A Incubadora de Empresas
Por: Hcapistrano • 28/11/2017 • Artigo • 4.417 Palavras (18 Páginas) • 240 Visualizações
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial
JIMMY MARQUES FIGUEIRA
MARCELLO OTAVIO DE ABREU BETTENCOURT
INCUBADORAS DE EMPRESAS: Fomento ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas
Santos
2017
JIMMY MARQUES FIGUEIRA
MARCELLO OTAVIO DE ABREU BETTENCOURT
INCUBADORAS DE EMPRESAS: Fomento ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas
[pic 1]
Santos
2017
INCUBADORA DE EMPRESAS: Fomento ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas
Jimmy Marques Figueira¹
Marcello Otavio de Abreu Bettencourt²
Orientadora: Profa. Dra. Vanina Carrara Sigrist³
RESUMO
O tema Incubadora de Empresas tem sido muito discutido nas últimas décadas. Sua relevância se deve do fato de serem organizações que fomentam o empreendedorismo. O objetivo desta pesquisa foi discorrer sobre as contribuições das Incubadoras para o desenvolvimento econômico das micro e pequenas empresas. A natureza da pesquisa é exploratória e foram utilizados métodos de entrevistas, questionários e revisão bibliográfica e foi realizado um estudo de caso na Incubadora da cidade de Santos-SP. Os resultados indicaram que às micro e pequenas empresas são imprescindíveis para a economia e, com o apoio das Incubadoras, elas se consolidam no mercado e conseguem se manter competitivas.
Palavras-chave: Incubadora de Empresas. Empreendedorismo. Micro e Pequenas Empresas. Desenvolvimento econômico.
ABSTRACT:
The theme business incubator have been discussed a lot in the past decades. Their relevance is due to the fact that they are organizations that foster entrepreneurship. The objective of this research was to discuss the contributions of business incubators for economic development. The nature of the research is exploratory and there were interview methods used, questionnaires, and bibliographic reviews to obtain a better understanding of how micro and small enterprises work. The entrepreneurship and the interaction between university-business-government, in the incubator environment, contribute to economic development. The results indicated that micro and small businesses are essential for the economy and, with the support of incubators, they consolidate in the market and remain competitive.
Keywords: Business incubator. Entrepreneurship. Micro and Small Business. Economic development.
____________________________
¹ Graduando do Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial, da Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista “Rubens Lara”. E-mail: jimmy.figueira@fatec.sp.gov.br
² Graduando do Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial, da Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista “Rubens Lara”. E-mail: marcello.bettencourt@fatec.sp.gov.br
³ Docente do Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial, da Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista “Rubens Lara”. E-mail: vanina.sigrist01@fatec.sp.gov.br
1. INTRODUÇÃO
De uma forma globalizada as nações desenvolvidas têm colocado em evidência o empreendedorismo, a fim de compreender como sobrevém o processo empreendedor e suas características locais. No Brasil, o empreendedorismo vem sendo tratado como um fator crucial no desenvolvimento econômico, na geração de empregos e riquezas à sociedade. A procura pelo aumento da renda, da produtividade e pela inovação é intensa. Essa procura incessante propicia o interesse dos países em desenvolver-se social e economicamente e dispor de alta capacidade tecnológica. Para que isso ocorra é necessária a colaboração por parte do governo que é responsável em desenvolver políticas voltadas para o desenvolvimento econômico e do empresariado. Com isso, as empresas se veem cada vez mais estimuladas a buscar apoio que possa contribuir para se consolidarem no mercado e manterem-se competitivas.
Nesse contexto, as Incubadoras de Empresas vêm se apresentando como um atalho capaz de influenciar o desenvolvimento econômico e tecnológico das regiões onde estão instaladas, pois apoiam a criação de empresas inovadoras e com potencial de sucesso. Entretanto, é notório que atualmente há uma forte competitividade no mercado e isso dificulta cada vez mais a sobrevivência das micro e pequenas empresas. Portanto, é relevante o papel das Incubadoras, uma vez que estimula a essas micro e pequenas empresas a introduzirem novos produtos e serviços, aumentando sua capacidade de competir no atual mercado.
Dornelas (2002) destaca que uma Incubadora de Empresas é um mecanismo mantido por entidades governamentais, universidades e grupos empresariais, mediante um regime de negócios, serviços e suporte técnico compartilhado, além de orientação prática e profissional. Comparado com os Estados Unidos, o surgimento das Incubadoras no Brasil pode ser considerado tardio. Foi apenas em meados da década de 1980, que as Incubadoras brasileiras passaram a funcionar. Portanto, ainda há necessidade que as Incubadoras de Empresas sejam mais divulgadas como um organismo benéfico para o país.
Contudo, torna-se importante estudar abertamente os resultados e as contribuições socioeconômicas de uma Incubadora de Empresas para a região de atuação, identificando também os benefícios explorados na relação da Incubadora para com a cidade de atuação.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Com funções semelhantes às Incubadoras neonatais, destinadas à manutenção de temperatura para o desenvolvimento dos recém-nascidos, as Incubadoras de Empresas são organizações que abrigam empreendimentos nascentes, motivada a fornecer o apoio necessário para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas em seu estágio inicial de vida.
...