TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução à Administração

Por:   •  18/10/2018  •  Resenha  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

PROGRAMA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS - FES

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - CED

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE EaD

Nome da Disciplina:FAA125–Teorias da Administração I

Unidade: I

Nome da Atividade: Introdução à Administração

Professor(A) Ministrante: Ana Flávia de Moraes Moraes

 Tutora à distância: Katia Cristina Vasques de Oliveira

Tutora presencial: Jaira Oliveira da Silva

Nome da Acadêmica: Roberta Cristina Silva de Oliveira

UAB-CRUZEIRO DO SUL - Acre

2018

Com base no Artigo 2, prepare uma resenha com, no máximo 2 laudas, identificando os desafios e as perspectivas para os Gestores Públicos Municipais.

A gestão pública municipal é uma profissão desejável por muitas pessoas, mas ser um gestor público traz grandes desafios. Desafios esse que muitos gestores enfrente logo no início de sua carreia, pois carrega consigo muitas perspectivas em relação ao meio em que excuta a profissão.

Em todos os municípios existem repartições públicas, e em muitas delas há a necessidade de um setor administrativo, setor esse que precisa que suas atividades estejam voltadas, na sua grande maioria, para os interesses coletivos. Mas a administração pública precisa de um olhar mais especial, pois é através da mesma que acontece o desenvolvimento do município.Segundo Meireles (2008) “que ao município não cabe apenas a ordenação da cidade, mas sim a responsabilidades de todos os setores que interfiram na cidade e em tudo que concerne ao bem-estar dos munícipes.”, ou seja, é através da influência de todos os setores, não só do administrativo, que ocorrerá o desenvolvimento tão desejável naquele local.

No entanto, se a gestão municipal em exercício trabalhar de forma que o município venha a se desenvolvimento, existirá uma grande possibilidade de um estado e até mesmo do país ser bem desenvolvido.

O operador do direito precisa olhar o município sob a ótica da Constituição Federal de 1988, ou seja, uma pessoa jurídica autônoma, pujante, com diversas competências, enfim, com uma gama bastante grande de atribuições para servir à população. O fortalecimento do município representa, por consequência, o fortalecimento da democracia no país. Um município atuante significa menos problemas para o Estado e, por extensão, para a União. (BONAVIDES, 2007, p. 314).

        Mas para que o desejado desenvolvimento aconteça é necessário que haja planejamento, não só de alguns, de toda a equipe envolvida na gestão pública municipal.

        Algumas tarefas a serem realizadas pelos gestores municipais são extremamente importantes para a ordem e a organização do município, para isso, leis foram criadas e outras modificadas, para a realização de um trabalho bem executado. Os artigos 182 e 183 da constituição de 1988 foi modificado e sancionado através da lei 10.257 de10 de julho de 2001, descrevendo os mesmo o seguinte:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com