A Inteligência Artificial
Por: Thaex Ferreira • 18/4/2023 • Artigo • 545 Palavras (3 Páginas) • 76 Visualizações
O uso da tecnologia e a utilização da Inteligência artificial tem sido cada vez maior e mais presente no mundo, provocando muitas mudanças no mercado de trabalho. A tecnologia teve seu início na Revolução Industrial onde trouxe o surgimento da indústria que causou grandes transformações na relação do trabalho e no sistema de produção, basicamente fazendo a troca da manufatura para maquinofatura. Mas não para por aqui, pois os avanços continuam até hoje e prometem mudar muito nosso trabalho e nossa rotina.
Edward Feigenbaum propôs o “sistema especialista” que são software que realiza atividades mais complexas e específicas fazendo o papel de humanos com o raciocínio mais rápido e uma base de conhecimento mais extensa. Em 1997 tivemos uma resposta mais pratica de como essa área avançou quando a máquina derrotou um homem no xadrez e em pouco tempo depois foi apresentado também um robô capaz de se movimentar em terrenos de difíceis acesso. Outro avanço ocorreu com a própria assistente da Apple lançada em 2011, que tem a capacidade de responder perguntas, pesquisas e até contar piadas.
A Inteligência Artificial é um assunto tão presente e inspirador que a indústria cinematográfica nunca deixou de falar sobre esse assunto em vários filmes como por exemplo “Megan” lançado recentemente. Nesse filme um robô vem sendo produzido e designado para ajudar uma criança e ser companhia para ela, depois da criar esse robô a criadora Gemma decide presentear sua sobrinha com essa boneca, mas ao passar do tempo ela começa a se tornar independente e passa a ser uma ameaça e um problema para elas.
Em uma matéria no jornal New York Times diz que de 700 cientistas 10% acredita que a Inteligência Artificial é o primeiro passo para a destruição da humanidade e agora querem desacelerar todos os avanços. Diante de uma carta aberta assinada por muitos estudiosos e professores importantes como Elon Musk há um pedido de pausa por 6 meses em qualquer tipo de estudo e pesquisa relacionada a IA, pois segundo eles há um risco existente no que está sendo visto. Nessa carta diz que depois de 6 meses deve ser criada uma comissão para gerenciar esse tipo de assunto e deve ser criado protocolos pois hoje não existe nada a respeito disso, basicamente cada um faz o que bem entende. Uma outra parte desse documento diz que nem os próprios criadores dessa inteligência conseguem entender, prever ou controlar o que vai acontecer com essas máquinas.
Um levantamento da agência Brasil aponta que muitas pessoas irão mudar de ocupação nos próximos anos e algumas pesquisas acreditam que até 2030 20% dos empregos irão sumir e mais 20% serão novos empregos.
De fato, o medo e a incerteza do futuro estão presentes no meio do mercado, pois profissões podem deixar de existir ou sofrer alterações. A longo prazo isso pode afetar como por exemplo profissões operacionais, trazendo a diminuição desses empregos e o aumento de profissões mais tecnológicas. Analisando essas questões muitos profissionais para se manter no mercado de trabalho terão que melhorar, estudar e até se reinventar de alguma forma para se adequar com esses avanços. Com isso o estudo sempre será nosso melhor aliado para conseguirmos nos colocar no mercado de trabalho de acordo com as tendencias do mercado, se adaptando e buscando capacitação em novas tecnologias.
...