A História da Filosofia e Ética
Por: khappy • 27/11/2022 • Trabalho acadêmico • 996 Palavras (4 Páginas) • 104 Visualizações
História da Filosofia e Ética [pic 1]
Professor: Sérgio Rodrigo Praça
Aluna: Caetana dos Santos Isidoro Cabral de Matos
Questão 2 - Quais foram os acontecimentos mais importantes da Revolução Francesa? Como esses acontecimentos se podem conectar à definição de Norberto Bobbio sobre a direita e a esquerda?
Em primeiro lugar, é importante contextualizar o acontecimento histórico que foi a Revolução Francesa, um período entre 1789 e 1799, no qual houve muita agitação política, social e muita mudança, contra a monarquia absoluta e substituí-la pela república. A revolução aconteceu por vários motivos, para derrotar o Antigo Regime, que causava um aumento na desigualdade social, uma gestão econômica mal realizada, divida nacional, fracasso agrícola e novas ideias políticas que surgiram do iluminismo. Em 1789 deu se inicio à revolução com a convocação dos Estados Gerais.
Em segundo lugar, é importante destacar os acontecimentos mais importantes da Revolução Francesa, começando pelo mais marcante, o fim da monarquia absolutista e dos seus privilégios e a introdução dos ideais liberais de liberdade individual e igualdade perante a lei.
Deste modo, antigos ideais aristocratas provenientes da igreja Católica foram abolidos pelos princípios da liberdade, igualdade e fraternidade dando origem ao documento mais importante da época, a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”. O crescimento das repúblicas e democracias liberais pelo mundo e as ideologias políticas modernas retiraram sua inspiração destes princípios do movimento iluminista da Revolução Francesa. Esta obra define os direitos imprescritíveis que deviam estar incutidos no ser humano à nascença, a liberdade, segurança, resistência à opressão e propriedade. Na declaração é reconhecida a igualdade perante a lei e a justiça, tornando se um acontecimento muito importante para o povo francês e mais tarde toda a Europa, como uma expressão da vontade geral.
Efetivamente, o iluminismo foi também um fator muito impactante para derrubar a monarquia absolutista em França, foi introduzido por um grupo de filósofos, como por exemplo Voltaire e Jean-Jacques Rousseau, no território francês nos meados do seculo dezassete. O iluminismo é chamado o “século das luzes” pois queria trazer a humanidade para a luz da razão tornando acessível maior liberdade nos campos da política e da economia, agindo como um movimento intelectual com o objetivo de modificar as condições da vida humana. Os iluministas criticavam os privilégios de nascimento (princípio afincado da monarquia absolutista), e apoiavam o ensino gratuito e com acesso a todos, podendo assim identificar alguns ideias de esquerda, dessa maneira querendo derrubar os ideias de direita praticados pelo Antigo Regime e o poder da igreja Católica.
Em seguida, é importante destacar Noberto Bobbio, um filósofo político, que escreveu a obra “Direita e Esquerda: razões e significados de uma distinção política”, fazendo a distinção entre as duas, defensor da democracia social-liberal, criticando o fascismo, que viveu entre 1909 e 2004 em Itália. Bobbio caracteriza a direita como uma força política caracterizada por tendências à desigualdade social e política, ao conservadorismo e inspirada por interesses, por outro lado, a esquerda busca a igualdade política e social, progressismo e inspirada por ideais.
Deste modo, ainda que Bobbio não tenha vivido no mesmo seculo em que se deu a Revolução Francesa, é fácil estabelecer uma conexão entre os ideias da Revolução Francesa relativamente à sua definição da esquerda e da direita, nomeadamente a “igualdade”. Assim, Bobbio define direita e esquerda com um critério de igualdade-desigualdade, ou seja, distingue direita e esquerda pela apreciação em maior ou menor igualdade, fazendo a distinção entre o lado moderado e o extremista pela maior ou menor liberdade. Existe assim uma distinção em quadro direções, extrema-direita com inigualitários, centro-direita que são libertários e inigualitários, centro-esquerda que são igualitários e libertários e por fim extrema-esquerda que são igualitários e autoritários.
[pic 2]
O seguinte excerto faz também uma importante distinção entre as duas forças políticas e os seus critérios principais de distinção, “Se me for concedido o critério para distinguir a direita da esquerda é a diversa apreciação [apprezzamento] da idéia da igualdade, e que o critério para distinguir a ala moderada da ala extremista, tanto na direita quanto na esquerda, é diversa postura [attegiamento] diante da liberdade (...) (Bobbio, 1995, p.118).
Efetivamente, depois de fazer uma análise à distinção de Bobbio em relação à esquerda e a direita podemos então estabelecer uma associação e semelhança à distinção na época da Revolução Francesa.
...