A IMPORTÂNCIA DAS MICROS EMPRESAS E DO EMPREENDEDORISMO
Por: Bru.morena • 20/11/2016 • Trabalho acadêmico • 3.056 Palavras (13 Páginas) • 371 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA– UNIDERP
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
NOME: ANA CECÍLIA DE COUTO SOUSA RA: 6949478418
NOME: EVELYN HELENA FONSECA DAVID OLIVEIRA RA: 6788370341
NOME: MARCELE CARINE BARROS PEREIRA RA: 6768378773
NOME: SHIRLEY GOMES DA SILVA RA: 6751362633
NOME:BRUNA SANTOS FEITOSA RA:7123531367
DESAFIO PROFISSIONAL
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS /SÃO PAULO
2016
Sumário
INTRODUÇÃO 3
EXAMINANDO O MERCADO 8
LOCALIZAÇÃO E REFORMA DO IMÓVEL 10
RECURSOS FINANCEIROS 10
LUCRATIVIDADE 11
A IMPORTÂNCIA DAS MICROS EMPRESAS E DO EMPREENDEDORISMO 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
- INTRODUÇÃO
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
[pic 2]
A “Oficina Doce” será uma bolaria especializada em fabricação de bolos no pote, bolos para festas, bolos caseiros e trufas. Confeccionaremos bolos e trufas para revendas em padarias, bares, mercadinhos, buffet e cantinas escolares. A empresa possuirá a loja física, localizada na Rua Floriano Peixoto, nº 64, Centro – São José dos Campos, no Shopping Centro de Descontos, onde se localizam várias outras lojas de diferentes ramos comerciais.
O foco da empresa será a venda dos produtos para outros estabelecimentos e os bolos serão fabricados na casa da proprietária, localizada na Rua Hélio Almeida de Ferreira, nº 100, Jd. Jardim Ismênia.
A empresa também disponibilizará o serviço de entrega, efetuará as entregas dos bolos ou trufas encomendadas por seus clientes, nos devidos locais marcados, uma facilidade e conforto que proporcionaremos para nossos futuros clientes.
Na loja, os clientes poderão optar por levar o bolo inteiro ou sentar-se e degustar apenas de uma fatia, podendo se acomodar nas devidas mesas e cadeiras que disponibilizaremos no local. Também o serviço de degustação, onde os clientes poderão experimentar os nossos variados sabores de massas e recheios, e assim poder escolher qual sabor irá escolher.
Teremos parcerias com algumas padarias, bares, mercadinhos, buffet e cantinas escolares, onde forneceremos uma devida quantidade de produto semanalmente, por preço de atacado e em consignação, o estabelecimento poderá deixar em suas vitrines os nossos produtos e no final da semana retornaremos no local e recolheremos os produtos que eventualmente não foram vendidos, e efetuando a troca para a próxima semana, nos responsabilizando por qualquer perda e sempre firmando um compromisso de fornecer toda semana os produtos naquele local para as futuras vendas.
QUADRO DE FUNCIONÁRIOS
Confeiteira | Shirley Gomes da Silva |
Proprietária | Marcele Carine Barros Pereira |
Vendedora | Bruna Santos Feitosa |
Confeiteira: Responsável por confeccionar as massas e recheios, fazer a montagem e decorar os bolos, confeccionar as trufas, criar receitas para recheios e massas, administrar a cozinha da empresa.
Proprietária: Responsável por administrar a empresa no geral. Administrar o quadro de funcionário, efetuar os pagamentos, fazer os balanços dos meses, comprar os materiais semanalmente, obter o custo e o lucro da empresa, comprar novos utensílios, buscar financiadores em bancos, responsável pela parte burocrática.
Vendedora: Responsável por atender os clientes da loja física, efetuando as vendas dos bolos, anotar a possíveis encomendas, manter o local limpo e organizado.
A ABERTURA DA EMPRESA
Na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoa Jurídica.
Para uma micro ou pequena empresa exercer suas atividades no Brasil, é preciso, entre outras providências, ter registro na prefeitura ou na administração regional da cidade onde ela vai funcionar, no estado, Receita Federal e Previdência Social.
O registro legal de uma empresa é tirado na Junta Comercial do estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Para as pessoas jurídicas, esse passo é equivalente a obtenção a Certidão de Nascimento de uma pessoa física. A partir desse registro, a empresa existe oficialmente, o que não significa que ela possa começar a operar.
Para fazer o registro é preciso apresentar uma série de documentos e formulário que podem variar de um estado para o outro. Citaremos os mais comuns:
- Contrato Social.
- Documentos pessoais de cada sócio (no caso de uma sociedade).
O Contrato Social é a peça mais importante do início da empresa, e nele devem estar definidos claramente os seguintes itens:
- Interesse das partes.
- Objetivo da empresa.
- Descrição dos aspectos societários e a maneira de integralização da cotas.
Para ser válido, o Contrato Social deverá ter o visto de advogado. As micros empresas e empresas de pequeno porte são dispensadas das assinaturas do advogado, conforme prevê o Estatuto da Micro e Pequena Empresa.
Ainda na Junta Comercial ou no Cartório, deve-se verificar se há alguma empresa registrada com o nome pretendido, geralmente é necessário preencher um formulário próprio com três opções de nome.
Se tudo estiver certo, será possível prosseguir com o arquivamento do ato constitutivo da empresa, quando geralmente serão necessário os documentos:
...