A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NO CLIMA ORGANIZACIONAL
Por: marcusriba • 3/11/2020 • Trabalho acadêmico • 5.320 Palavras (22 Páginas) • 156 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ[pic 2][pic 3]
MARCUS VINICIUS ALVES RIBEIRO[a]
A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NO CLIMA ORGANIZACIONAL
RIO DE JANEIRO
2019
MARCUS VINICIUS ALVES RIBEIRO
A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NO CLIMA ORGANIZACIONAL
Artigo Científico apresentado ao Curso de Pós Graduação em Gestão de Pessoas Universidade Estácio de Sá como requisito parcial à obtenção do Título de Especialista em Gestão de Pessoas.
RIO DE JANEIRO
2019
RESUMO
Este artigo tem o propósito de apresentar os resultados da influência da liderança no clima organizacional de uma empresa que busca a alta performance. Dessa forma, os temas Equipe de alta Performance, Liderança, Motivação, Clima Organizacional, Estilo de Liderança e Empoderamento foram fundamentais para tratarmos dessa temática. Para tal proposta, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica sobre os assuntos envolvidos. Os resultados obtidos indicaram que um líder, através de seu estilo de liderança, tem papel fundamental na formação de uma equipe de Alta Performance, atuando de forma direta na motivação e propiciando o clima organizacional favorável, o que reflete em resultados alavancados e sustentáveis em uma equipe de Alta Performance.
Palavras-chave: Liderança. Motivação. Clima Organizacional. Empoderamento
- INTRODUÇÃO
É objetivo de toda organização ter equipes de alta performance, que possam entregar resultados estabelecidos de forma sustentável, mantendo o bom relacionamento dos integrantes da equipe, e o clima organizacional favorável.
Sabemos que para atingir esses parâmetros a empresa precisa de colaboradores motivados e comprometidos com os objetivos, a visão e estratégias da empresa.
É necessário encontrar colaboradores que possam fazer a diferença no trabalho e líderes que possam influenciá-los. Líderes que sejam entusiasmados e comprometidos em construir um clima organizacional favorável, a fim de que os colaboradores estejam motivados entregando seu maior potencial na execução das tarefas.
O objetivo [b]deste trabalho é mostrar, por meio de revisão bibliográfica, como os estilos de liderança podem influenciar no comportamento e motivação dos colaboradores e no clima organizacional, deixando o ambiente mais agradável, produtivo e efetivo.
Abordaremos assuntos de importância fundamental como equipes de alta performance, liderança e seus estilos, comprometimento, comportamento e motivação dos colaboradores.
Dividiremos o trabalho em capítulos que abordarão os temas em questão. No capítulo inicial falaremos sobre equipes de alta performance evidenciando diferenças entre grupo e equipe, mostrando que grupos são um conjunto de pessoas sem objetivo comum e equipe trata de pessoas unidas com um objetivo comum a realizar.
No terceiro capítulo falaremos sobre o tema liderança, analisando seus estilos através da Teoria comportamental de liderança, estudando os perfis de liderança autocrático, democrático e liberal.
No quarto capítulo introduziremos o conceito de clima organizacional e como o ambiente interfere na realização dos objetivos da equipe, levando em conta neste capítulo o papel de guardião do ambiente organizacional da empresa.
No quinto capítulo falaremos sobre motivação e como este aspecto pode ser comparado a uma força que impulsiona o colaborador a realizar tarefas, assim como o líder é fundamental para existir uma equipe motivada e como ele pode interferir nesse processo.
Por fim teremos a conclusão com as considerações finais do trabalho abordando o papel do líder motivador interferindo no clima organizacional e obtendo êxito nos resultados e na formação de uma equipe de alta performance.
- EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE[c]
No mundo empresarial competitivo que vivemos na atualidade, a busca incessante por atingir os melhores resultados, superar metas, ter excelência e superar expectativas é um desafio constante do gestor na formação de equipes de trabalho.
Juntar pessoas com habilidades e competências individuais não garante a existência de uma equipe, mas sim a formação de um grupo. Vamos procurar entender então a diferença existente entre um grupo e uma equipe:
Grupo pode ser definido por uma reunião de pessoas que buscam realizar um objetivo, onde cada indivíduo usa este grupo para satisfazer suas necessidades pessoais (as quais podem ser ou não semelhantes entre os membros do grupo). Em geral essas necessidades podem estar relacionadas à segurança, reconhecimento e status, autoestima e poder.
No grupo os indivíduos não tem a necessidade de se engajar em um trabalho coletivo, não apresentam um objetivo comum; pensam, agem e decidem ações de forma individual. Neste caso existe apenas um compartilhamento de informações para auxiliar cada membro com sua responsabilidade. No grupo não existe a ação de colaboração entre os membros, o que seria capaz de aumentar o desempenho geral.
Ao contrário na equipe as pessoas se unem em um esforço coordenado, onde todos se ajudam e a responsabilidade é compartilhada entre todos. Na equipe as pessoas compartilham do mesmo interesse; pensam, agem e decidem ações de forma coletiva, impulsionando assim o desempenho e obtendo de forma mais eficaz os resultados.
Essas diferenças entre grupo e equipe podem ser evidenciadas no quadro a seguir:
[pic 4]
Quadro 1 – grupos x equipes
Fonte: Chiavenato (2010, p. 229).
Entendemos que equipes, diferente de um grupo, compreendem indivíduos que possuem um objetivo comum e que somam esforços para alcançar esses objetivos, entendendo que a soma é maior que a parte. Nas equipes temos uma sinergia positiva e ao contrário nos grupos, uma sinergia negativa. Analisamos então que o trabalho em equipe é de maior eficácia que o trabalho individual (grupo).
...