A Importância da Comunicação no Segmento dos Transportes
Por: DouglasNascim • 2/10/2018 • Trabalho acadêmico • 413 Palavras (2 Páginas) • 2.758 Visualizações
A comunicação – importância no segmento dos transportes
A comunicação tem um papel fundamental dentro de empresas e não se resume unicamente a uma transmissão de informações e decisões.
Ela pode ser dividida em: unilateral e bilateral. Cada qual com sua importância e, quando colocadas em prática concomitantemente, beneficiam o seguimento dos transportes.
A comunicação unilateral exige atuação somente do emissor, ao passo que o receptor é passivo. Um exemplo da comunicação unilateral é o acompanhamento de produtos comprado pela internet, em que o site de uma empresa descreve o andamento do produto por meio de um sistema de rastreamento, sendo o comprador o receptor passivo e a empresa o emissor.
Já na comunicação bilateral exige reciprocidade entre o emissor e o receptor. Ela permite que se estabeleça uma troca de papéis entre o emissor e o receptor, que se converte em troca de mensagens e informações.
Os transportes tornaram-se progressivamente dependente das comunicações, e isso vai além do uso de rádios comunicadores. Temos como exemplo de comunicação e segurança que a comunicação fornece, câmeras de vídeo, radares, entre outros...
Nos seus trabalhos principais, James Carey (1934-2006), teórico de comunicação americano, crítico de mídia e instrutor de jornalismo da Universidade de Illinois, dera atenção à relação entre transportes e comunicação. Para ele, o advento do telégrafo teve uma importância fundamental: a comunicação libertou-se da dependência dos transportes. As mensagens podiam ser transportadas sem a necessidade da tecnologia dos transportes como comboios, navios e outros. Isto é, a comunicação a longa distância já não precisava mais se prender a jornais e veículos usados no seu transporte.
Curiosamente, as comunicações foram dependentes das tecnologias de transporte por um período superior a 150 anos, mas os transportes tornaram-se crescentemente dependentes das tecnologias de comunicação.
Como a comunicação e os transportes se mantêm interligados? Por exemplo, a falta de comunicação pode levar a um acidente. A noção de segurança significa um meio de justificar e legitimar modos de regulação e associar as tecnologias de comunicação e transportes. É com ligações sem fios e com a comunicação através de computadores que muda a natureza da dependência dos transportes.
Referências:
comunicação in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-10-01 12:56:05]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/comunicação
Leituras: Jeremy Packer (2006). “Rethinking dependency: new relations of transportation and communication”. In Jeremy Packer and Craig Robertson (eds.) Thinking with James Carey. Essays on communications, transportation, history. New York: Peter Lang
Jeremy Packer (2008). Mobility without mayhem. Safety, cars, and citizenship. Durham e Londres: Duke University Press
...