A Importância Da Gestão Dos Custos
Por: neskajake • 10/4/2023 • Trabalho acadêmico • 1.872 Palavras (8 Páginas) • 104 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOS CUSTOS
Caryne Oliveira do Vale
Deusimaria dos Santos Lopes
Larissa Ávila Bitu Pessoa
Leandro Marcos de Jesus Paulo
Vanessa Castro Fontenele de Mendonça¹
Tracy Cavaline²
- INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é importância da gestão dos custos da empresa Pattrol Investigações Geotécnicas, seus serviços são de análise laboratoriais e sondagem, sendo assim é analisando quais benefícios podem se somar ao negócio ao aplicar na prática.
Tendo em vista o impacto dos custos, a gestão deles serve para direcionar o planejamento estratégico evitando perdas e mantendo a estabilidade financeira do negócio, prevendo analisar e detectar o dano com antecedência afim de evitá-lo.
Portanto, é essencial para uma empresa ter uma gestão de custo tal como entender com aplicá-lo na prática para uma melhor utilização na prática, poupando assim prejuízos e mantendo o equilíbrio da empresa.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Quando é abordado a gestão dos custos, está sendo feito uma análise das formas sobre como esses custos são controlados, fazer a gestão desses é de suma importância para a empresa pois com esses dados os administradores conseguem entender e compreender onde são gastos os recursos da empresa. Com uma gestão bem-feita eles podem traçar os melhores caminhos visando o futuro da empresa. (ENGEMAN, 2021)
Como diz Engeman (2021), “Uma gestão de custos eficiente é essencial para manter o bom funcionamento do negócio, torná-lo mais competitivo, evitar prejuízos financeiros e materiais e permitir um crescimento sustentável da organização.”
Omie (2021), complementa dizendo que:
Um dos principais benefícios da gestão de custos é a redução de gastos desnecessários e excessivos. Isso porque, uma vez que os gastos são listados e monitorados, fica mais fácil controlar onde esses recursos estão sendo aplicados e se, de fato, estão gerando retorno
A contabilidade é essencial para uma empresa, porém com o avanço de conhecimentos, muitas empresas conseguem gerar seu tributo guia de recolhimento, mas ela continua sendo o essencial para a gestão de custos dentro de uma empresa ou em tomada de decisão, conforme Emerson Strutz (2017, p. 116) “[...] A contabilidade, atualmente, não é mais uma mera geradora de guia de tributos a serem pagos, mas sim, uma grande ferramenta de gestão para a tomada de decisão das empresas, que buscam informações precisas para direcionarem o seu caminho.”
Conforme Leone (1997, p. 16),
A Contabilidade de Custos é o ramo da Contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisão.
A Gestão de Custos também e altamente relevante para o planejamento e controle das empresas pois “[...] auxiliando a tomada de decisão por meio do fornecimento de informações úteis e tempestiva de seu desempenho econômico-financeiro, previsto e realizado.” De acordo com Mayer (2020, p.18)
O rateio é uma divisão muito importante para uma empresa, sendo assim não é muito fácil de fazer, demanda atenção, tempo e muita habilidade em planilhas é preciso ter a classificação correta dos custos, mas existem sistemas que facilitam a organização, como o lançamento de NF entra/saída, tesouraria, contas a pagar/receber dentre outras despesas e gastos.
De acordo com Barbosa, & Ávila, (2018 p.3). “O rateio de custos dentro das organizações pode ser definido como um método de separar de forma detalhada e correta o valor de custos ou despesas devidas a cada empresa”.
- CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
A PATTROL foi fundada em 1961 pelo engenheiro civil Haroldo de Carvalho Castro para estudar e elaborar projetos rodoviários, constituindo um currículo que inclui projetos de centenas de quilômetros de rodovias.
A pesquisa e o controle tecnológico de solo e asfalto foram inicialmente atividades de suporte a estes projetos, tendo atingido um nível de desempenho que levou ao desenvolvimento da prestação de serviços especializados para outras empresas, tornando-se, a partir da década de 1990, a atividade principal.
Já sob a coordenação do engenheiro Bruno de Castro, mestre em engenharia civil pela COPPE, a Pattrol introduziu a pesquisa de alta tecnologia em setores ainda tradicionais no Brasil, sendo pioneira na utilização de tecnologias como o controle de compactação com uso de medidores nucleares de densidade e umidade e a realização de ensaios especiais de mecânica dos solos em equipamentos servo-controlados.
A empresa se propõe, portanto, a participar da expansão das áreas de investigação e controle de materiais e processos com o emprego de alta tecnologia, que ainda é pouco demandada no Brasil, oferecendo ensaios mais confiáveis e eficazes como alternativas aos ensaios tradicionalmente executados em nosso país.
Missão
- Fornecer opções de tecnologia em ensaios em materiais de construção que permitam aos projetistas e engenheiros fundamentar decisões confiáveis e com custos adequados.
Visão
- Ser referência em fornecimento de tecnologia de ponta para ensaios em materiais de construção aplicados às obras de engenharia.
Valores
- Relacionamento duradouro com clientes e colaboradores
- Inovação e competência tecnológica
- Empreendedorismo, ousadia e dinamismo
- Atuar como empresa cidadã, respeitando as leis e contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Fonte: PATROL - INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS LTDA. Rua Desembargador Continentino 68, Pedro II - Belo Horizonte - MG - Brasil – CNPJ: 14.551.685/0001-79
- METODOLOGIA
Para este artigo foi utilizado o procedimento de natureza experimental, tendo o conhecimento de mostrar a importância de uma empresa organizar as despesas em forma de rateio, que segundo FONTELLES, Mauro José et al. (2009).
“É o tipo de pesquisa apropriada para quem busca o entendimento de fenômenos complexos específicos, em profundidade, de natureza social e cultural, mediante descrições, interpretações e comparações, sem considerar os seus aspectos numéricos em termos de regras matemáticas e estatísticas.”
...