A IMAGEM PESSOAL E INSTITUCIONAL
Por: Carolina Elias • 4/12/2018 • Projeto de pesquisa • 1.239 Palavras (5 Páginas) • 7.133 Visualizações
IMAGEM PESSOAL E INSTITUCIONAL
Imagem pessoal
A imagem pessoal é aquela impressão, boa ou má, que você causa nos outros, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional. Porém não se deve levar em consideração, apenas a primeira impressão, lembrando que a beleza não é o único quesito a ser levada a sério, a pessoa pode ter uma beleza física e um currículo impecável e não ter uma imagem pessoal adequada, já outra pessoa pode não ter essa beleza física e ter o mesmo currículo, mas com a sua imagem pessoal mais valorizada.
No mercado de trabalho a imagem pessoal pode ser analisada em até 15 segundos e pode ser positiva ou negativa. Alguns aspectos que podem fazer com que você tenha uma boa imagem pessoal são: você estar “alinhado(a)”, ou seja, para o homem - ter um bom corte de cabelo, unhas bem cortadas, barba feita, roupas em ordem e de acordo com o ambiente em que você se encontra e, um dos quesitos mais importantes a ser avaliado, é uma boa comunicação.
Agora o que te faz ter uma imagem pessoal negativa é exatamente o oposto como: andar com roupas amassadas, cabelo grande, barba malfeita, falando em gírias, além de hábitos e posturas inadequadas.
Investir na sua imagem é um fato essencial para que no futuro você possa colher bons frutos, como por exemplo em uma entrevista de emprego onde você deve se vender ao empregador, convencê-lo de que você é a melhor opção para aquele determinado cargo, se você não souber se “vender” ou seja utilizar dos conceitos da promoção da sua imagem pessoal você pode correr o risco de perder a vaga para alguém com um currículo até mesmo inferior que o seu mas que soube se apresentar e se comunicar melhor. A imagem pessoal é certamente um marketing que você deve vender a todos, todos os dias. Porem nessa estratégia de destaque profissional, não há espaço para futilidades e inseguranças.
Imagem Institucional
A imagem de uma organização é o seu maior patrimônio. Ela é a percepção que seus diferentes públicos têm sobre seus produtos e serviços e sobre sua estrutura. Os cuidados com a imagem e a identidade são determinantes para a criação ou manutenção de uma boa reputação de qualquer organização. Para Argenti (Argenti 2011, p. 64 apud JOAREZ, 2012), “imagem é a empresa vista pelos olhos de seu público. Uma organização pode ter diferentes imagens perante diferentes públicos”. Nesta mesma linha de pensamento, Bueno (Bueno 2009, p. 199 apud JOAREZ, 2012) considera que “uma organização não tem apenas uma imagem, mas imagens, em função das leituras que distintos públicos de interesse fazem dela”. Bueno (Bueno 2009, p. 200 apud JOAREZ, 2012) completa seu raciocínio afirmando que “as imagens (...) de uma organização são percepções que estão na cabeça do público ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou indireto com ela”. Nas palavras de Rabaça e Barbosa (Rabaça e Barbosa 2002, p. 377 apud JOAREZ,2012), a imagem é um: Conceito ou conjunto de opiniões subjetivas de um indivíduo, do público ou de um grupo social, a respeito de uma organização, empresa, produto, marca, instituição, personalidade etc. (...) A imagem pode ser avaliada mediante técnicas de pesquisa e eventualmente modificada ou reforçada por técnicas e campanhas de relações públicas, de marketing e de propaganda. A importância da imagem institucional é destacada por Deonir de Toni (Deonir 2009, p. 238 apud JOAREZ, 2012), ao afirmar que “o mercado age, em relação à organização (suas marcas e seus produtos), de acordo com a imagem que faz dela”. E a responsável pela construção dessa imagem, segundo Brandão e Carvalho (Brandão e Carvalho 2010, p. 172 apud JOAREZ, 2012) “é a comunicação, seja com as ações dirigidas ao público interno, seja com a divulgação para a opinião pública, seja com a construção de relações frutíferas com os públicos estratégicos de uma empresa”.Argenti (Argenti 2011, p. 74 apud JOAREZ, 2012) também destaca a importância da comunicação nesse processo, afirmando que “gerenciar a reputação de uma empresa e construir confiança são aspectos mais importantes do que nunca, e uma sólida comunicação empresarial é um meio de alcançar tais metas”.
Nesta mesma perspectiva, Cahen (Cahen2012, p. 29 apud JOAREZ, 2012), afirma que: Comunicação Empresarial é uma atividade sistêmica, de caráter estratégico, ligada aos mais altos escalões da empresa e que tem por objetivos: criar – onde ainda não existir ou for neutra – manter – onde já existir – ou, ainda, mudar para favorável – onde for negativa – a imagem da empresa junto a seus públicos prioritários.
Porém, para se construir uma imagem positiva, é necessário que a organização trabalhe sua identidade. A diferença entre imagem e identidade é bem apresentada por Torquato do Rego (Torquato 1986, p. 100 apud JOAREZ, 2012):
Identidade é formada por valores, princípios, conceitos, sistemas e até pode envolver questões de natureza técnica. Trata-se de agregar situações que darão à empresa uma personalidade. A imagem é o que passa para a opinião pública. A imagem é a sombra da identidade. Quando a identidade não é fixada de maneira adequada, a sombra é muito tênue. Identidade forte ajuda a passar uma imagem de fortaleza. O momento aconselha ao estabelecimento de metas, valores, objetivos clarificados, que darão transparência e vigor à imagem.
...