A Internet das Coisas
Por: Alana Santos • 26/6/2022 • Resenha • 369 Palavras (2 Páginas) • 68 Visualizações
A Internet das Coisas (IoT) ou Internet of Things foi um termo cunhado por Kevin Ashton elaborado a partir de tecnologias RFID (identificação por radiofrequência) e Wireless Sensor Networks. Essa invenção partiu da percepção de que equipamentos poderiam ser interconectados através da internet, trocar informações e dados entre si, de forma que trabalhassem de maneira eficiente e produtiva.
Essa definição consiste, basicamente, em ter variados aparelhos e dispositivos conectados via internet, que dialogam entre si, sem necessitar da intervenção humana. Além disso, os equipamentos detectam e agrupam informações que podem vir a ajudar em posteriores interações com os mesmos aparelhos. O principal objetivo seria o de auxiliar a vida cotidiana.
Podem ser citadas como vantagens da Internet das Coisas: a possibilidade de controle de recursos; ação imediata; otimização de tempo; análise de dados e economia. Com a integração de equipamentos, é possível reduzir usos desnecessários, além da oportunidade de reduzir gastos com energia, visto que os equipamentos podem ser desligados sem necessariamente a pessoa estar no ambiente. É bastante utilizada na comunicação interna em grandes organizações.
Além das vantagens para o consumidor, percebe-se outro benefício da Internet das Coisas. Para os fabricantes a recolha de dados ajudam no processo de tomada de decisões, identificando o local onde cada equipamento é mais utilizado, as pessoas que utilizam o comportamento do consumidor. Essas informações são de extrema relevância para o momento em que são definidas as ações de marketing mais eficientes.
Por outro lado, existem algumas desvantagens quanto ao uso da IOT. Podem ser citadas como principais desvantagens do seu uso: a falta de privacidade dos dados; os altos investimentos; armazenamento de dados; a insegurança do próprio software; e muitas vezes a falta de compatibilidade entre os equipamentos. Dessa forma, percebe-se que a principal desvantagem da IOT está associada aos níveis de segurança e compartilhamento de informações.
Assim como qualquer outra inovação, a Internet das Coisas possui vantagens e desvantagens associada ao seu uso na vida cotidiana. Apesar de ser grande aliada em situações do dia a dia, serve como poderoso instrumento de comunicação nas organizações. Mesmo com todas as contribuições para as pessoas e para os diversos setores da sociedade, ainda existem algumas ressalvas que carecem de atenção e reformulações.
...