A Gestão do Conhecimento poderia oferecer importantes contribuições para a obtenção, uso e desenvolvimento estratégico dos conhecimentos da organização em que você trabalha
Por: Janemara Milone • 3/9/2017 • Resenha • 613 Palavras (3 Páginas) • 275 Visualizações
A Gestão do Conhecimento poderia oferecer importantes contribuições para a obtenção, uso e desenvolvimento estratégico dos conhecimentos da organização em que você trabalha?
As organizações têm reconhecido que o conhecimento é necessário para melhorar significativamente o seu desempenho, o das equipes e de todo seu processo, mas para implantar uma Gestão de Conhecimento é necessário garantir uma boa comunicação interna, ou seja, explicar a todos os colaboradores da organização qual o seu papel e a sua verdadeira importância. A Gestão de Conhecimento deve passar a fazer parte da cultura da organização para que todos os servidores entendam a sua necessidade. O sucesso na implantação de uma Gestão de Conhecimento somente será possível se a cultura organizacional for positiva em relação à geração, partilha socialização e transferência de conhecimento.
No Centro Paula Souza, está sendo desenvolvido o Sistema Integrado de Gestão - SIG, onde no inicio do projeto foi necessário o conhecimento de diversas pessoas, em diversos níveis hierárquicos para entender como funcionava o processo em volta da folha de pagamento, quais áreas e quais servidores seriam afetados, e quais benefícios esse projeto iria trazer para a organização e para as unidades de ensino, e somente após o retorno dessas questões foi iniciado o desenvolvimento do projeto, que atualmente já consta com uma parte pronta em uso, e outra em fase de teste, que irá fornecer informações para diversas áreas que são integradas.
Para adotar e obter resultados da Gestão de Conhecimento é preciso desenhar estratégias de implantação e estar consciente que a Gestão de Conhecimento não é uma moda nem uma ferramenta de gestão, mas sim uma filosofia organizacional. O ambiente ao ser criado houve muita “recusa” de alguns servidores que não queriam utilizar o sistema, ou por não ter feito parte das equipes, ou por falta de conhecimento dos benefícios que a nova ferramenta pode oferecer.
O planejamento de uma eficaz Gestão de Conhecimento não é nada fácil: se a mensagem não for bem passada, os servidores não entenderão a sua importância e vão achar que estão perdendo espaço, conforme seu conhecimento for compartilhado. A organização deve catalisar o conhecimento individual em prol do conhecimento organizacional e colocá-lo ao seu serviço, atinge patamares de desempenho, aperfeiçoamento e inovação que muito beneficiam a si própria.
O Centro Estadual de Tecnologia Paula Souza, ainda “peca” muito no quesito comunicação, a visão que se tem e de somente usar e transmitir tecnologia, sem qualquer tipo de preocupação com o funcionário ou com a comunicação das equipes. O SIG teve um desenvolvimento lento visto que a organização não entendia de onde tirar a informação, haja vista que certo tipo de informação não se encontra em qualquer base de dados, assim decidiram aproveitar os recursos “humanos” que já existem na organização, ou seja, não houve a necessidade de contratação de uma empresa terceirizada, houve a necessidade da comunicação.
Portanto em resposta a questão, sim a Gestão do conhecimento pode oferecer obtenção estratégica do conhecimento, porém cabe à organização saber extrair esse conhecimento, principalmente dos colaboradores antigos. Nas organizações, cada pessoa, independente do seu nível
...