metodologia usada será a pesquisa bibliográfica de autores renomados da área da administração e recursos humanos como, por exemplo, Idalberto Chiavenato.
1.1 O PROBLEMA
Quais estratégias devem ser adotadas para a obtenção de um clima organizacional positivo e como aplica-las de forma eficaz para o aumento da produtividade?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
Estudar as melhores estratégias para obter um clima organizacional positivo e entender a importância dele na produtividade dos integrantes nas organizações.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
- Conceituar clima organizacional identificando sua origem;
- Identificar os fatores que ocasionam o clima satisfatório;
- Relacionar estratégias que irão favorecer o clima organizacional positivo.
3 JUSTIFICATIVA
A importância desta pesquisa está em mostrar que o clima organizacional é um fator preponderante para as empresas, visto que, ele influência na percepção dos colaboradores sendo ela positiva ou negativa, originando fatores que interferem no seu desempenho e consequentemente na sua produtividade.
Este trabalho é relevante, pois atribui à gestão do clima organizacional enfatizando o seu impacto na produtividade. A atuação dos gestores nesse indicador traz diversos benefícios para as empresas bem como novas ferramentas de trabalho.
Este estudo tem relevância social e acadêmica, pois contribui como fonte de consulta para eventuais pesquisas, no intuito de agregar conhecimento do tema abordado para os futuros profissionais administradores e de áreas afins. Com a competitividade de mercado, gerir as organizações no contexto atual requer um conjunto de competências, habilidades e expertise que irão determinar o seu sucesso. O clima é fundamental para tais organizações já que ele está inteiramente ligado à capacidade de produção da equipe, ou seja, na produtividade dos indivíduos integrantes. Uma vez que gera um aumento na produtividade colabora com a sociedade ofertando melhor qualidade e entrega dos bens de consumo.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Podemos dizer que o clima organizacional está ligado à percepção dos colaboradores em relação ao ambiente interno das organizações. O clima é a qualidade do ambiente interno sendo ele positivo ou negativo, e como os colaboradores o interpreta, com isso a interpretação gerada influencia diretamente em seu comportamento e sentimento. Segundo Chiavenato (2004) o clima organizacional resulta das relações dos indivíduos integrantes, de elementos internos e externos, também do nível de satisfação com o ambiente que os cercam apresentando-se de forma agradável e desagradável.
O Clima organizacional é algo subjetivo, visto que, ele está sujeito à percepção dos indivíduos que estão sendo influenciados por diversos fatores tais como a cultura das empresas, departamento em que está inserido, estilo de liderança, relacionamento interpessoal, e toda a bagagem que propicia a visão do ideal. Desta forma ele é percebido de maneira diferente dentro das empresas podendo haver divergências com pessoas de um mesmo departamento. De acordo com Chiavenato (2003, p.107) “o clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seu comportamento”.
...