A Introdução a Administração
Por: Caio Ferreira • 29/4/2021 • Trabalho acadêmico • 478 Palavras (2 Páginas) • 101 Visualizações
Introdução a Administração
A História da Administração começa a 5000 AC na Suméria, passando pelo método dos chineses, pelo feudalismo, até chegarmos no que chamamos de Administração Clássica com Henry Fayol, e com o tempo veio evoluindo até chegarmos aos dias de hoje.
Com a evolução também surgiu a Administração cientifica que nos trouxe nome conhecidos como Frederik Taylor com o Taylorismo, Carl Barth, Henry Gantt, Henry Ford (Fordismo), entre outros.
A Administração tem diversas Teorias e podemos classifica-las em:
- Clássica com Jules Henri Fayol, que tinha como princípios da administração: divisão do trabalho, disciplina, autoridade e responsabilidade, unidade do comando, centralização, hierarquia, remuneração do pessoal, iniciativa, ordem e união do pessoal.
- Relações Humanas com Elton Mayo, que tirando o foco dos aspectos técnicos e formais e direcionando para os psicológicos e sociológicos.
- Burocrática por Max Weber, como uma forma racional de adaptar os meios de operação ao objetivo final de uma organização, com a finalidade de atingir o máximo de eficiência.
- Neoclássica com Peter Drucker que faz uma releitura da teoria Clássica e aproveita pontos das demais teorias e é utilizada até os dias de hoje.
- Sistêmica pelo biólogo Karl Ludwig, a teoria prega que para que se entenda a realidade de uma organização há que se considerar suas inter-relações e não somente partes isoladas.
- Contingencial, que nos diz que é preciso uma análise de cada situação para que se encontre a melhor solução organizacional.
Como podemos definir o que é uma empresa, pois bem, empresa é um empreendimento que reúne recursos e competências em busca de lucratividade pela produção e comercialização de algum tipo de bens ou serviços.
Podemos classificar o Ambiente das empresas em dois ramos:
- Geral que envolve toda a sociedade. Toda organização opera em um ambiente geral, definido por elementos que podem ter influência nas decisões estratégicas. Ele se divide nos seguintes componentes: cultural, político, legal, econômico, tecnológico, demográfico, social e natural.
- Especifico, que dizem respeito ao ambiente mais imediato da organização. Cada empresa funciona em um ambiente competitivo mais próximo e abrange organizações específicas com as quais tem interação. O microambiente é formado pelos componentes: concorrentes, agências reguladoras, fornecedores, consumidores.
As características das empresas falam que elas são voltadas para o lucro, devem ser reconhecidas como negócios, constituem propriedade privada, são dirigidas por uma teoria de negócios.
Assim como o ambiente das empresas, a organização delas se dá de duas maneiras:
Formal, conduzida por uma política de gestão, pela lei, por normas, por padrões e todos outros aspectos que direcionem as ações. Tem caráter lógico e racional.
Informal, se dá pela espontaneidade, pela associação de pessoas que têm interesses, ideias ou normas sociais em comum, pela simpatia etc.
...