A Importância dos Indicadores Financeiros e Não Financeiros como Instrumento de Gestão para a Controladoria
Por: rafael18268 • 26/12/2021 • Trabalho acadêmico • 382 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
Rafael M. Da Costa (MBA FGV)
A importância dos Indicadores Financeiros e Não Financeiros como Instrumento de Gestão para a Controladoria
- Introdução
A controladoria, em sua essência possui algumas funções como a implementação de sistemas de controles para que as organizações atinjam seus objetivos.
Tais sistemas são de suma importância para a efetividade do negócio e para a avaliação dos objetivos organizacionais.
Nos próximos tópicos, pretendo aprofundar na importância dos indicadores como instrumento de gestão para a controladoria.
- Visão geral
Os indicadores são de extrema importância quando se pretende encontrar a causa de problemas rotineiros em uma empresa, além disso os indicadores estão relacionados aos valores e estratégias da empresa. Sempre é importante que sejam utilizados indicadores que propiciem a análise desses valores.
Vale reforçar que as metas de bonus dos executivos de uma organização estão diretamente relacionados aos objetivos da organização, e a mensuração precisa desses indicadores irão apoiar na apuração final do resultado.
O controller precisa ter condições para analisar cenários históricos, criar indicadores e projetar a expectativa futura.
- Exemplos de indicadores
Nesse contexto, irei introduzir alguns indicadores dos quais fazem parte da rotina em minha área de atuação, dessa forma seremos capaz de entender na prática a importânica desses indicadores.
Atuo na controladoria de uma empresa logística, e alguns indicadores são fundamentais para garantir a excelência na entrega.
- Nível de estoque – esse indicador é extremamente fundamental para avaliar o nível médio dos estoques e proporciona dados relevantes que afetam diretamente na contabilização dos custos.
- Indicador de ocorrências – O objetivo desse indicador é avaliar situações tais como: avaria, trocas, devoluções e extravios. Esse indicador está diretamente ligado ao desempenho e geração de receita no negócio.
- Tempo de ciclo – esse indicador tem como objetivo mensurar o tempo médio desde a liberação do pedido até a entrega final ao cliente. Quando comparado ao índice médio aplicado pela concorrência propicia que ações sejam tomadas em prol da otimização da eficiência.
- Conclusão
Após introduzir alguns exemplos práticos de indicadores, é possível ter um melhor entendimento de sua importância nas organizações, e cada setor deve ter indicadores específicos para mensurar seu resultado.
A controladoria deve apoiar sempre na criação e mensuração de indicadores de produtividade, financeiros e não financeiros.
...