A Implantação da filosofia Kaizen
Por: nrwho • 31/1/2018 • Trabalho acadêmico • 2.948 Palavras (12 Páginas) • 132 Visualizações
SENAC- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
A implantação da filosofia Kaizen
São José dos Campos
Outubro/2013
SENAC- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial[pic 1][pic 2][pic 3]
Natália Ronconi Pulcine
A implantação da filosofia Kaizen
Trabalho de conclusão do Programa de Aprendizagem em Gestão e Negócios
Turma LT12
São José dos Campos
Outubro/2013[pic 4][pic 5]
Dedicatória
[pic 6]
“Dedico este trabalho a minha família, aos colaboradores da empresa Dispemec pela paciência e atenção, e também a professora Letícia que me apoiou e incentivou a buscar sempre o melhor de nós mesmos, e sem os quais não conseguiria alcançar todos os objetivos que hoje posso alcançar.”
[pic 7][pic 8][pic 9]
Agradecimento
Primeiramente a Deus por ter me dado a vida.
A professora Letícia, que me incentivou e apoiou durante todo o desenvolvimento do trabalho.
Aos colaboradores da Dispemec pela paciência, atenção, amizade, apoio, incentivo e sorrisos durante todo o período que me encontrei na empresa.
Aos meus pais e familiares pelo apoio e incentivo.
Aos meus colegas pelo apoio e companheirismo.
[pic 10]
Epígrafe
“Os ousados começam, mas só os determinados terminam“.
– George Bernard Shaw
[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]
Sumário
Introdução 7
Pesquisa 9
Proposta 12
Conclusão 17
Referências Bibliográficas 18
Palavras do gestor 19
Introdução[pic 15][pic 16]
A competitividade entre as empresas está a cada dia mais intenso deixando claro que o mundo está em constante transformação. A verdade é que as organizações tem a necessidade de adaptação ao ambiente externo e também de se capacitar para um trabalho otimizado visando o planejamento de visões futuras, para isso uma interessante e muito utilizada estratégia é adotada por empresas como ferramentas de melhorias contínuas, e dentre elas a filosofia Kaizen. (ARAGON, JULIO e TOLEDO, FERNANDO; 2005)
Conforme Robert Maurer, PH.D., autor do livro The Kaizen Way:
“O Caminho Kaizen é acerca de como atingirmos as nossas metas passo a passo. O termo japonês kaizen é uma abordagem do uso de pequenos passos através da melhoria contínua para conduzir à mudança. Em vez de procurar mudanças radicais, que são ambiciosos, de difícil implementação e muitas vezes de insucesso. Você deverá dar pequenos passos de forma a sentir-se confortável. Ou seja, apesar da abordagem kaizen se ter desenvolvido num ambiente empresarial, também se aplica aos indivíduos.”
Então, para melhor entendimento sobre este trabalho, irei citar o conceito do Kaizen, segundo Masaaki Imai:
“Significa melhoramento, mais que isso, significa continuo melhoramento na vida pessoal, domiciliar, social e na vida de trabalho. Quando aplicado no local de trabalho, Kaizen significa continuo melhoramento envolvendo todos (tanto os gerentes quantos os operários).
Como um exemplo da aplicação do Kaizen posso citar o Sistema Toyota de Produção (STP) que deu origem à filosofia Kaizen: Esse sistema surgiu no Japão, na fábrica Toyota logo após a segunda guerra mundial, e naquela época a indústria tinha uma produtividade baixa e uma enorme falta de recursos e assim com o método Kaizen, que foi criada no Japão pelo engenheiro Taichi Ohno, conseguiram reduzir tais desperdícios nos processos e buscaram melhorias diariamente nos produtos e aumento na produtividade. (SHARMA, 2003).
Assim, será aplicado na empresa a filosofia Kaizen para desenvolver uma melhor comunicação entre empresa-colaborador para resultar em melhorias contínuas, redução de custo, padronização, diminuição da fadiga e entre outros, tendo como consequência o crescimento de produtividade com a satisfação dos colaboradores, garantindo também o retorno do cliente e sua lealdade.
Na proposta do Kaizen, será desenvolvido um sistema de sugestões para todos os colaboradores preencherem, será feita uma apresentação com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre a filosofia Kaizen.
Pesquisa
Para o embasamento deste projeto, foram utilizados livros, sites de pesquisas, consulta de pessoas que conhecem sobre o assunto, e outras fontes. O primeiro passo para a pesquisa foi a procura do conceito do Kaizen e seus benefícios que se encontram na introdução do projeto, adquirindo os conhecimentos necessários para seguir com a proposta e para entender melhor a importância do Kaizen e porque ele será aplicado na empresa.
O professor japonês Masaaki Imai é conhecido como o pai do Kaizen, nasceu em 1930, na cidade de Tóquio. Em 1986 fundou o Kaizen Institute, no Texas, para ajudar a introduzir os conceitos do Kaizen nas companhias ocidentais, e desde então a metodologia se tornou conhecida entre os executivos dos Estados Unidos. Masaaki Imai viaja pelo mundo apresentando palestras focando na melhoria contínua, e em uma de suas palestras discutiu sobre o conceito de melhoria contínua gradual em todos os níveis de uma organização, começando com o local onde ocorre o trabalho. (SMITH, LAURA 2005)
...